18 de março de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 31

Sejam bem-vindos a mais uma antevisão de jornada da Premier League. O anúncio das jornadas duplas (34 e 37, embora falte ainda calendarizar o Crystal Palace-Everton) forneceu uma boa dor de cabeça a todos os utilizadores de Fantasy que ainda têm alguns jókers preservados, principalmente o tridente: segundo wildcard, bench boost e triple captain. O timing de cada um destes jókers nestas últimas 8 jornadas acabará por ser determinante e custar/ valer muitos lugares na classificação final.
    Depois de uma jornada magra que contou com apenas metade dos jogos habituais, a 31 faz regressar o formato tradicional. O líder Leicester (tem o melhor registo no campeonato tanto em casa como fora) viaja ao reduto do Crystal Palace que, embora esteja nas meias da FA Cup, não ganha para a Liga desde 19 de Dezembro. Tanto o Everton-Arsenal como o Chelsea-West Ham têm tudo para corresponder às expectativas, mas é no Domingo que se jogam 4 jogos fantásticos: o derby de Manchester, o escaldante derby da manutenção entre os rivais Newcastle e Sunderland; o Bournemouth (fantástico 13.º lugar) quererá contrariar o favoritismo dos spurs, e o Southampton recebe o Liverpool de Klopp - é preciso ter presente que os reds atropelaram o Southampton naquele mesmo estádio por 6-1 há pouco tempo, e embora actualmente em oitavo lugar, os pupilos estão longe de estar afastados da luta pelo Top-4, com um calendário bastante prometedor nas últimas jornadas.
    Cumprida esta jornada chegará a pausa para os compromissos das Selecções e, daí para a frente, jogar-se-ão sete jornadas non-stop ao longo de Abril e Maio.
    Antes de individualizarmos, num pequeno exercício de especulação, futurologia e análise estatística, importa olhar para os números da jornada 30: Harry Kane e Graziano Pellè (ambos com 13 pontos) foram os grandes destaques da ronda, acompanhados pelo inesperado Barrow, pelo finalmente-a-aparecer Max Gradel e por um trio de médios consistentes - Sigurdsson, Arnautovic e Dele Alli. Destaque ainda para Vincent Kompany, que entretanto se lesionou mais uma vez, com o belga a conseguir a sua nona clean sheet da época, tendo disputado apenas 12 jogos (a sua 13.ª participação durou apenas 9 minutos). Dá que pensar... como seria uma época do Manchester City com Kompany a 100% ?!
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 31.ª jornada, sugerimos:

Dimitri Payet - West Ham - 8.2
    Sim, Payet vai a Stamford Bridge. Mas e então?
    O West Ham de Bilic tem dito sempre presente nos grandes jogos, e este fim-de-semana não deve ser excepção. A ausência de Diego Costa pode ser bastante útil para os hammers que, completamente envolvidos na luta por um lugar de acesso à Champions nesta altura, só não são a equipa-sensação desta edição porque há um trajecto de sonho (oxalá que dure até ao fim) chamado Leicester.
   As últimas convocatórias para as Selecções primaram pela justiça - N'Golo Kanté e Drinkwater poderão estrear-se pela França e Inglaterra - e Payet fará companhia a Kanté no estágio francês. Têm sido dois dos melhores jogadores, incrivelmente regulares, desta Premier League 15/ 16 e, num universo justo, acabariam titulares no Euro.
    A regularidade de Payet (Mahrez tem sido o melhor jogador do campeonato, mas Payet é classe da cabeça à ponta das chuteiras) tem sido assustadora, no bom sentido, e depois de virar o jogo em Goodison Park com 1 golo e uma assistência, marcou um golaço de livre em Old Trafford.
    O 27 do West Ham é o talismã da equipa, um perigo nos livres directos, cruzador exímio em bolas paradas ou com o jogo corrido, e o Chelsea parece-nos incapaz de o travar. E Payet tem um bónus: sabe sempre bem tê-lo na equipa.  


Romelu Lukaku - Everton - 8.8
    Os toffees estão nas meias-finais da FA Cup e vão pisar o mítico relvado de Wembley depois de Romelu Lukaku atirar o Chelsea para fora da competição com um bis fantástico (que trabalho individual no 1.º golo!).
    A vítima que se segue é também uma equipa londrina: um Arsenal que poderá acusar o cansaço de ter defrontado o Barcelona a meio da semana. Com 18 golos apontados (já é o seu recorde pessoal na Premier League) neste momento, Lukaku reúne todas as condições para ser um dos grandes candidatos ao título de melhor marcador - ele, Kane, Vardy e Agüero deverão lutar pela Bota de Prata, e é provável que o melhor termine com uma marca de 20 e muitos golos.
    Às vezes esquecemo-nos, porque já o vemos em grande na Premier League há quase 4 anos, mas Lukaku tem apenas 22 anos. É difícil imaginar o futuro do avançado belga, por ainda ter muita margem e tempo para crescer como jogador. Mas os próximos meses devem servir para que o Everton receba várias ofertas chorudas - é um dos grandes candidatos a melhor marcador, e deve ser a referência de uma Selecção e de uma geração à procura de ter o seu primeiro grande certame internacional.
   

Craig Gardner - West Brom - 5.1
    Naturalmente, olhando para o West Bromwich Albion de Tony Pulis, faz mais sentido ponderarem a contratação do venezuelano Salomón Rondón para as vossas equipas. O portentoso avançado marcou 4 golos nos últimos seis jogos, recebe agora o Norwich, defronta depois o Sunderland e pouco depois na jornada 34 joga duas vezes. Problema: as prioridades em termos de avançados (Kane, Lukaku, Agüero, Vardy e Ighalo, para já).
    Posto isto, o médio Craig Gardner pode ser um diferencial interessante. Não sendo um goleador, é um elemento com boa meia distância, boa chegada à área e que tem ainda as bolas paradas a seu favor. Nas melhores épocas em Inglaterra marcou 8 e 6 golos, mas está num bom momento: marcou e assistiu diante do Crystal Palace, e voltou a marcar no empate em casa do Leicester.
    Como sempre, na Hora H as equipas de Pulis dizem não a qualquer hipótese de descida. O WBA ganhou 3 jogos e empatou um nos últimos 4, e defronta agora um aflito, o Norwich.


Ashley Williams - Swansea - 4.9
    Embora haja diversos defesas centrais em terras de Sua Majestade adaptados à modernidade - jogadores como John Stones, Virgil van Dijk e Toby Alderweireld sabem sair a jogar com elegância e critério -, dá sempre gosto ver exibições à antiga no futebol britânico.
    A dupla do Leicester (Morgan-Huth) é a prova que elementos limitados ainda podem resultar, e tal como eles quando se vê a capacidade de sacrifício, a dimensão física e a incrível concentração e voz de comando de jogadores como Ashley Williams ou Ryan Shawcross, sabemos que este tipo de centrais continuarão sempre a existir.
    Um dos melhores centrais neste campeonato, e um dos mais fiáveis nas últimas épocas, é complicado compreender como é que Williams custa apenas 4.9. É certo que o Swansea não tem sido capaz de revelar a segurança defensiva como na época transacta, mas o galês é um íman de Bónus. Esta jornada o adversário dá pelo nome de Aston Villa, o cada-dia-mais-condenado-à-descida, e Williams tem boas hipóteses de clean sheet e de Bónus (embora desta vez os 3 pts talvez fiquem com Sigurdsson). Como os números não enganam, reparem nisto: entre todos os jogadores deste Fantasy 15/ 16 só 6 jogadores (Mahrez, Özil, Vardy, Ighalo, Lukaku e Kane) têm mais pontos de Bónus do que o capitão do Swansea e do País de Gales. Williams tem 21 pts de Bónus, mais do que qualquer outro defesa, e nos 7 jogos sem golos sofridos do Swansea, em 6 deles ele teve Bónus 3, recebendo 2 pontos de Bónus no empate a zeros diante do Everton. Se o Aston Villa não marcar, já se sabe o que vai acontecer...    
       

Troy Deeney - Watford - 5.2
    Se Ighalo não estivesse em dúvida seria ele o nosso eleito nesta última vaga, mas a conjuntura desta jornada 31 parece bastante favorável para o inglês Troy Deeney.
    Um diferencial evidente, o capitão do Watford recebe neste Sábado um Stoke City privado de Shawcross. Quer isto dizer, permeável. A defesa do Stoke perde muita capacidade sem o seu líder, e Deeney poderá ter uma tarde feliz se acrescentarmos dois dados ao raciocínio: o facto de Deeney ser o jogador desta edição da Premier League com mais duelos ganhos no jogo áereo, e a motivação extra do Watford por ter eliminado o Arsenal no Emirates Stadium, carimbando o acesso a Wembley nas meias da FA Cup.
    Em relação ao Norwich não podemos dizer o mesmo, mas as subidas de Watford e Bournemouth (magnificamente bem orientados por Quique Flores e Eddie Howe esta temporada) chegou em boa altura.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Alérgicos aos derbies (o City-United deve pender para a equipa da casa, mas o mesmo não podemos dizer do Newcastle-Sunderland), as melhores opções desta ronda são Lukasz Fabianski (4.7), Ben Foster (4.9) e Gomes (4.9). O Southampton pode começar a orar para Fraser Forster estar num daqueles dias, a confiança do Bournemouth pode beliscar uma potencial clean sheet de Lloris e no Crystal Palace-Leicester, acreditamos que o líder consiga os 3 pontos, mas poderá sofrer um golo.

- Defesas: Na defesa, e porque mesmo que sofra um golo ele normalmente vai buscar pontos de alguma maneira, o belga Toby Alderweireld (6.5) parte na pole position. O já referido Ashley Williams faz-lhe companhia, bem como Christian Fuchs (5.0), o defesa do Leicester mais propenso a ter Bónus.
   A profundidade conferida por Danny Rose ao longo do corredor esquerdo do Tottenham (indissociável dos números que Kane terá no Domingo) e a altura do gigante Jonas Olsson podem também fazer a diferença nesta jornada.

- Médios: Entre médios, já referimos o francês Dimitri Payet (claramente mais válido numa perspectiva de longo-prazo do que Craig Gardner) e não se esqueçam que Riyad Mahrez (7.4) costuma destacar-se especialmente nos jogos fora. O Everton-Arsenal servirá para observar Özil, Sánchez, Barkley e Lennon, enquanto os 3 destaques da faixa intermediária na ronda anterior (Marko Arnautovic, Gylfi Sigurdsson (7.3) e Dele Alli) tentarão dar sequência ao bom momento.
     Os derbies de Manchester costumam servir para David Silva brilhar; Firmino e Coutinho podem muito bem semear o terror na defesa dos saints; é chegada a altura de Wijnaldum e companhia dizerem presente e mostrarem que querem permanecer no primeiro escalão; e veremos como aparece o dinamarquês Christian Eriksen depois de, tal como Kane, ter descansado a meio da semana. Especial atenção ainda a Michail Antonio, o colega de equipa de Payet que marcou sempre nas últimas três jornadas.

- Avançados: Já falámos de Lukaku, mas é impossível não acrescentar às contas Harry Kane (10.3) Kun Agüero (13.6)Jamie Vardy (7.9) nunca deve ser colocado de parte, Salomón Rondón (6.5) tem estado em bom plano, e atenção ao veterano Defoe.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Foster; Williams, Alderweireld, Fuchs; Mahrez, Sigurdsson, Firmino, Payet; Agüero, Kane, Lukaku

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Everton v Arsenal - Romelu Lukaku; Aaron Lennon
Chelsea v West Ham - Dimitri Payet; Willian
Crystal Palace v Leicester City - Riyad Mahrez; Christian Fuchs
Watford v Stoke - Marko Arnautovic; Troy Deeney
West Brom v Norwich - Salomón Rondón; Craig Gardner
Swansea v Aston Villa - Gylfi Sigurdsson; Ashley Williams
Newcastle v Sunderland - Georginio Wijnaldum; Jermain Defoe
Southampton v Liverpool - Roberto Firmino; Philippe Coutinho
Manchester City v Manchester United - Kun Agüero; David Silva
Tottenham v Bournemouth - Harry Kane; Danny Rose

0 comentários:

Enviar um comentário