4 de março de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 29

Como as competições europeias tratam de provar, é na Liga BBVA (campeonato espanhol) que estão as equipas mais fortes da Europa. Na actual moldura competitiva, entre Espanha e Alemanha encontram-se os principais favoritos à conquista da Champions - Barcelona e Bayern - incluindo outras equipas que podem fazer boa figura nas duas provas do futebol europeu (Real Madrid e Atlético na Champions; Dortmund, Sevilha, Leverkusen ou Villarreal na Liga Europa). Junta-se a isto uma ilha chamada PSG e um ou outro case study, mas os clubes da Premier League têm brilhando pouco nos últimos anos. Esta temporada ainda é possível o Chelsea redimir-se da sua época eliminando o PSG, e na Liga Europa Tottenham e Liverpool poderão embalar caso derrotem Dortmund e Manchester United respectivamente (isto porque cremos mais na equipa de Klopp no formato a eliminar do que nos pupilos de van Gaal).
    Ainda assim, a Premier League isolada tem o maior número de boas equipas, uma consistência e imprevisibilidade que não se encontra em mais nenhum campeonato. Assim se explica a paixão dos adeptos e a incapacidade/ dificuldade dos clubes ingleses em mudarem o chip e a cultura/ identidade de jogo quando saem daquele universo paralelo maravilhoso que se chama Premier League. E assim se explica também porque é que na jornada 28 entre as equipas do Top-4, três delas perderam e uma empatou. Quando o líder Leicester City empatou com o WBA, dificilmente imaginariam os foxes que mesmo assim ganhariam um ponto a Tottenham (perdeu em casa do West Ham), Arsenal (derrota caseira com o Swansea) e Manchester City (dizimado em Anfield). A jornada 28, bastante feliz para West Ham e Manchester United, reforçou a escalada do Chelsea (3.ª vitória consecutiva, e 0 derrotas nos últimos doze jogos no campeonato) e permitiu ao Bournemouth e ao Swansea "cavarem" uma distância maior para as 4 equipas que compõem a cauda - Aston Villa, Newcastle, Sunderland e Norwich.
    Falar na jornada passada, numa óptica de Fantasy, é falar do trio do Liverpool - Lallana (14), Milner (13) e Roberto Firmino (12), bem como do segundo jogo consecutivo de Connor Wickham a estabelecer 13 pontos. Funes Mori e Cook (15 pts, máximo individual da jornada) foram os defesas a brilhar no ataque e Michail Antonio voltou a ser decisivo numa nova vitória do West Ham por 1-0.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 29.ª jornada, sugerimos (Nota: nesta jornada deve haver preocupação de usar as transferências de modo a que na jornada 30 - na qual há inúmeras equipas que não jogam, acontecendo apenas 6 jogos - tenham um onze inicial completo. Dos cinco jogadores abaixo, apenas os primeiros três entram em campo na 30):

Kun Agüero - Manchester City - 13.5
    Faz sentido apostar em Agüero neste momento, atendendo ao nível que tem apresentado ultimamente? Não. O Manchester City, que ainda se encontra no Top-4 mas está por um fio (o United já igualou os 47 pts do rival, embora os citizens tenham um jogo a menos) perdeu os últimos três (3!) jogos, com Leicester, Tottenham e Liverpool, os dois primeiros em casa, mas caiu do céu um embate com o Aston Villa para que a equipa se reerga.
    Faz sentido ter Agüero neste momento no Fantasy? Sim. Nós sabemos que parece contraditório, mas a ideia de Agüero defrontar o Aston Villa, último classificado, é boa demais para ser ignorada. Como o City está - embora pelo meio tenha conquistado um troféu, a Capital One Cup - é difícil recomendar algum jogador seu, mas se por acaso as coisas começarem cedo a correr bem para Agüero, Silva e Yaya Touré, o Aston Villa neste preciso momento é equipa para se ir abaixo (veja-se o Aston Villa 0-6 Liverpool). O 20.º classificado tem-se exibido como uma equipa que já aceitou o seu destino, resta-nos saber se o City terá capacidade para pressionar e usar isso a seu favor.       


André Ayew - Swansea - 6.7
     Diz a lógica que o islandês Gylfi Sigurdsson é o jogador dos swans que têm que ter neste momento. Desde que Guidolin assumiu a equipa, o futebol ofensivo do Swansea melhorou, traduzido sobretudo no crescimento de Sigurdsson, ajudado pela alteração táctica que tem colocado o número 23 do clube do País de Gales nas costas da dupla de atacantes. O actual 4-3-1-2 parece intocável, e deve sê-lo, e embora Guidolin tenha feito experiências no Emirates (Gomis e Routledge com Ayew atrás), o melhor nos próximos jogos seria retomar Paloschi e Ayew, com Sigurdsson como organizador.
    Não podemos ignorar o bom calendário do Swansea a curto-prazo (Norwich em casa, Bournemouth fora e Aston Villa em casa). Jogos de nervos, em que se decidirá a manutenção destas equipas, e por isso o momento certo para Sigurdsson e Ayew dizerem presente. Surpreende como é que só cerca de 4% dos utilizadores têm Sigurdsson quando este se tem fartado de pontuar nas últimas 8 jornadas. No entanto, achamos que a recepção ao Norwich poderá ser um palco mais indicado para o ganês André Ayew ter um dos seus dias - com 8 golos e 4 assistências contabiliza um total de 123 pontos, e já fez 10 ou mais pontos em cinco ocasiões. Ayew, Sigurdsson e Paloschi serão os três principais candidatos a pontuar frente a uma equipa que sofreu uma média de 2,6 golos nos últimos oito jogos disputados.        


Virgil van Dijk - Southampton - 5.6
    A maldição ou dádiva de Forster caiu depois de 6 jogos sem sofrer golos (entretanto os saints perderam 2-1 com o Chelsea e 2-0 com o Bournemouth), mas esta jornada há possibilidades de clean sheet para a equipa de Ronald Koeman.
    A História recente entre Southampton e Sunderland tem sido bastante favorável à equipa da casa, graças aos desempenhos de jogadores como Tadic e Mané, e o Sunderland (claramente a mostrar-se mais crente na sua salvação do que os adversários Aston Villa, Norwich e Newcastle) pode ressentir-se mais uma vez.
    Seja como for, e uma vez que Forster até pode sofrer (nos últimos 2 jogos cometeu erros pagos com golos), o elemento que sugerimos é o holandês Virgil van Dijk, um dos melhores centrais desta edição, embora muitas vezes passe despercebido. O central contratado ao Celtic, parceiro de sector de José Fonte, é um dos jogadores com melhor timing no desarme, um dos centrais tecnicamente mais evoluídos em prova, e o facto de ser uma ameaça nas bolas paradas obrigará o Sunderland a cuidados redobrados. Mas atenção, porque enquanto outros defesas tentam subir ao segundo andar para cabecear num canto ou livre indirecto, van Dijk junta a tudo isso a capacidade de converter livres directos (ele e Ward-Prowse são uma das armas extra dos actuais nonos classificados).


James Milner - Liverpool - 6.5
    James Milner é a personificação daquilo que é a Premier League: o compromisso e entrega, a regularidade exibicional, a intensidade jogo após jogo e época após época. Leeds United, Newcastle, Aston Villa, Manchester City e actualmente Liverpool. Todos eles Milner serviu tão bem, e também por isso mal chegou a Anfield foi eleito sub-capitão. O médio inglês, uma das principais figuras no Liverpool 3-0 Manchester City, é claramente um jogador que daria imenso jeito ao City ter agora (não tivessem abdicado dele...), mesmo que como 12.º jogador, mas felizmente é devidamente valorizado no clube que entoa apaixonadamente You'll Never Walk Alone.
    O Crystal Palace derrotou o Liverpool na primeira volta, e é certo que os reds são imprevisíveis (tanto passam a ferro outro grande, como se deixam dominar por uma equipa de menor cotação), mas a energia e confiança que elementos como Firmino, Lallana, Coutinho e Milner poderão levar para o jogo deste Domingo torna-os favoritos, até porque o Palace tem estado em queda-livre. Embora Roberto Firmino seja a grande figura recente do Liverpool, os números fazem de Milner um jogador cada vez menos invisível - 3 golos e 3 assistências nos últimos cinco jogos...
       

Yannick Bolasie - Crystal Palace - 6.0
    Que saudades deviam ter os adeptos do Crystal Palace do frenético Bolasie. Já aqui dissemos que a queda a pique no rendimento do Crystal Palace coincidiu com várias lesões determinantes, tal como referimos que a equipa de Pardew devia revelar-se capaz de recuperar brevemente. Connor Wickham (4 golos nos últimos dois jogos) muito tem feito para "acordar" o clube, mas precisará de jogadores como Bolasie, Cabaye e Zaha para que os eagles conseguiam olhar o Liverpool olhos nos olhos.
    Pode-se esperar um bom jogo, num terreno tradicionalmente difícil para o Liverpool, sendo que Bolasie costuma criar bastantes problemas com a sua velocidade e irreverência. A capacidade de drible do congolês, aliada às suas diagonais pode fazer estragos, e se a dinâmica com Wickham estiver em dia sim, o Palace tem hipóteses de sair vivo, e quiçá surpreender.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Na baliza, embora os seus últimos 2 jogos tenham deixado a desejar, Fraser Forster (5.0) é o candidato preferencial. Lukasz Fabianski (4.7) pode também trazer boas notícias para quem o escolher, enquanto que numa segunda linha colocamos nomes como Lloris (as ausências de Cech e Koscielny podem fazer muita diferença no desenrolar do jogo), Courtois e Hart.

- Defesas: No sector defensivo, já referimos van Dijk, mas juntamos-lhe a companhia de dois líderes como há poucos na Premier e no futebol actual - Vincent Kompany (6.1) e Ashley Williams (4.8). Capitães de equipa e de Selecção, forças da natureza, e dois elementos que terão que ser capazes de contagiar os seus colegas - o Swansea pode garantir a tranquilidade nas próximas 3 jornadas, e o City ainda não está 100% afastado do título, mas para já deve jogar para poder estar na Champions em 2016/ 17 com Guardiola.
    Branislav Ivanovic, Toby Alderweireld e Ryan Bertrand são jogadores aos quais estaremos igualmente atentos.

- Médios: Entre médios, falámos de Milner e Ayew, embora Gylfi Sigurdsson (7.1) e Roberto Firmino (8.1) sejam as opções prioritárias em cada equipa. Surpreendentemente Sigurdsson é, ainda assim, o diferencial do Swansea. Quem tem Mahrez já sabe que só tem que o pôr - o argelino costuma brilhar fora e por isso pode tornar-se nesta jornada o primeiro esta época a chegar aos 200 pontos -, mas há outros craques que merecem ser considerados como Willian (7.2), Payet e Antonio, Ross Barkley, Mané e Juan Mata. Se o Manchester City for capaz de ressuscitar a sua personalidade avassaladora nos jogos caseiros, atenção a David Silva (9.8). E que saudades devem ter os citizens do lesionado Kevin De Bruyne. No Newcastle-Bournemouth, Wijnaldum e Ritchie são as nossas apostas.

- Avançados: Agüero já foi mencionado, Harry Kane (10.0) costuma ser letal contra o Arsenal, e não tendo Cech e Koscielny pela frente a tarefa torna-se mais fácil (ou menos difícil), e é complicado ignorar o excelente momento de Connor Wickham (5.5). Posto isto, há ainda Romelu Lukaku (8.8), Paloschi, e no Watford-Leicester City, entre Vardy, Deeney e Ighalo o melhor é fazer um-dó-li-tá. O melhor é ter Vardy, mas a memória mais especial da carreira de Deeney foi diante do Leicester, e no meio disto tudo pode ser Ighalo quem segue disparado para a bandeirola de canto para festejar, apontando para o céu.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Forster; Kompany, van Dijk, A. Williams; Mahrez, Sigurdsson, Firmino, Willian; Agüero, Ighalo, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Tottenham v Arsenal - Harry Kane; Christian Eriksen
Chelsea v Stoke - Willian; Branislav Ivanovic
Everton v West Ham - Romelu Lukaku; Michail Antonio
Manchester City v Aston Villa - Kun Agüero; David Silva
Newcastle v Bournemouth - Georginio Wijnaldum; Matt Ritchie
Southampton v Sunderland - Fraser Forster; Virgil van Dijk
Swansea v Norwich - André Ayew; Gylfi Sigurdsson
Watford v Leicester City - Riyad Mahrez; Troy Deeney
Crystal Palace v Liverpool - Roberto Firmino; Connor Wickham
West Brom v Manchester United - Juan Mata; Craig Gardner

0 comentários:

Enviar um comentário