25 de maio de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 33



Filme: Drive
Actor: Ryan Gosling

por Tiago Moreira

    Hoje estamos perante um filme que é uma das melhores obras de arte dos últimos anos. Foi lançado em 2011 e realizado por Nicolas Winding Refn. A estrela escolhida para a personagem hoje por nós escrita foi Ryan Gosling. Um elenco que contou ainda com Bryan Cranston e Carey Mulligan.
    O filme passou um pouco despercebido e até nos cinemas portugueses acabou por ficar naquelas salas mais pequenas. Não é um filme para todos, compreendo isso. Eu achei fenomenal. O enredo não tem muitos diálogos e alguns poderão achar um filme enfadonho. Contudo, a interpretação de Gosling e Carey foi fabulosa. Com escassas falas, acabaram por transmitir todo o tipo de emoções com comunicação não-verbal. Basearam-se muito nos olhares e na própria postura que apresentavam nos diversos momentos do filme. A banda-sonora é simplesmente genial e completa na perfeição os devidos momentos. Não só deveria ter sido nomeada para Óscar, como deveria ter ganho suplantando - por exemplo - o vencedor "The Artist". 
    A nossa personagem não tem nome. É apenas conhecida como Driver. Logo aqui conseguimos perceber o quão escassos são as falas, como anteriormente referi. Gosling é um duplo de cinema especializado em condução, mas também usa as suas habilidades para servir de condutor em actos ilegais - como assaltos. Tenta afastar-se um pouco dessa vida e acaba por mudar de cidade e trabalhar numa oficina. Contudo, inesperadamente conhece Irene (Carey Mulligan) por quem acaba por se apaixonar. Juntos têm momentos bastante intensos, mas a vida de Irene também não é das melhores. Não necessariamente por sua causa, mas pelo seu marido que esteve preso e de quem tem medo. Gosling acaba por se meter numa situação complicada por causa de Irene e seu filho.
    Uma brilhante actuação de Ryan Gosling que com pouco diálogo conseguiu arrancar aplausos do Festival de Cannes. Sempre frio e respeitador, acaba por derreter um pouco ao conhecer Irene. Podemos ser frios com praticamente toda a gente... Mas quando a paixão aparece, o controlo das emoções já não nos pertence. Quando se gosta, gosta-se e pronto. Não é algo que se consiga explicar. E ainda bem. São estas pequenas coisas que nos fazem sentir vivos.


← Anterior (34)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (32) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário