26 de março de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 44





Série: The Office
Actriz: Rainn Wilson


por Nuno Cunha

    É na versão americana da sitcom original da BBC ‘The Office’ que encontramos o número 42 deste top das 100 Melhores Personagens de Séries. Recheada de humor negro, sarcasmo, jogos de palavras e inside jokes, ‘The Office’ é um mockumentary que procura retratar o dia-a-dia de um grupo normal de trabalhadores num escritório em Scranton, Pensilvânia, e que tem como pano de fundo a empresa de distribuição de papel Dunder Mifflin. Com episódios curtos de apenas 30 minutos e filmados quase sempre com uma única câmara, esta série destaca-se pela excelente interação entre as personagens, num elenco pouco conhecido mas de grande qualidade e onde a diversidade impera.

    Quando a série começou em 2005 a única “estrela” deste elenco era Steve Carell, que iria interpretar Michael Scott, a personagem principal. Mas é no seu “braço-direito”, Dwight Schrute, que queremos concentrar as nossas atenções. Dwight é uma daquelas pessoas a quem o chamado senso-comum não assiste e que não se destaca propriamente pelas suas capacidades de interação social. Estas vulnerabilidades acabam por deixá-lo exposto às partidas do seu maior rival no escritório, o engraçadinho Jim Halpert (um bom exemplo disto).
    Para além de ser um dos melhores representantes de vendas da Dunder Mifflin, Dwight é Assistente do Gerente Regional, Michael Scott. Mas este cargo não chega a Dwight, que se vê a si próprio como Gerente Regional Assistente e, consequentemente, como número 2 da divisão da Dunder Mifflin em Scranton. A aprovação de Michael leva Dwight a mover montanhas, encarando cada pedido do seu ídolo e modelo de sucesso como a prioridade número 1. Mas esta dedicação nem sempre é vista com bons olhos por Michael, que considera no mínimo exagerada a prontidão de Dwight para o servir, que, por outras palavras, se pode chamar de lamber as botas.

    Dono de uma personalidade narcisista, auto-suficiente e com um grande desejo pelo poder e controlo, Dwight esconde a sua inaptidão social na tentativa de racionalizar e de encontrar a resposta mais lógica para cada problema. No escritório, acaba por não ser levado a sério pelos colegas que não veem nele a autoridade que ele desejaria.
    Mesmo não sendo a estrela maior de ‘The Office’, cujo protagonismo é roubado por Steve Carell, Dwight oferece alguns dos momentos mais engraçados e hilariantes desta série de comédia, sobretudo nas cenas de interação com o seu arqui-inimigo Jim.

← Anterior (45)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário