5 de março de 2014

Ronaldo ultrapassa Pauleta e Portugal descasca Camarões (5-1)

 Portugal 5 - 1 Camarões  (Ronaldo 21' 83', Meireles 66', Coentrão 67', Edinho 77'; Aboubakar 43')

    E aos 110 jogos pela Selecção, Ronaldo chegou aos 49 golos, tornando-se com o bis desta noite o melhor marcador de sempre de Portugal. O objectivo deste amigável era preparar a Selecção para o confronto com o Gana (embora o Gana tenha um colectivo muito mais forte e seja uma selecção com cultura e futebol mais "europeus") e Portugal conseguiu um resultado folgado, graças a uma 2.ª parte onde tudo saiu bem.
    Paulo Bento fez o que devia fazer sempre nestes amigáveis (e mesmo nas fases de apuramento, nos jogos menos complicados) e lançou de início os jovens William Carvalho, Rafa e Ivan Cavaleiro, os 2 últimos em estreia absoluta. Nos primeiros minutos Rafa foi mesmo um dos elementos em destaque na nossa Selecção, com vários pormenores ao nível do que nos habituou no Braga, e com uma enorme vontade de mostrar serviço, sem acusar o peso da camisola das Quinas. Com uma frente muito móvel (formada por Ronaldo, Rafa e Cavaleiro) Portugal chegou ao golo aos 21' com o inevitável Cristiano Ronaldo a tornar-se, de forma isolada, o melhor marcador de sempre de Portugal. Moutinho desmarcou João Pereira no flanco direito e o lateral, que hoje esteve em grande nível, cruzou atrasado para onde estava Ronaldo. O resto foi a classe e experiência do melhor do mundo. Ronaldo rematou de forma fulminante, num golo simples, mas facilitado pela sua brilhante recepção. A 1.ª parte tornou-se então relativamente "quezilenta" com os jogadores dos Camarões, incomodados também com algumas maldades de Fábio Coentrão. Os jogadores africanos foram construindo algumas jogadas de perigo e marcaram aos 43' com Aboubakar (mostrou qualidade enquanto esteve em campo) a receber uma bola - estava no limite do fora-de-jogo, talvez posto em jogo por Coentrão - e a rematar, fazendo a bola passar entre as pernas de Beto. Os últimos momentos relevantes da 1.ª parte tiveram em Neto o seu protagonista ao impedir por 2 ocasiões que os Camarões criassem perigo.
    Ao intervalo Paulo Bento trocou Rafa (merecia mais minutos) e Beto por Edinho e Eduardo e progressivamente Portugal foi crescendo. O guardião Assembé começou então a tornar-se figura de destaque ao conseguir várias defesas, mas nada podia fazer quando um defesa saiu entregou a bola a Raúl Meireles que, à entrada da área, recolocou Portugal na frente. Para o alegre público em Leiria só foi preciso então esperar mais 1 minuto para ver novo golo. Numa jogada em velocidade-cruzeiro, Meireles descobriu Ivan Cavaleiro, o "Sturridge" português temporizou e desmarcou Fábio Coentrão, acabando o lateral esquerdo por rematar de forma certeira. Portugal manteve-se por cima no jogo e até ao final existiu quando Ronaldo existiu. O capitão português esteve na origem do golo de Edinho, rematando e possibilitando a recarga do avançado, e fez ele próprio o 5-1 final num remate oportuno depois de uma jogada com Antunes. Vitória justa, expressiva e um teste encarado da forma correcta, rumo ao Mundial do Brasil.

    Tudo é mais simples quando se tem o melhor jogador do mundo, mas tudo é também mais fácil quando se consegue ter sangue fresco e juventude, jogadores a quererem mostrar serviço e agarrar oportunidades. William Carvalho esteve abaixo do seu nível e regularidade habituais, fez muitas faltas, acusou algum desnorte em alguns momentos - muito raro nele - mas é a melhor solução para a posição 6. Há muitos jogadores com os pés do médio do Sporting, mas muito poucos com a sua cabeça. Enquanto não se acrescenta Fernando (que há pouco tempo dizia que o seu sonho era representar o Brasil) à equação, esperemos que William seja titular no Brasil e seria inteligente da parte do Sporting só o negociar após a competição. Tanto que ajudará ter William a jogar sistematicamente curto e simples, tanto como um pé como com o outro. William será presença garantida no lote de 23, bem como Rafa, muito provavelmente. O criativo do Braga mostrou hoje nos 45 minutos que teve que é uma opção válida, um jogador com um ADN diferente e bastar-lhe-á manter o nível dos últimos meses para aspirar a estar no Brasil. O caso de Ivan Cavaleiro será mais delicado, embora fosse facilmente resolvido se o Benfica apostasse mais nele nesta recta final de época. Com Bruma no "estaleiro", Nani sem andamento e a falta de opções ofensivas (Hugo Almeida, Postiga e Nélson Oliveira, por diferentes razões, não são indiscutíveis) Cavaleiro ainda pode sonhar. E Edinho ainda mais hipóteses terá neste contexto.

    De resto, Neto hoje esteve imperial e assumiu-se como o patrão da defesa na ausência de Pepe e Bruno Alves. Se será ou não o sucessor de Garay ninguém sabe, mas embora tenha iniciado o jogo com 1 ou 2 falhas, depois brilhou e fez até lembrar Ricardo Carvalho num ou outro momento. Para Paulo Bento os 4 centrais parecem sair do lote Pepe, B. Alves, Neto, Rolando, R. Costa; no entanto embora os 3 primeiros sejam opções correctas, o último lugar deveria sim ficar entregue a José Fonte ou Paulo Oliveira. Infelizmente, Fonte parece não contar, tal como Adrien, que merecia muito mais ter estado hoje presente do que Josué. Dois jogadores que podem jogar na posição Moutinho, embora Portugal tenha que começar a trabalhar-se para nos próximos anos ter um jogador mais criativo no trio de meio-campo, como antes tinha Rui Costa ou Deco. Isto porque os próximos anos trarão à nossa Selecção 2 talentos ímpares chamados Bernardo Silva e Rony Lopes. Os laterais de Portugal estiveram hoje em excelente plano, com muita profundidade e a fazer praticamente tudo bem e, por fim, Cristiano Ronaldo foi o homem do jogo. Só o futuro dirá os números em que ficarão tabelados os seus recordes, tanto de jogos pela Selecção, como de golos.

Barba Por Fazer do Jogo: Cristiano Ronaldo (Portugal)
Outros Destaques: João Pereira, Coentrão, Neto; Aboubakar

0 comentários:

Enviar um comentário