4 de maio de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 41


Filme: Cidade de Deus
Actor: Leandro Firmino

por Miguel Pontares

Ora bem, senhoras e senhores, cá está a única personagem entre as 100 que fala português.
    Fernando Meirelles contou ao mundo a história da 'Cidade de Deus' em 2002, num projecto social brutal, sincero (muitos dos actores eram moradores de favelas) e sempre pertinente.
    A história que tem como personagem central Buscapé conseguiu explorar o coração do Brasil, tocando no coração de todos nós ao longo de 3 décadas de crime organizado.
    Aos 18 anos, Zé Pequeno já era o criminoso mais respeitado na Cidade de Deus, e um dos mais procurados no Rio de Janeiro. E antes, tinha sido o pequeno mas diabólico Dadinho (Dadinho é o caralho, meu nome agora é Zé Pequeno). Um dos momentos que nos acordam para a personagem é sem dúvida quando se confirma que fora ele, em tenra idade e com dentes de leite na boca, o responsável pelo violento massacre no bordel assaltado por Cabeleira, Marreco e Alicate.
    Nesta 'Cidade de Deus', aterradora pela forma como expôs a infância com uma arma na mão mas também vítima dela, há várias personagens enigmáticas. Mané Galinha (o incontornável Seu Jorge), Bené e Zé Pequeno serão possivelmente as três melhores. Todos com um fim marcante, mas com trajectos diferentes. Nenhum teve a capacidade de Buscapé em manter a cabeça baixa (a sua escolha final enquanto fotógrafo reforça essa noção e conhecimento do que o manteria seguro) e o cadastro limpo, mas Mané Galinha foi um homem com integridade durante o fogo cruzado, e Bené - o braço direito de Zé Pequeno - sempre teve aquela postura cool, capaz de abrandar os instintos sádicos do amigo de longa data.
    'Cidade de Deus' é muitas vezes descrito como o filme em que dois miúdos crescem tomando caminhos bem diferentes: um (Buscapé) vira fotógrafo, e o outro traficante de droga. E embora Mané Galinha seja a personagem mais fácil de gostar no filme, Zé Pequeno é a fotografia perfeita da Cidade. A cena no bordel enquanto devia estar apenas de vigia, o despique com Mané Galinha e a amizade com Bené (o único indicador da sua humanidade) são alguns dos vários pontos-chave de uma personagem que em pequeno almejava ter o seu próprio império, vivendo e conhecendo desde bem cedo uma realidade em que o crime e a corrupção eram a moeda de troca, e a droga o garante de ascensão no elevador social.
    A interpretação de Leandro Firmino da Hora, que pretendia seguir a vida militar até um amigo insistir para ele prestar provas no casting de Fernando Meirelles, é um dos pontos de interesse num filme com um Argumento que nos faz crescer com o crime. O fim da personagem não podia ser mais adequado - protegido pela polícia corrupta mas seguidamente cercado e vítima de um tiroteio imparável por parte de um conjunto de crianças nada diferentes do que ele fora outrora. E claro que não faltavam motivos de vingança aos miúdos do Caixa Baixa depois de Zé Pequeno lhes ter "enviado uma mensagem" numa das cenas mais perturbadoras do Cinema nas últimas décadas.       


← Anterior (42)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (40) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário