28 de março de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 43




Série: Orange is the New Black
Actriz: Uzo Aduba


por Lorena Wildering

    Já aqui falámos de “Orange Is The New Black”, uma das séries mais populares da Netflix. Suzanne “Crazy Eyes” Warren, interpretada pela incrível Uzo Aduba, é mais uma inquilina da prisão de Litchfield e uma das melhores e mais interessantes personagens. Suzanne usa o cabelo em nós e tem olhos tão salientes que parece que lhe saem da cara e que lhe dão o seu ar assustador e louco, daí ser apelidada de “Crazy Eyes”.
    Na primeira temporada, Suzanne fica obcecada pela nova caloira da prisão, Piper Chapman (Taylor Schilling), quem apelida de “Dandelion”. Quando percebe que Piper a rejeita, encena um dos momentos mais hilariantes e infames da série: urina no chão do cubículo de Piper.

    Pela segunda temporada, já recuperada pelo amor não correspondido por Piper, Suzanne cai na influência da veterana Vee (Lorraine Toussaint), que rapidamente estabelece o seu poder pela prisão e cria uma pequena rede de tráfico de droga. Suzanne é manipulada por ela durante toda a temporada, sem nunca conseguir chegar a essa conclusão sozinha, sofrendo quando Vee escapa da prisão sem nunca mais voltar.
    A segunda temporada mostra uma Suzanne violenta, onde é revelado que agrediu Piper no meio de um ataque de pânico, confundindo-a com a sua mãe adoptiva, no final da primeira temporada enquanto esta esmurrava Pennsatucky (Taryn Manning). É aqui que conhecemos a história de Suzanne num dos conhecidos flashbacks que conta a história de cada presa. Foi adoptada por um casal branco quando tinha cinco anos, mas a mãe acaba por conseguir engravidar e tem uma filha biológica. Aos 10 anos, apercebem-se de que Suzanne não tem um desenvolvimento social normal e a forma como lidam com isso causa-lhe ainda mais problemas.

    A terceira e mais recente temporada já mostra uma grande evolução desta personagem, guiada por Taystee (Danielle Brooks) e pela nova conselheira de Litchfield, Berdie Rogers, para se tornar numa pessoa mais calma. É na aula de teatro desta que Suzanne cria uma série de ficção científica erótica, os “Time Hump Chronicles”, um hit imediato dentro da prisão. O final da temporada sugere que a personagem vai continuar a ver melhores dias com Maureen (Emily Althaus), uma nova presa que parece sentir-se atraída por Suzanne.

    É verdade que o conjunto de personagens de OITNB nos traz um dos elencos mais diversificados da televisão actual, mas Suzanne é uma das que pertence a três grupos minoritários em simultâneo: é negra, lésbica e doente mental. E Uzo Aduba é uma das grandes estrelas da série (o Emmy ganho o ano passado que o diga) por interpretar esta complexa personagem que ainda tem muito para contar. É esperar pela quarta temporada que estreia já em Junho deste ano.                            


← Anterior (44)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário