3 de março de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 52



Série: Lost
Actor: Terry O'Quinn


por Cê

A série 'Lost', para muitos macabra, começa com o despenho de um avião numa ilha aparentemente deserta e desconhecida. Ao longo dos episódios iniciais começamos a conhecer os sobreviventes e como é que cada um foi parar àquele avião. Entre outros existe John Locke. 
Nos destroços consegue ver-se uma cadeira de rodas, objecto que mais tarde Locke admite ser seu. O primeiro choque desta personagem foi este mesmo momento: admitir que era paraplégico e mal se deu o acidente ele conseguir andar novamente. Graças a este milagre, Locke pensa que se encontra naquela ilha para zelar por ela, protegendo-a e preservando os seus miraculosos poderes. Tal poder, ou até mesmo presunção, leva a que Locke se torne num homem obscuro, sinistro e agressivo afastando-se gradualmente dos outros sobreviventes, tornando-se inclusive um assassino na sua missão. Filho de pais adoptivos, Locke cresceu como um homem simples e com uma vida enfadonha, e só conheceu o seu pai biológico aos 40 anos. Um dos pontos trágicos desta personagem acontece quando o seu pai, para além de não querer saber do filho para nada, ainda acaba a enganá-lo para o fazer doar um rim. O pai de John Locke marca e bem a vida deste - depois da operação, corta simplesmente relações, mas não sem antes desmoronar a relação que Locke tinha com a namorada (futura noiva) e deixando-o paralíptico depois o atirar de uma janela. Na ilha, Locke mostra as suas capacidades de sobrevivência e de carinho para com outros sobreviventes. É por estas razões que ele parte para a selva com outro companheiro na busca de dois sobreviventes aparentemente raptados. Nessa missão acabam por descobrir uma escotilha... merece um artigo definido - A Escotilha. Esta escotilha é a primeira pista do que realmente será aquela ilha misteriosa e o primeiro objecto a começar a alterar os valores e carácter de Locke.
     Este senhor com nome de filósofo britânico foi - juntamente com Rose e Walt - um dos poucos que quis sempre permanecer na Ilha, e um dos crentes no destino e na fé (por oposição a Jack, como reforça o episódio "Man of science, Man of faith"). Disputou com o protagonista Jack a liderança do grupo inicial, veio a suceder a Ben Linus como líder dos Outros, e acabou morto por Ben. Numa série feita de flashes temporais, depois da sua morte, o tenebroso The Man in Black (por vezes visto como um fumo preto) assume o corpo de Locke, pela sua influência nos restantes e por Locke sempre ter achado que havia um propósito e uma razão para a Ilha. 
    Naquela igreja final, Locke segue em frente, e coloca para trás a vida, a morte, o passado, o universo paralelo e as divergências/ disputas que teve principalmente com Ben e Jack. 
            
← Anterior (53)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário