10 de março de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 30

Caminhamos para a recta final do campeonato e esta jornada 30 representa um verdadeiro Desafio ou dilema para muitos: no Fantasy jogar-se-ão apenas 5 (!) jogos, metade de uma jornada habitual. Os jogos da FA Cup condicionam assim a Premier League este fim-de-semana, com o Arsenal a ser o último a garantir a qualificação (depois de derrotar a meio da semana o Hull City) e simultaneamente a ser a última equipa a excluir-se das contas desta 30.ª ronda do Fantasy.
    O Desafio para qualquer jogador de Fantasy é  simples: ser capaz de ter 11 elementos que vão a jogo no conjunto destes cinco jogos; idealmente qualquer plantel deveria ter sido gerido nas últimas jornadas tendo em conta esta, mas para quem não o fez há duas hipóteses - perder pontos com mais transferências do que o recomendado, ou utilizar o segundo wildcard. A melhor forma de actuar depende um pouco da gravidade da situação, mas aconselhamos que guardem o wildcard para o poderem utilizar numa altura em que já se saiba como serão as jornadas duplas de várias equipas com jogos em atraso.
    Nesta mini-jornada jogam 3 equipas do Top-4 (Leicester, Tottenham e Manchester City) e, caso ganhem os seus respectivos jogos, podem colocar pressão sobre os seus adversários directos. Na Premier League não há vencedores pré-determinados mas é curioso o pormenor de nesta jornada os ataques avassaladores de Leicester, Tottenham e City terem pela frente os três emblemas que desceriam se o campeonato terminasse agora - Newcastle, Aston Villa e Norwich. A acompanhar estes confrontos "supostamente" desequilibrados, teremos um Stoke-Southampton, actuais 8.º e 9.º, e um Bournemouth-Swansea que, embora pareçam seguros, qualquer um dos dois respirará melhor com mais 3 pontos.
    Voltando à jornada 29, foi uma ronda gorda e mais acessível no Fantasy. A pontuação média foi de 53 pontos, e houve vários jogadores cliché a pontuar bem - Mahrez, Payet, Agüero... O francês Dimitri Payet (estará indiscutivelmente na corrida ao título de MVP deste campeonato, ele que já foi eleito o melhor jogador dos clubes de Londres) e Joshua King, do Bournemouth, fizeram 13 pontos, destacando-se de Mahrez e Agüero (11 pts), Sigurdsson e Yaya Touré (10 pts), enquanto que na rectaguarda brilharam van Dijk, Ashley Williams, Bellerín e Schmeichel.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 30.ª jornada, sugerimos:

Harry Kane - Tottenham - 10.1
    Que momento aquele golo de Harry Kane ao Arsenal! O ponta de lança dos spurs, actualmente um mascarado em campo, voltou a mostrar no último fim-de-semana que tem uma apetência especial para marcar ao grande rival do Tottenham.
    Pochettino priorizou ganhar no terreno do Aston Villa a ser capaz de ombrear com o Dortmund, e com isso perdeu por 3-0 com a equipa germânica, já de si favorita. Os spurs não podiam contar com Alli, mas Pochettino deixou Kane, Lamela e Dembélé no banco, e só colocou Kane em campo aos 76' quando o Dortmund já tinha chegado aos três golos.
    O não-desgaste de Kane na Alemanha é um bónus que reforça o potencial de pontos do camisola 10 do Tottenham diante do Aston Villa. Juntem a isso a História da primeira volta: nas próximas duas jornadas Kane defronta Villa e Bournemouth, equipas contra as quais Kane marcou 1+3 golos, conseguindo 5 pontos de bónus nesse conjunto de jogos. É certo que o Bournemouth está mais compacto, mas em relação ao Aston Villa (adversário desta jornada) dizemos o que dissemos quando recomendámos Agüero há uma semana - a equipa parece derrotada e aceitar a sua condenação, pelo que um golo madrugador do Tottenham pode atirar a equipa para um resultado confortável, embora provavelmente abaixo dos números que Liverpool e Manchester City conseguiram recentemente.   


Matt Ritchie - Bournemouth - 5.3
    No começo da época tínhamos altas expectativas em relação a Matt Ritchie neste Fantasy 15/ 16, ou não tivesse ele somado 15 golos e 17 assistências no Championship.
    Estamos em Março e o extremo inglês tem 3 golos e 7 assistências, embora nos últimos seis jogos tenha tido 4 passes para golo. Os cherries têm dado passos determinantes rumo à manutenção, e as vitórias nos últimos 2 jogos (Southampton em casa, Newcastle fora) muito contribuíram para isso. O Bournemouth é equipa de treinador (que trabalho de Eddie Howe!), e contou com várias lesões ao longo da época, pelo que Matt Ritchie pode mostrar-nos nesta recta final, com a equipa mais estável, um pouco do que renderá em 2016/ 17, plenamente adaptado ao primeiro escalão.
    O Bournemouth-Swansea tem tudo para ser um bom jogo, e a equipa da casa tem ligeiro favoritismo. Com Gradel de regresso, os pontos tanto podem ir para ele, como para Afobe, Ritchie e King (13 pontos na jornada 29). Entre os utilizadores que aplicaram o wildcard, quase todos irão reforçar-se com o lateral Daniels, e quem colocar um médio do Bournemouth irá privilegiar King, mas Ritchie pode ser um diferencial interessante.      


Kasper Schmeichel - Leicester City - 4.7
    Nas primeiras 12 jornadas desta edição da Premier League, o líder Leicester City conseguiu apenas um jogo sem sofrer golos. Daí para cá a evolução defensiva foi evidente, e a equipa de Ranieri soma agora 10 clean sheets.
    O Newcastle, no primeiro jogo pós-McClaren, pode até marcar no reduto do 1.º classificado, mas os níveis de energia em campo e apoio nas bancadas no King Power Stadium têm sido extraordinários, e ajudarão o Leicester a concentrar-se e a ser electrizante na frente, combativo a meio-campo e solidário atrás, como tem sido.
    Filho do mítico Peter Schmeichel, Kasper saiu esta época, aos 29 anos, da sombra do pai; juntamente com a defesa (Morgan, Huth e Fuchs têm sido os principais destaques nesse sector) tem estado incrível e os números não enganam - nos últimos 11 jogos do campeonato, 7 clean sheets. Ele, Hart e Lloris são os GR mais seguros nesta mini-jornada, a não ser que queiram apostar forte no Stoke-Southampton (leia-se, Butland-Forster).


David Silva - Manchester City - 9.9
    Em circunstâncias normais este lugar seria de Kun Agüero, mas uma vez que nunca recomendamos - neste espaço de 5 sugestões - o mesmo jogador em duas jornadas consecutivas, eis o mago David Silva.
    Com um calendário acessível a curto-prazo, é aconselhável ter-se Agüero e quiçá um médio dos citizens (Silva ou Yaya). O Manchester City ainda não está completamente afastado da luta pelo título, mas os erros das últimas jornadas (3 derrotas consecutivas antes de golear o Aston Villa) foram imperdoáveis. Ainda assim, é muito difícil imaginar este City fora do Top-4, pelo que Guardiola terá - quase de certeza - uma equipa de Champions nas mãos.
    O campo do Norwich costuma rimar com golos de Agüero, e embora o Norwich precise urgentemente de pontos para não descer (e importa recordar que no Etihad o City venceu apenas por 2-1) não se pode ignorar que a equipa de Alex Neil tem 8 derrotas e 1 empate nos últimos nove jogos. Atendendo a isso, muita atenção à sintonia e química entre Silva e Agüero, capazes de desmontar qualquer defesa.    
       

Gylfi Sigurdsson - Swansea - 7.2
    Sabem porque é que devem ter Sigurdsson na vossa equipa? Por isto. É certo que é Fabianski quem está na baliza, mas não deixa de ser impressionante a qualidade regular do islandês a rematar com qualquer pé.
    6 golos dos seus 8 (máximo individual de Sigurdsson na Premier League) foram marcados nas últimas 10 jornadas, e o último (Swansea 1-0 Norwich) foi importantíssimo para que os swans durem mais um ano entre os grandes do futebol inglês.
    O esquema do Bournemouth pode condicionar bastante e retirar Sigurdsson do jogo, mas é também para isso que servem as bolas paradas do islandês. Visita o Bournemouth, recebe o Aston Villa, portanto é jogador para apostar a curto-prazo, e um elemento porventura para ser vendido na altura das jornadas duplas.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Falámos acima do Schmeichel mais novo, mas também Joe Hart (5.6) e Hugo Lloris (5.2) têm algumas hipóteses de não sofrer. Butland versus Forster é uma disputa que vale o bilhete, enquanto que no Bournemouth-Swansea é preferível apostar em alguns defesas do que nos guarda-redes.

- Defesas: Na defesa, parece-nos que o austríaco Christian Fuchs (4.9) parte à frente de qualquer outro jogador. O lateral-esquerdo do Leicester apoia bem o ataque, faz parte de uma defesa madura e pode ter ainda impacto através das bolas paradas (é ele quem cobra a maioria, embora Mahrez e Albrighton também o possam fazer). Toby Alderweireld (6.4) é o defesa com mais pontos por algum motivo, e é impossível não recomendarmos dois jogadores que irão estar frente-a-frente mas que têm sido muito importantes para as suas equipas - Charlie Daniels (4.9) e Ashley Williams (4.9).
    Kompany, van Dijk e Huth são também opções a ter em conta.

- Médios: Entre médios, numa jornada em que não há Payet, Roberto Firmino ou Özil, e tendo nós já referido Sigurdsson, Silva e Ritchie, a prioridade nº 1 só podia ser uma - Riyad Mahrez (7.3), o primeiro jogador a ultrapassar os 200 pontos nesta temporada.
    Do Tottenham, Dele Alli (6.0) e Eriksen parecem ser as prioridades, embora haja também Lamela, e no City já falámos de Silva mas há ainda Yaya Touré (8.5). Marko Arnautovic (6.5) é o médio mais regular dos que entrarão em campo no Stoke-Southampton, e embora tenhamos dissertado sobre Sigurdsson e Ritchie, interessa não esquecer Ayew no caso do Swansea, e King do lado do Bournemouth.

- Avançados: Kun Agüero (13.6), Jamie Vardy (7.8) e o já mencionado Harry Kane. Parece-nos ser esta a fórmula um desta jornada. Quem quiser fugir à norma, terá que olhar para jogadores como Afobe ou Diouf.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Hart; Daniels, Alderweireld, Fuchs; Mahrez, Sigurdsson, Silva, Alli; Agüero, Vardy, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Norwich v Manchester City - Kun Agüero; David Silva
Bournemouth v Swansea - Gylfi Sigurdsson; Matt Ritchie
Stoke v Southampton - Marko Arnautovic; Mame Biram Diouf
Aston Villa v Tottenham - Harry Kane; Erik Lamela
Leicester City v Newcastle - Jamie Vardy; Christian Fuchs

0 comentários:

Enviar um comentário