1 de março de 2016

Os Reis do Mercado de Inverno (Liga NOS)

Passado um mês do fecho do mercado, chegou a hora de fazermos um balanço (tarde, é certo) do que por cá se passou. Não foi um Inverno de loucos. E ainda bem. Ainda bem porque quando assim o é, normalmente é porque levaram uma ou outra estrela do nosso campeonato e nós gostamos de as ter por cá. Sejam de que clube forem, gostamos de bons jogadores no nosso campeonato. 
    Os grandes costumam ter mais relevo que os ditos pequenos no que toca aos períodos de transferências, mas foram clubes como o Belenenses e o Vit. Guimarães que acabaram por se reforçar melhor. Ainda assim, foram os 3 grandes que - como é habitual - fizeram capas de jornais com as "guerras" entre si. Com o Sporting a perder Carrillo para o Benfica a custo zero e a deixar fugir José Sá, Suk e Marega para o FC Porto.

BELENENSES

    O erro - já da época transacta - de afastar Lito Vidigal do comando dos azuis do Restelo foi enorme. E a contratação para a nova temporada de Ricardo Sá Pinto também não foi a melhor no nosso humilde ponto de vista. Ainda assim, a direcção do Belenenses quis salvar o ano e contratou Julio Velázquez para o cargo. O treinador espanhol estava no desemprego há mais de um ano, tendo a sua última experiência como técnico sido o Real Bétis, do qual acabou por ser despedido após 14 jornadas. Não nos parecia uma boa hipótese, mas a verdade é que tem melhorado o futebol da equipa portuguesa que neste mercado de Inverno perdeu Kuca e Luís Leal (jogadores de quem esperávamos bem mais).
    Quanto aos reforços propriamente ditos, Abel Aguilar - internacional colombiano - é o nome mais sonante e traz consigo muita qualidade e experiência ao meio campo da equipa do Restelo. Juanto chegou como total desconhecido (pelo menos para nós), mas já nos tem brindado com a sua excelente qualidade técnica. Um valor a ter em conta nesta segunda metade da Liga NOS. Destaque ainda para Lucas Pugh que tem a belíssima escola de Buenos Aires, mais concretamente do River Plate. Um factor sempre a ter em conta. Por fim, destacamos ainda Marko Babic, emprestado pela Fiorentina de Paulo Sousa, que tem potencial suficiente para se afirmar no futebol português no que falta decorrer da época.

VIT. GUIMARÃES

    O Vitória foi uma das equipas que melhor se reforçou neste mercado de Inverno. Um punhado de empréstimos, mas de valor inquestionável como vamos poder constatar. Da equipa secundária do Benfica chegaram Victor Andrade (que até chegou a jogar pela equipa principal, tendo sido relegado para a equipa B graças ao momento de forma de Gonçalo Guedes) e João Teixeira. Dois jogadores que certamente serão uma mais-valia para o clube vimaranense. Do Sporting chega o médio sem espaço na A e com demasiada qualidade para estar no segundo escalão - Oriol Rosell. Mais um acrescento de qualidade para o meio campo vitoriano. Para terminar, Hurtado (ex-Paços de Ferreira) foi a contratação mais sonante e importante feita neste mercado. O peruano que havia brilhado pelos castores, não conseguiu impressionar em Terras de Sua Majestade, pelo Reading (onde também actua Ola John), tendo acabado por regressar a Portugal para representar o Vitória de Guimarães até ao final da época. Não menos importante, é a contratação por empréstimo de 1 ano e meio de Bruno Cosendey. A jovem promessa do Vasco havia sido apontada ao FC Porto (provavelmente para crescer na equipa B), mas acabou na cidade berço, onde também encontrará grandes condições para crescer como jogador.
    Tudo isto somado só pode significar uma coisa: o objectivo para a época é bem claro - um lugar europeu. O presidente Júlio Magalhães aponta claramente para os palcos internacionais, não só para elevar o nome do Vitória, como também para gerar mais receitas.

EXTRA: BENFICA

    Já o Benfica aproveitou este defeso para preparar o futuro, a época 2016/17. A contratação mais sonante deste mercado foi mesmo a oficialização de André Carrillo. O peruano transferiu-se do Sporting para as águias a custo zero e não deixa de ser irónico que Bruno de Carvalho faça contratos - com os seus jogadores não tão preponderantes - com cláusulas anti-rivais e depois o jogador que poderia gerar maior receita ao clube, acaba por ir parar ao eterno rival a custo zero. Mas sigamos em frente... Da Sérvia chegaram os avançados Saponjic e Jovic. Embora o segundo seja um valor que - à priori - será um dos melhores jogadores sérvios do futuro, é Saponjic que se tem evidenciado na equipa B dos encarnados, aproveitando as oportunidades dadas por Hélder Cristóvão, que Jovic não teve por andar a treinar com a equipa principal. Colocou ainda as suas pérolas a rodar no Vitória (como já referimos atrás) e fez regressar Guzzo e Dálcio para colmatar tais saídas. Ainda com grande relevo foi a contratação de Grimaldo ao Barcelona B. O jovem espanhol parece mesmo ser craque, mas as oportunidades não têm chegado. Eliseu continua dono e senhor da lateral esquerda.

