9 de maio de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 39



Filme: 12 Angry Men
Actor: Henry Fonda

por Miguel Pontares

    Ao longo da vossa vida certamente já terão integrado um momento sociológico clássico - quando é pedida uma opinião ou feita uma votação, é muito fácil seguirmos a corrente e tomarmos como nossos os juízos da maioria. Os braços e mãos no ar sucedem-se, e a nossa tendência para a afiliação faz com que alguns deixem de usar a sua cabecinha.
    Posto isto, e tendo esta ideia presente, chegamos ao velhinho '12 Angry Men' de 1957. Um dos mais brilhantes Argumentos do Cinema, obra de Reginald Rose realizada por Sidney Lumet, limita-se quase em exclusivo (97% da duração do filme, provavelmente) a uma sala com 12 homens a discutir o destino de um rapaz de 18 anos.
    Depois de um julgamento com um jovem réu acusado de esfaquear o seu pai até à morte, o júri - composto por 12 homens - retira-se para uma sala, com o intuito de decidir se o jovem merece ser condenado à morte, ou absolvido.
    Desde a votação inicial até ao final do filme, o 8.º elemento do júri, interpretado pelo falecido Henry Fonda, emerge como o homem mais justo e racional, o único capaz de "chatear" o restante painel ao votar contra, inicialmente apenas por entender que a toda e qualquer vida é demasiado valiosa, merecendo, como tal, alguma discussão. O mais ponderado e consciente jurado não se deixa contagiar por preconceitos ou por razões anexas (um dos jurados quer "despachar" a votação por ter bilhetes para um jogo de basebol) e acaba por funcionar, ao longo do filme, como verdadeiro advogado de defesa do jovem arguido.
    Arquitecto de profissão, pouco sabemos em termos de background deste oitavo membro, mas pouco importa uma vez que um dos objectivos de '12 Angry Men' é precisamente o de demonstrar como 12 individualidades completamente diferentes podem, em determinadas circunstâncias, ter uma vida nas suas mãos e ditar o destino dessa vida durante 1 hora e meia, retomando depois os seus diversos caminhos. A personagem de Henry Fonda conta principalmente com a ajuda do 9.º jurado (no fim do filme conhecemo-lo como McCardle, ficando a saber que Davis é o nome da personagem de hoje) na construção de vários cenários e hipóteses, desconstruindo o caso ao mais ínfimo pormenor e demonstrando a existência de dúvida razoável no caso.
    '12 Angry Men' é a prova que um bom filme pode ter por base um argumento simples mas excelente, mantendo-se num curto espaço cénico mas explorando questões morais profundas. Este 8.º jurado vota "Inocente" por não poder afirmar com certezas que o rapaz é culpado, contribuindo para uma unanimidade forçada, e são vários os momentos em que o seu intelecto domina a sala: contagia os outros 11 homens, inflamando-os mas tirando o melhor do grupo para uma discussão saudável e conclusiva.
    Tanto o filme como este arquitecto, consciente e contra a corrente, são sinónimos de justiça, inteligência e ponderação. Numa época em que muitos dos filmes de hoje se valem de efeitos especiais e outros que tais, nada como um filme de 1957 para mostrar que bom cinema se pode fazer numa sala, com 12 homens à volta de uma mesa, em busca da verdade e reflectindo sobre o peso da vida.


← Anterior (40)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (38) →                                                                                                                                                                                      

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário