15 de maio de 2015

Crítica: Avengers - Age of Ultron

Realizador: Joss Whedon
Argumento: Joss Whedon, Stan Lee, Jack Kirby
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, James Spader, Elizabeth Olsen, Aaron Taylor-Johnson
Classificação IMDb: 7.4 | Metascore: 66 | RottenTomatoes: 75%
Classificação Barba Por Fazer: 72

    A última aventura com selo Marvel estreou nas salas de cinema portuguesas no final do passado mês de Abril. Os Vingadores voltaram a juntar-se, embora sem o mesmo impacto e desmedido hype da primeira vez.
    A premissa desta vez é a seguinte: uma experiência de Tony Stark e Bruce Banner em busca de Inteligência Artificial dá para o torto e um suposto programa de defesa global chamado Ultron transforma-se no maior inimigo da Humanidade e do sexteto (Iron Man, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Hawkeye). "Age of Ultron" introduz ainda os irmãos gémeos Maximoff - o velocista Pietro, interpretado por Aaron Taylor-Johnson e mais conhecido como Quicksilver, e a telepata Wanda ou Scarlet Witch, a permitir à actriz Elizabeth Olsen marcar pontos.
    Nota-se um cuidado em 'Avengers: Age of Ultron' em virar os holofotes em alguns momentos para as personagens que ainda não tiveram, pelo menos na sua versão mais recente (senão Hulk não entraria neste critério) um filme seu. Hawkeye e a dupla Hulk/ Viúva Negra têm assim um lugar ao Sol, num filme que também introduz o super-herói Vision.
    Embora não se esperasse muito dele, o filme acaba por ser de certa forma uma desilusão, mesmo que qualquer filme Marvel gere sempre aquele entusiasmo por ser sempre uma nova página de BD e um conjunto de vinhetas por descobrir. A voz de James Spader (actor da série 'The Blacklist') como Ultron é uma aposta ganha, sem discussão, mas os 141 minutos de filme andam muito à volta do mesmo. Entretém, sim, mas não acrescenta valor nem se torna memorável. É inquestionável o Box Office do filme - qualquer filme Marvel ou DC actualmente gera expectativas e será rentável pela hábil comunicação e planeamento que ambas têm feito - mas comparando por exemplo com 'Guardians of the Galaxy' (agradável surpresa, beneficiado também pelo facto de não se esperar tanto) é inferior.
    A fórmula 'Avengers' mantém-se com o trabalho em equipa a ser a única solução depois de algum conflito e relutância, repleto de momentos para quebrar o gelo entre as personagens (o levantamento do martelo de Thor é um exemplo), mas não passa de apenas mais um filme do género. Não basta o conceito de os super-heróis estarem todos juntos no mesmo plano. Numa perspectiva pessoal - discutível, certamente - Aaron Taylor-Johnson (o jovem marido da senhora que realizou 'Fifty Shades of Grey') é um Quicksilver pior do que Evan Peters demonstrou ser em 'X-Men: Days of Future Past' e de uma forma geral Elizabeth Olsen acaba por ser quem mais beneficiou mediaticamente com esta experiência. E tem tudo para conseguir uma carreira bastante mais brilhante e relevante do que as suas irmãs Mary-Kate e Ashley. Com 26 anos, pode dizer-se que a sua carreira só começou a sério há quatro, quem a viu em 'Martha Marcy May Marlene' não duvida que esteja ali um bom futuro, com várias portas a abrirem-se em breve depois desta Scarlet Witch pela qual não é difícil desenvolver uma paixoneta.
    No final, abre-se o apetite para 'Captain America: Civil War', embora num futuro próximo os principais motivos de interesse sejam ver Benedict Cumberbatch como Dr. Strange e desvendar a identidade dos actores que se assumirão como novo Spider-Man (Asa Butterfield?) e Capitã Marvel. Isto falando em produções dos estúdios Marvel em parelha com a Disney, porque sob a alçada da FOX teremos a médio-prazo 'Fantastic Four', 'Deadpool' e 'X-Men: Apocalypse' (o elenco contará com novidades como Sophie Turner, Oscar Isaac, Kodi Smith-McPhee, Tye Sheridan e Olivia Munn).

1 comentários:

  1. Este é um dos melhores blockbusters do ano e recomendo vivamente este filme, oferece excelentes efeitos e um dos melhores vilões do cinema dos últimos tempos.
    5*
    Lê a análise completa a "Vingadores: A Era de Ultron" em http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2015/06/vingadores-era-de-ultron.html

    ResponderEliminar