BOAVISTA

    O Boavista procura, acima de tudo, fugir à despromoção com tudo o que pode. E é de facto um milagre o que o histórico clube português tem feito até ao momento, batalhando contra as equipas de milhares de euros da primeira liga. Acusados de serem extremamente defensivos com Petit, com Erwin Sánchez, a equipa nortenha tem ganho alguma acutilância no ataque. Uma prova disso mesmo foram as contratações de Rúben Ribeiro (ex-Paços de Ferreira) que actuava no Gil Vicente por empréstimo, do avançado argentino Iriberri, que Sánchez quis a todo o custo trazer da sua liga boliviana para terras lusas e ainda de Aymen Tahar - jogador anglo-argelino que actuava no Steaua de Bucareste. O jogador de 26 anos é bastante dotado tecnicamente e vem para revolucionar o ataque boavisteiro.

PORTO & SPORTING

    O Porto lá se viu livre de Lopetegui, mas continua a somar algumas más opções. Começando com a escolha de José Peseiro (embora seja provisória) e acabando em Imbula. É certo que o francês não estava a render o valor pelo qual foi comprado, mas quem seguiu o francês nos anos pré-Porto sabe perfeitamente que se trata de um jogador de grande calibre e que se tornará - se tudo lhe correr bem - num dos melhores médios-centro do mundo. Achamos que foi uma venda extremamente precipitada e que o mau momento do jovem ex-Marselha se deveu somente ao também mau momento da equipa. Em sentido inverso, Marega, Suk e José Sá rumaram ao Dragão provenientes de Setúbal (Suk) e Marítimo (Marega e Sá). O guardião português é uma grande esperança para o futuro, enquanto que Marega e Suk são dois jogadores com qualidades a mais para estarem em clubes não tão competitivos. Resta saber se serão capazes de corresponder às exigências que a realidade portista implica. Com estas duas chegadas para o ataque, não se percebe a não-cedência do atacante André Silva a um clube da primeira divisão. Com menos espaço na equipa principal e com qualidade a mais para a liga secundária, achamos que foi uma má jogada por parte da direcção portista.

    Apesar de acharmos que, neste defeso, o Sporting acabou por cometer um grande erro, a verdade é que conseguiu arrumar a sua casa e ainda aumentou a profundidade do plantel com o ex-Benfica Bruno César, o velocista Schelotto (pode dar bastante jeito a Jesus), um dos grandes destaques da primeira volta Zeegelaar, o outrora promissor central Coates (Jesus vai muito a tempo de tornar Coates num central de excelência, já que qualidade não lhe falta) e ainda Barcos - o pirata que veio da China e brilhou no Grémio com muitos golos. E a China acaba mesmo por ser o palco do nosso destaque negativo neste fecho da janela de transferências para os lados de Alvalade. A direcção leonina acabou por vender Fredy Montero ao Tianjin Teda, clube chinês onde também actua Zainadine (ex-Nacional). No nosso entender, Fredy era um dos grandes destaques do Sporting e um autêntico "abre-latas" quando os jogos estavam complicados e a bola teimava em não entrar. Veremos se Barcos faz esquecer o colombiano ou se o contestado Teo começa a brilhar no palco verde e branco.


NOTAS:
- O Braga vendeu Kritciuk, mas substituiu-o exemplarmente dando a Marafona o crédito merecido. Acrescentou ainda Josué, emprestado pelo Porto, aos seus quadros;
- Perto do rio Sado, o Vit. Setúbal perdeu o melhor jogador, Suk; e o Sporting resgatou Rúben Semedo. Em contrapartida tem agora o veterano Meyong, o polaco Makuszewski, o central Tiago Valente e Salim Cissé, emprestado pelo Sporting, juntando a isto a capacidade de segurar André Claro e Nuno Pinto;
- O Moreirense reforçou-se pouco mas bem, fazendo regressar Fábio Espinho e acreditando em Nildo (desaproveitado no Arouca);
- O Nacional da Madeira adquiriu por empréstimo Román e Rodrigo Pinho (Braga) e Ricardo Gomes (Vit. Guimarães), contratando ainda o central argelino Belkaroui;
- Da Mata Real saíram Marafona e João Silva (não se destacou, mérito também de Bruno Moreira) mas as saídas foram compensadas com as chegadas de Mário Felgueiras e Cícero;
- Hélder Postiga voltou ao futebol português pela porta do Rio Ave, que contratou ainda Kuca, depois do extremo cabo-verdiano não render o esperado no Restelo.

0 comentários:

Enviar um comentário