24 de maio de 2015

Prémios BPF Liga NOS 2014/ 15

    Terminou no dia de ontem uma das ligas mais disputadas dos últimos anos em Portugal. Enquanto alguns iam falando que era este ano, colocava-se a coroa a uns e fazia-se o funeral a outros. A verdade é que em campo tudo se provou diferente. O Sporting não conseguiu mais uma vez impor-se na luta pelo título, o Porto acabou por desiludir face ao investimento feito e o Benfica - que havia perdido vários dos jogadores mais importantes no início do campeonato - criou uma equipa bem unida e madura, que os próprios jogadores denominam como "família".
    Foi uma época com grandes craques, sendo que - em clubes mais inferiores - acabou por haver surpresas bastante positivas. Todavia, também é uma época (como tantas outras) em que dizemos «adeus» a jogadores de classe mundial por partirem para outros campeonatos. Sendo que apenas Danilo e Nani estão confirmados (Danilo ruma ao Real Madrid e Nani regressa a Manchester), é quase certo que Jackson Martinez, Nico Gaitán e Salvio partam para campeonatos mais competitivos ou para clubes com maior poder financeiro. Como o balanço do campeonato está para vir mais tarde, hoje damo-vos a conhecer o nosso 11 ideal da Liga NOS. Aqui ficam as nossas escolhas:
Guarda-Redes: Com a saída de Oblak - o nosso Guarda-redes do Ano na temporada transacta - afigurava-se difícil encontrar um substituto à altura no clube encarnado. Porém, Júlio César chegou e deu a segurança que o Benfica precisava na baliza, e que Artur não conseguiu dar. A segurança defensiva foi uma das imagens de marca deste Benfica 2014/15, com Júlio César a voltar assim aos momentos áureos que havia passado outrora. Passou um tempo complicado na sua carreira, mas conseguiu reerguer-se na baliza encarnada batendo aos pontos todos os outros guardiões da liga. E a verdade é que a Liga Portuguesa costuma ter a actuar excelentes guardiões nos diversos clubes. Contudo, este ano não foi bem assim. Matheus do Sporting de Braga foi uma das revelações. Começou como suplente do russo Kritciuk, mas depois de ter a sua oportunidade, jamais a largou tornando-se um dos melhores guarda-redes da Liga. Rui Patrício ficou aquém da temporada passada, mas ainda assim a bom nível, enquanto que Fabiano foi cumprindo com a sua função sem nunca fazer esquecer Hélton. Marafona completa o nosso lote de 5 jogadores tendo sido determinante na boa campanha do Moreirense.

Lateral Direito: Há quem dê o prémio a Danilo, mas nós julgamos que Maxi merece mais do que o brasileiro. Uma época brilhante do uruguaio que contrastou por completo com a do ano passado. Quando se pensava que o verdadeiro Maxi já não voltava mais, o número 14 do Benfica respondeu desta forma. Lateral goleador com 5 golos, muita raça, humildade e maturidade. Danilo vem logo atrás com mais uma excelente época (a sua melhor) ao serviço do FC Porto, onde mostrou que é um jogador de classe mundial. Bruno Gaspar foi uma das revelações deste ano ao ganhar o lugar de lateral direito na equipa de Rui Vitória exibindo-se sempre a bom nível. João Aurélio e Baiano foram os dois últimos jogadores por nós escolhidos, destacando-se nos seus clubes.
  
Defesa Central (Lado Dto.): Vital neste Benfica, Luisão é o nosso central do lado direito. Pode não ter a velocidade de outros, mas tem a essência do clube, a experiência necessária dentro de campo e acabou, mais uma vez, por ser a voz de comando da equipa. Fulcral, acaba por ser um treinador dentro de campo. Logo atrás surge Paulo Oliveira. Embora Marco Silva tivesse imensas dúvidas inicialmente sobre quais os centrais a utilizar, Paulo Oliveira deu a resposta quando lhe foi dada a oportunidade. Já tinha mostrado o seu valor no Vitória e este ano voltou a mostrá-lo no Sporting. Um dos melhores centrais portugueses da actualidade. Maicon - embora tenha tido altos e baixos - acabou por ser também ele um dos melhores centrais, enquanto que Aderlan Santos do Braga e Josué do Vitória formam o nosso lote.

Defesa Central (Lado Esq.): Sem sombra de dúvidas o Most Improved Player desta Liga NOS. Jardel foi um dos melhores jogadores da liga portuguesa e não percebemos como é que a imprensa portuguesa não lhe dá o mérito merecido. Jardel passou de dispensado a terceira opção e de terceira opção a titular indiscutível do Benfica. Um verdadeiro guerreiro dentro de campo. Lutou em todos os segundos dos jogos. Acabou por deixar, literalmente, sangue em campo em alguns jogos. E merece sem dúvida tudo o que lhe está a acontecer neste momento. De zero a herói, Jardel acabou por calar críticos e até os adeptos mais casmurros. Para nós - o melhor central da Liga NOS 2014/15. Logo atrás temos o central do Vitória - João Afonso. Outra das surpresas do campeonato, tendo formado com Josué uma das melhores duplas de centrais. Teve azar com a sua lesão, que acabou por coincidir com a fase mais negra da sua equipa. André Pinto e Gonçalo Brandão são mais dois centrais portugueses que mostraram o seu valor e o lote fecha-se com Marcano - após ganhar o lugar a Martins Indi, deu maior consistência ao eixo defensivo dos dragões.

Lateral Esquerdo: Não foi um excelente campeonato no que toca a defesas esquerdos. Contudo, Alex Sandro mostrou ser o melhor na sua posição. Exímio quer a defender quer a atacar, deu sempre profundidade ao corredor esquerdo onde acabou por ser mais um quebra-cabeças para as equipas adversárias face à sua elevada capacidade técnica. Logo a seguir surge o mal-amado Eliseu. Apesar de se notarem algumas lacunas defensivas, Eliseu acabou por ser determinante em alguns jogos decisivos do Benfica. Arrumou o jogo no Bessa e desbloqueou o jogo frente ao Moreirense na Luz. Tudo à lei da bomba. Quando faltava arte e engenho, Eliseu aparecia para salvar os encarnados. Jefferson - embora tenha partilhado o corredor com Jonathan Silva - foi sempre constante nas suas boas exibições, assim como Rúben Ferreira e Afonso Figueiredo (excelente revelação).

Médio Defensivo: O grego Samaris chegou ao Benfica contratado por 10 milhões e desde bem cedo se exigiu muito de si. As coisas não estavam a correr bem - devido à adaptação que teve que fazer em termos posicionais (uma das mais importantes para Jorge Jesus) - e acabou por ouvir alguns apupos. Porém, como o próprio referiu, isso serviu para o motivar e o que é certo é que se tornou naquilo que o clube precisava. Brilhante a recuperar bolas e a lançar o ataque, suplantou toda a concorrência facilmente com o trabalho que demonstrou em campo. Tem tudo para deixar uma marca forte na próxima época. Casemiro foi outro dos jogadores que deu nas vistas nesta posição e com estas boas exibições, é difícil que o Real Madrid o deixe por cá ficar. É certo que os espanhóis pretendem fazer um bom encaixe financeiro, mas terá o Porto capacidade para apresentar uma proposta que convença os madridistas? Danilo Pereira e Danilo foram dois jovens que acabaram por mostrar grande valor nos seus clubes e certamente darão o salto no próximo ano (ou pelo menos merecem que tal aconteça). Já William Carvalho ficou a anos-luz da temporada passada, mas ainda assim esteve a um bom nível. Caso seja transferido para outro campeonato, seria lógico e adequado os leões apostarem em Danilo Pereira.
Médio Centro: No ano passado ficou na sombra de Enzo Pérez, este ano o lugar é todo dele. André André foi um dos goleadores do Vitória, mas não se ficou por aí. Foi a alma do clube. Deu tudo em campo e lutou por cada centímetro de relva. Bom a recuperar bolas e a fazer jogar, André André acabou o jogo frente ao Benfica em lágrimas. Demonstrando assim o que é que o clube simboliza para si e também o culminar de mais uma grande época do Vitória com muito trabalho e muito suor. Ao que tudo indica, parte para a cidade invicta ou para o futebol espanhol. Pizzi foi outro dos médios que acabou por se destacar fazendo, a espaços, esquecer Enzo Pérez. Começou a época não sendo opção (a recuperar de uma lesão), mas com o tempo relegou o goleador Talisca para o banco e começou a fazer jogar a equipa encarnada. A capacidade técnica esteve sempre lá mas com o ano vindouro certamente melhorará outros aspectos do seu jogo, moldando-se às exigências da posição. Herrera foi outro jogador dos dragões que foi extremamente importante para a equipa. O motor mexicano não é dos jogadores que mais se fazem notar, mas foi fulcral na construção ofensiva da equipa. João Mário e Rúben Micael preenchem o lote de 5, exibindo-se também a um muito bom nível.

Extremo Direito: Começando as posições dos craques, a primeira é liderada por Salvio. O argentino do Benfica foi um dos motores atacantes das águias onde se apresentou sempre forte no um-para-um, mas também com uma particularidade especial - a fome de golo. Não é assim tão comum, embora se procure cada vez mais, um extremo que persiga tanto o golo como Salvio o faz. Um misto de força, técnica e paixão que nos levaram a escolhê-lo. Carrillo mostrou maior maturidade este ano ao ser mais regular ao longo do campeonato. Desequilibrador nato, foi uma das peças mais importantes da equipa do Sporting. Já Ricardo Quaresma parecia ser mal-amado por Lopetegui, mas foi mostrando que merecia estar no onze sempre que o treinador lhe deu oportunidade. Após a lesão de Tello, foi inclusive o jogador mais influente da equipa a par de Jackson. Pardo e Ukra foram outros dois jogadores que acabaram por fazer uma época muito boa.
Extremo Esquerdo: Não há muitas palavras que possam descrever a genialidade de Nico Gaitán. O melhor jogador do campeonato português. Um pé esquerdo fabuloso e uma classe do outro mundo. Nico perfumou os relvados de Norte a Sul com um excelente futebol e, quando não jogou, a equipa ressentiu-se automaticamente da sua ausência. Prepara-se para dar o salto para outro campeonato e ao que tudo indica será o campeonato inglês. Embora seja uma pena ver mais um jogador da categoria de Gaitán partir do nosso campeonato, temos que admitir que este merece jogar no melhor campeonato do mundo. Brahimi não foi tão regular mas mostrou sempre um futebol de grande nível ao ser um dos desequilibradores do Porto. Arranjava sempre maneira de passar pelos adversários, embora tenha descido de forma depois da CAN. Nani é indiscutivelmente um dos melhores jogadores da Liga NOS e só enriqueceu a nossa liga com a sua chegada. Se o Sporting mantivesse a boa campanha, talvez Nani fosse mais determinante. Contudo, acabou por seguir a forma e o nível da sua equipa, não a conseguindo inspirar tantas vezes como se pedia. Marco Matias foi o goleador do Nacional e o melhor marcador português do campeonato, mostrando uma enorme evolução, e Miguel Rosa manteve-se a bom nível.
Segundo Avançado/ "10": Aqui juntámos a posição de Segundo Avançado e Número 10 para que pudesse ser compatível com todas as tácticas dos clubes e para não deixarmos nenhum jogador de fora. E aqui não há muito que se diga... Jonas chegou e ganhou. Injustiçado na derradeira jornada do campeonato com um golo mal anulado, poderia ter roubado o estatuto de Melhor Marcador e a "Bola de Prata" ao colombiano Jackson, já que estava a apenas 1 golo e tinha menos minutos jogados. Jonas chegou a custo zero, quando já decorria o mês de Setembro, e muitos adeptos torceram o nariz. Mas rapidamente conquistou todos os amantes de futebol com uma classe fenomenal e um sentido de golo que é raro encontrar. Merecia ser o melhor marcador, mas não foi possível. Óliver Torres dificilmente ficará no Dragão na próxima época. Depois de se ter exibido ao longo do campeonato a um excelente nível, Diego Simeone poderá querer dar-lhe uma oportunidade no clube colchonero. Diego Lopes é um 10 puro que já é raro encontrar no futebol actual, jogou e fez jogar este Rio Ave de Pedro Martins. Montero acabou por ser um dos jogadores que mais deu ao Sporting (especialmente na recta final), enquanto que Talisca foi o talismã o Benfica nos primeiros jogos do campeonato.
Ponta de Lança: Como jogador mais adiantado temos Cha-Cha-Cha. Jackson Martínez terminou o campeonato como Melhor Marcador da liga e foi, de longe, o melhor jogador do FC Porto em todo o campeonato. Assumiu a braçadeira de capitão e nos jogos em que a equipa apresentou um futebol mastigado, foi sempre Jackson a pegar no esférico, tentando mudar a história do jogo. Um misto de força, explosão e técnica, Jackson Martínez foi um 31 para todas as defesas, e cairia que nem ginjas no futebol do Arsenal. Logo atrás do colombiano surge Lima. Teve um jejum de golos durante algum tempo, mas nunca desesperou. Embora já ouvisse apupos dos adeptos, Lima foi sempre fulcral na equipa. Trabalhou bastante ao vir atrás buscar jogo e acabou por se sagrar 3.º melhor marcador ficando muito perto de Jonas e Jackson. Bruno Moreira e Zé Luís foram as surpresas atacantes deste campeonato. Os goleadores improváveis (especialmente Zé Luís que chegou a relegar Éder para o banco). O poderoso Slimani completa o lote.

    Para Jogador do Ano, confessamos que tivemos bastantes dúvidas... Num lote que engloba 4 benfiquistas, 1 portista e 1 vitoriano, o prémio seria sempre entregue a 1 de dois jogadores encarnados: Jonas ou Gaitán. É certo e sabido que Jonas foi fulcral neste Benfica ao ser o goleador de serviço. Inventou jogadas e golos. Espalhou pormenores de classe e foi talvez dos jogadores mais fantásticos do campeonato. Mas há Gaitán. O argentino acaba por simbolizar a época da águia. Sem ele, a equipa perdeu sempre gás, inspiração, a luz do seu 10. Sem ele não há a mesma criatividade e nota artística. Nico espalhou a sua magia por Portugal inteiro e foi nos seus pés que se iniciaram tantas e tantas jogadas de perigo. Gaitán, pela 1.ª vez uma época inteira regular a um nível altíssimo, percebeu sempre o que os seus companheiros iriam fazer, e isso só os grandes são capazes de fazer. 
    Jackson Martínez foi o jogador mais importante dos dragões. No ano passado tinha ficado aquém das suas capacidades, mas este ano mostrou o seu verdadeiro valor. Com golos de todas as maneiras e feitos, foi uma autêntica seta apontada à baliza adversária e não só... Trabalhou e muito para a equipa, porque é sem dúvida um avançado de topo. Jardel foi o melhor central da liga portuguesa de caras, calando todas as críticas que lhe fizeram. Foi um ano de afirmação e o brasileiro merecia isto. Teremos futuro substituto de Luisão? 
    André André foi o coração do Vitória de Guimarães. Mostrou uma entrega fascinante em todos os jogos do campeonato, acabando por ser vital na excelente campanha da sua equipa e tornando-se um dos melhores jogadores deste campeonato. Por fim - apesar de ter sido mal-amado durante grande parte do campeonato -, quem percebe de futebol sabe ver que um avançado não se traduz exclusivamente no número de golos. Apesar de Lima ser o terceiro melhor marcador do campeonato, teve algum tempo sem marcar causando inquietação perante os adeptos. Verdade irrefutável: foi importantíssimo na construção atacante da equipa, e o entendimento que tem com o companheiro Jonas não tem preço.

    No Barba Por Fazer consideramos candidatos ao prémio de "Jovem Jogador do Ano" jogadores até aos 22 anos de idade e, assim, o sucessor de William Carvalho é o espanhol Óliver Torres. O pequeno e criativo jogador, emprestado pelo Atlético Madrid ao Porto, é daqueles que não engana. Quando se vê um jogador em tão tenra idade a apresentar a maturidade que Óliver apresenta, sem nunca se esconder do jogo, é inequívoco que está ali um futuro craque. Para além de Óliver, a dupla canarinha do Braga - Matheus e Danilo - somou pontos na sua 1.ª época na Europa, e o benfiquista Talisca terminou a temporada com 9 golos marcados (uma excelente marca para um jovem de 21 anos recém-chegado ao futebol português). Para os restantes dois lugares havia vários candidatos mas optámos por destacar Iuri Medeiros (muita qualidade técnica, a justificar aposta por parte do Sporting) e Sturgeon, um dos jogadores que mais evoluiu no clube da Cruz de Cristo. Rúben Neves poderia figurar neste conjunto se tivesse sido aposta com maior regularidade, Bernard Mensah perdeu algum fulgor ao longo da época, Hassan não fez mais do que os 5 eleitos e a elementos como Lucas João e Tobias Figueiredo faltou maior regularidade. Quem sabe se em 2015/ 16 não estarão aqui jogadores como Gonçalo Guedes, Rúben Neves, Jonathan Rodríguez, Diogo Jota ou Dálcio... 

Treinador do Ano: Chegando à categoria dos técnicos, a dificuldade foi muita devido ao excelente trabalho de vários treinadores da presente Liga. Todos eles portugueses. Jorge Jesus é o nosso eleito, mesmo não gostando nós de eleger o mesmo Treinador 2 anos consecutivos. Depois de perder algumas das pedras mais preciosas do seu plantel, Jesus viu-se obrigado a reconstruir o Benfica. E mais uma vez conseguiu. Criou uma equipa unida, madura, consciente das suas forças e fraquezas, derrotando os nomes sonantes contratados pelo Porto. Potenciou e trabalhou jogadores como Samaris, Pizzi e Jardel e ainda teve em Jonas uma aposta ganha. É sem dúvida a melhor opção para o Benfica a longo-prazo, mas para isso é preciso haver entendimento entre as partes. Terá a boa relação entre Jesus e Luís Filipe Vieira continuidade? Se não tiver, um dos nomes falados é Rui Vitória. O técnico português, fez mais uma vez omeletes sem ovos. Com pouco dinheiro para investir no plantel e depois de perder algumas das pedras mais preciosas, Rui Vitória conseguiu construir uma equipa jovem mas ambiciosa, capaz de praticar um excelente futebol. Ainda assim, à sua frente colocamos Petit. Todos davam o Boavista como morto, mas Petit foi ganhando pontos aos poucos. Foi vencendo partidas (muitas delas perto do fim), mesmo que para isso tenha apostado num futebol mais defensivo. Só que não tendo, nem de perto nem de longe, tão bons recursos como outros clubes, Petit acabou por surpreender tudo e todos ao fazer permanecer o Boavista na Liga NOS. Um petit milagre. Miguel Leal fez um excelente trabalho no Moreirense (equipa organizada e impecável do ponto de vista defensivo) e Lito Vidigal colocou o Belenenses no lugar em que merece estar - a jogar bom futebol e na Europa -, antes de ser despedido.

Clube-Sensação: Vit. Guimarães
Desilusão: Estoril
Most Improved Player: 1. Jardel, 2. Danilo Pereira, 3. Pizzi
Reforço do Ano: Jonas (Benfica)
Flop do Ano: Adrián López (Porto)
Melhor Golo: Nani (Sporting 2 - 0 Gil Vicente) (Link)



0 comentários:

Enviar um comentário