30 de maio de 2015

Sporting 2015/ 16: Vender, Rentabilizar e Potenciar

Começámos com o Porto, continuamos com o Sporting. Com o final da Liga NOS 2014/ 15 demos início ao "jogo" do mercado de transferências. Limpámos o pó que cobria a nossa bola de cristal e achámos engraçado projectar a constituição dos 3 "grandes". Assim, desenhámos um ponto de equilíbrio entre o que é provável acontecer neste Verão e as medidas (ou contratações) que sugeríamos para tentarem ir de encontro aos seus objectivos. Os plantéis que encontrarem nestas rubricas são ficcionais, fruto da nossa imaginação, mas construídos com base nos anos de futebol que já levamos, conhecendo as equipas e os perfis de contratação/ prospecção tidos em conta na sua tomada de decisão.
    Marco Silva: sim ou não? Esse é o ponto de partida do Verão leonino. Por vários indicadores, suspeitamos que o jovem técnico não continuará no banco do Sporting, optando Bruno de Carvalho por um treinador bem sucedido internamente - Paulo Fonseca emerge como eventual favorito, acompanhado por Rui Vitória, embora o treinador do Vit. Guimarães tenha alegadamente um acordo apalavrado com o presidente do Benfica na eventualidade de Jorge Jesus não continuar. Desconhecemos quão atraído se sentiria um treinador por exemplo como Paulo Sousa pelo projecto do Sporting. O plantel 2015/ 16 do Sporting não terá Nani e possivelmente não terá também William Carvalho. Os leões teriam realizado um encaixe superior há 1 ano atrás, mas é provável que seja desta que o 14 do Sporting dá o salto. De resto, parece lógico que o Sporting adopte a seguinte postura: realizar encaixes com alguns jogadores que têm mercado (William, Mané, Slimani, Cédric e Jefferson), encontrando ainda soluções para casos como Capel e André Martins. A partir daí, o clube de Alvalade deve reestruturar-se com elementos que já integram os quadros do clube, reforçando-se depois em posições-chave.

O Plantel

Guarda-Redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck, Luís Ribeiro
    Sempre que uma época termina, é normal falar-se numa saída de Rui Patrício. Contudo, até à data não se falou em nenhuma possibilidade do nº 1 de Alvalade rumar a outros campeonatos e o mais provável é que continue no clube que o formou. E é um pouco como os restantes dois jogadores desta posição. Com Boeck a servir de alternativa a Patrício e com o jovem Luís Ribeiro a continuar a treinar com a equipa principal. Não é de todo uma posição que necessita de ser reforçada, mas sim mantida.

Defesas: Miguel Lopes, Ricardo Esgaio; Paulo Oliveira, Ewerton, Tobias Figueiredo, Bruno Uvini (Nápoles); Jonathan Silva, Afonso Figueiredo (Boavista)
    Com a saída iminente de Cédric e Jefferson, a defesa leonina tem que efectuar algumas mudanças. Não tantas como se pensa, na verdade. Com as saídas dos influentes jogadores, o Sporting deveria - no nosso entender - apostar em dois valores que já se encontram dentro de portas: Miguel Lopes (Direita) e Jonathan Silva (Esquerda). Quando foram chamados a jogo, ambos responderam de forma bastante positiva e no nosso parecer merecem a confiança dos dirigentes. Ainda nas laterais, Esgaio será uma boa alternativa a Miguel, enquanto que para a esquerda aconselharíamos a compra de Afonso Figueiredo, do Boavista, fazendo assim regressar um jogador da Academia a casa, após a boa época que fez nos axadrezados. No eixo defensivo, Sarr - não tendo mostrado valor suficiente para jogar de leão ao peito - tem as portas abertas e Uvini provavelmente chegará proveniente do Nápoles num namoro que já se afigura longo. Ewerton deverá ficar em definitivo nos verde e brancos, enquanto que Paulo Oliveira e Tobias Figueiredo terão toda a confiança do próximo treinador, certamente. Especialmente o primeiro que será o patrão da defesa leonina.

Médios: Danilo Pereira (Marítimo), Wallyson, Adrien Silva, João Mário, Filipe Chaby, Labyad, Matheus Pereira
    Acreditando nós que este é o Verão no qual William Carvalho deixa o futebol português, a incrível temporada de Danilo Pereira ao serviço do Marítimo terá sido mais do que suficiente para o colocar como um sucessor legítimo do pêndulo do meio-campo leonino. Wallyson demonstrou no Sporting B que merece ser opção, e de 2014/ 15 é importante que transitem Adrien Silva e sobretudo João Mário. Por fim, parecem já ter sido dados os primeiros passos entre Labyad e o Sporting para que o marroquino faça parte do plantel, e da nossa parte achamos que o miúdo Filipe Chaby (emprestado ao União da Madeira) tem talento para crescer apoiado pelo clube onde está desde 2006. Matheus Pereira precisa da chamada à equipa A como estímulo e, embora não o coloquemos, acreditamos que o escocês Gauld poderá ser aposta - forçada pelo presidente - na época vindoura, mas pelo pouco que fez no Sporting B não justificava o salto.


