17 de março de 2014

A caminho dos milhões

Sporting CP    1 - 0    FC Porto (Slimani 53')

    Noite de clássico e perspectivava-se um grande embate para a luta do segundo lugar do campeonato. A boa segunda parte do Sporting arrumou um Porto sem ideias de jogo, mas - se nos basearmos nos argumentos tão rectilíneos encabeçados por Bruno de Carvalho - o Sporting acaba por ser beneficiado levando para casa 2 pontos a mais e o Porto acaba por ser prejudicado levando menos 1 ponto. É verdade... O único golo da partida marcado por Slimani é precedido de fora-de-jogo de André Martins. Leonardo Jardim reagiu ao lance com: «O André está deslocado, apesar de ser uma questão mínima. É um erro como outros, que pode acontecer.» - denota-se alguma hipocrisia tendo em conta os seus comentários no jogo da semana passada. Quando se perdem pontos fala-se dum recorde mundial de golos anulados. Quando se ganham pontos com um golo irregular fala-se num «acontece a todos». Comentários escusados quando se sabe que no futebol português há sempre casos contra e casos a favor, muito por culpa - na grande maioria das vezes - incompetência das arbitragens. E isto somos nós a querer acreditar na saúde do Futebol Nacional. Contudo, Luís Castro deu a volta ao resultado no que toca à hipocrisia soltando um - «O nosso mundo é nas quatro linhas, há muitas coisas que se passam à volta que não têm nada a ver com o jogo»... Palavras para quê? Tais afirmações saídas de um portista são claramente material com teor humorístico.
    Posto isto, vamos ao jogo propriamente dito que é o que realmente interessa. O Sporting arrumou por completo a equipa do Porto e só não fez mais golos porque não teve a frieza necessária nos momentos oportunos. 
    A primeira parte não foi ao nível destas duas grandes equipas e apenas se traduziu em alguns rasgos de génio de Ricardo Quaresma. O primeiro foi aos 16 minutos onde o português - lançado por Alex Sandro -com uma recepção orientada e uma mudança de trajectória deixou Cédric para trás, tirou um cruzamento de letra a transbordar classe descobrindo Varela ao segundo poste. Varela rematou de primeira para grande defesa de Patrício. Aos 29, Quaresma quis tentar de novo um golo de levantar o estádio, mas a bola embate na barra. Remate vindo do canto esquerdo da área de Patrício, de resto, um local já cómodo para o extremo fazer enormes golos. A terminar a primeira parte um centro milimétrico de Danilo da direita que Jackson desperdiçou atirando ao lado quando já só tinha Rui Patrício pela frente. Uma primeira parte com um Sporting a precisar de mais acutilância no ataque e com um porto a traduzir-se - novamente - em momentos Quaresma.
    Para a segunda parte o Sporting encheu o campo e essa acutilância que vinha em falta, trouxe-a do balneário. Logo a abrir o segundo tempo, os leões quase chegaram ao golo por intermédio de Mané. O extremo leonino desviou da melhor maneira um canto que Helton salvou em cima da linha de golo. Slimani, na recarga, acabou por atirar para a bancada. Porém, logo no momento a seguir redimiu-se. William Carvalho desmarcou André Martins pela direita, o médio centrou sem oposição e - também sem oposição - Slimani faz o golo. O adiantamento de André Martins aquando do passe de William Carvalho foi bem visível, mas não tanto como a falta de disciplina táctica de Abdoulaye. O senegalês foi marcando Slimani enquanto este se desmarcava, mas chegou à área e decidiu andar para o vazio... Slimani disse "obrigado" e completamente solto fez um golo à verdadeiro ponta de lança. O Sporting galvanizou e começou a criar mais perigo à defesa portista. As recuperações de bola eram muitas e o Porto praticamente não tinha ideias de jogo. Helton acabou por lesionar-se com gravidade sozinho e saiu de maca aplaudido por todo o estádio. Do outro lado, Patrício voltou a ter um lance caricato onde Jackson quase fez a igualdade. Montero que aos 74 minutos saltou do banco, proporcionou um bom momento de ataque ao tirar dois defesas portistas da frente e a rematar para boa intervenção de Fabiano. Tudo podia acabar por aqui, mas não antes de Fernando ser expulso por atitude agressiva perante Montero que tentava perder tempo. Decisão acertada de Pedro Proença ao amarelar o jogador do Sporting e a dar ordem de expulsão a Fernando. Atitude violenta do jogador portista que já se via longe não só do título como da Champions e que fez lembrar uma atitude agressiva de Jackson Martínez a Maxi Pereira na Luz, onde o jogador portista - também ele de cabeça quente por estar a perder - empurrou o lateral tendo apenas visto o amarelo.
    Um jogo que valeu pela segunda metade da equipa leonina ao apresentar um futebol agressivo perante um pequeno Porto sem ideias que contrasta com aquele que deu boas indicações contra o Nápoles para a Liga Europa. O Sporting cimenta assim o seu 2º lugar que dá acesso imediato à Liga dos Campeões com uma exibição monstruosa de William Carvalho - a recuperar imensas bolas no meio campo e com direito a alguns bons dribles - e ainda com Slimani a ser novamente decisivo para a turma leonina.

Barba Por Fazer do Jogo: William Carvalho (Sporting)
Outros Destaques: Slimani, Dier, Adrien; Quaresma.
Golos:
Slimani 53' 1-0

0 comentários:

Enviar um comentário