Extremos: Carrillo, Bryan Ruiz (Fulham), Dorin Rotariu (Dínamo Bucareste), Iuri Medeiros, Gelson Martins
    Nesta nova época não haverá Nani e provavelmente não haverá Carlos Mané, cuja preponderância poderia ser finalmente significativa. Carrillo surge assim como uma das grandes figuras deste Sporting 15/ 16, e tudo leva a crer que os leões tentarão atrair um jogador reputado e com técnica mas que esteja numa curva descendente na sua carreira. Neste cenário, acreditamos que seja possível o Sporting garantir o costa-riquenho Bryan Ruiz. Resta saber se Alvalade receberá o jogador que contribuiu para o bom Mundial 2014 da sua Selecção ou o jogador que tem ficado aquém daquilo que pode dar em vários clubes. Depois, é mais ou menos lógico que um clube que tantos extremos já deu ao futebol continue a apostar na Academia, aproveitando os frutos das últimas gerações com qualidade regular e abundante. Matheus Pereira precisa da chamada à equipa A como estímulo, e os miúdos Iuri Medeiros e Gelson Martins devem também contar. Sobretudo Iuri, que se destacou no período em que esteve emprestado ao Arouca. Capaz de contar para extremo-esquerdo e para a frente de ataque sugeríamos a contratação de Rotariu, romeno de 19 anos que por várias vezes foi associado ao Sporting.


Avançados: Robert Berić (Rapid Viena), Fredy Montero, Diego Rubio
    Uma vez que o argelino Slimani é um jogador com algum mercado, mais valorizado no pós-Mundial 2014, acreditamos que será transferido. A continuidade de Fredy Montero é importante, mas os leões precisam de ir ao mercado para encontrar um avançado que se enquadre no modelo de jogo, finalizando com qualidade e tendo números. Nesse sentido, a nossa aposta seria o esloveno Robert Berić, 2.º melhor marcador da Liga Austríaca - atrás de Jonathan Soriano - com 24 golos apontados ao serviço do Rapid Viena. As características de Berić vão ao encontro do que a posição pede, e a fechar o lote de avançados está Diego Rubio. O chileno marcou golos pela equipa B e adequa-se enquanto 3.ª opção.


O que muda? A esperança do Sporting, clube que enveredou mais cedo numa cruzada de contenção de despesas e corte nos "extras", será Benfica e Porto sub-desenvolverem-se nos próximos anos, por via da proibição dos Fundos. No entanto, as negociatas no futebol arranjam sempre maneira de se realizarem, e caso águias e dragões se vejam cada vez mais obrigados a apostar na formação, têm trabalhado bem nos últimos anos para preparar a chegada desse momento. Más notícias para o Sporting, que na próxima época terá que tentar integrar verdadeiramente a luta pelo título, sem ser uma "ilha" entre os 2 primeiros e o resto do campeonato.
    A nossa leitura é a de que Marco Silva não continuará, surgindo Paulo Fonseca (não pode trazer Seri consigo, mas pode arriscar em Diogo Jota) como um possível substituto. Bruno de Carvalho deve aprender em que áreas e momentos do clube se deve ou não intrometer, e um treinador como Paulo Fonseca beneficiaria com o grau de exigências e expectativas do clube verde-e-branco. O mote "vender, rentabilizar e potenciar" deve ser a premissa seguida, e do ponto de vista táctico o Sporting deve ser mais ambicioso na Liga NOS, jogando em casa com 2 homens mais adiantados contra adversários mais fracos, e beneficiando do facto de ter vários extremos e médios ofensivos capazes de se camuflar em vários modelos.


A Formação: Por contraste com o seu passado recente e com a actualidade, e ao contrário de Benfica e Porto, é hoje em dia mais difícil identificar craques leoninos prontos para renderem a médio-prazo. Embora nos plantéis que estamos a apresentar para os 3 grandes o Sporting seja de longe o que aposta mais no jogador formado no clube, essa realidade poderá não perdurar muito. Enumeramos menos jogadores da Formação neste separador, relativamente a Porto e Benfica, porque muitos já estão no plantel (Esgaio, Tobias, Wallyson, Matheus Pereira, Chaby, Iuri e Gelson Martins como elementos mais novos dos formados no clube). Assim, para elementos como Daniel Podence e Domingos Duarte seria benéfico um empréstimo a uma equipa da Liga NOS, mantendo-se a equipa B como local de desenvolvimento para João Palhinha, Rafael Barbosa e José Postiga.

0 comentários:

Enviar um comentário