2 de março de 2014

Previsões Vencedores Óscares 2014

    Boas noites, caras pessoas que estão a pensar deitar-se tarde e com não só ânsia de saber os vencedores desta 86.ª edição dos Óscares da Academia, como também a ânsia e esperança que não hajam vozes portuguesas a comentar por cima da cerimónia. Torna-se chato ouvir duas pessoas a encher chouriços e a não deixar ouvir as piadas que Ellen fará. É verdade... Ellen DeGeneres será a apresentadora dos Óscares, perfazendo assim a sua segunda aparição na cerimónia, 7 anos depois. Uma cerimónia que nos remonta a 2007 que - como já puderam notar pelo artigo Óscares Barba Por Fazer 2014 - esperemos que se repita em parte. Que ganhe novamente Scorsese e o seu filme nomeado, mas que Leonardo DiCaprio não fique de novo apenas pela nomeação e que vá para casa com a sua tão merecida estatueta de ouro (ou oiro, caso prefiram). Pelo palco passarão ainda nomes como Jennifer Lawrence, Christoph Waltz, Benedict Cumberbatch, Angelina Jolie, Brad Pitt, Kevin Spacey, Jim Carrey, Kate Hudson, Goldie Hawn, Robert De Niro ou Joseph Gordon-Levitt para se limitarem a anunciar as categorias ou para fazerem as suas piadas da praxe. Para os momentos musicais são esperados Pharrell, Karen O da banda 'Yeah Yeah Yeahs', os inconfundíveis U2, Pink e ainda a senhora da balada do 'Frozen' - Idina Menzel, mas chamemos-lhe Elsa.
    Posto isto, e sem querer encher chouriços como os senhores da quatro, lançamos as nossas previsões que nem uns videntes. Possivelmente, se os Dothraki existissem, certamente que nos cuspiam e acabariam por nos degolar. Felizmente não existem e podemos brindar-vos com esta lista em que à frente de cada categoria está o provável vencedor ou vencedores.


Melhor Filme: 12 Years a Slave
Melhor Realizador: Alfonso Cuarón
Melhor Actor: Matthew McConaughey (Leonardo DiCaprio)
Melhor Actriz: Cate Blanchett
Melhor Actor Secundário: Jared Leto
Melhor Actriz Secundária: Lupita Nyong'o (Jennifer Lawrence)
Melhor Argumento Original: Her | American Hustle
Melhor Argumento Adaptado: 12 Years a Slave (Philomena)
Melhor Direcção Artística: The Great Gatsby
Melhor Fotografia: Gravity
Melhor Figurino: The Great Gatsby | 12 Years a Slave | American Hustle
Melhor Montagem/ Edição: Gravity (Captain Phillips)
Melhor Caracterização: Dallas Buyers Club (Jackass Presents: Bad Grandpa)
Melhor Banda Sonora: Gravity
Melhor Mistura de Som: Gravity
Melhor Edição de Som: Gravity
Melhores Efeitos Visuais: Gravity
Melhor Música: "Let it Go"
Melhor Filme de Animação: Frozen
Melhor Filme Estrangeiro: The Great Beauty
Melhor Documentário: 20 Feet From Stardom | The Act of Killing (The Square)
Melhor Curta-Metragem: The Voorman Problem | Helium
Melhor Documentário (Curta): The Lady in Number 6
Melhor Curta de Animação: Get a Horse!

Conclusões finais:
    Mais uma vez não haverá um grande vencedor nestes Óscares. As estatuetas serão repartidas e num ano tão rico como o que passou em termos cinematográficos, compreende-se perfeitamente. Todavia, existe um derrotado da noite. American Hustle e, por consequência, David O. Russell serão os grandes derrotados da noite ao terem tido um hype muito grande no mundo do cinema e acabarão praticamente e/ou totalmente de mãos vazias. Se houvesse espaço para o injustiçado da noite seriam claramente Martin Scorsese o seu 'The Wolf of Wall Street'.
    Matthew McConaughey tem as probabilidades do seu lado, com mais de 90%, mas esperemos que o nosso desejo e de grande parte dos amantes do cinema se realize. DiCaprio merece neste seu enorme papel como Jordan Belfort. Matthew esteve bem em 'Dallas Buyers Club', mas não supera Leonardo. O seu extremo emagrecimento para a película não pode ser um argumento que pese assim tanto nas opiniões da Academia e - muito menos - o facto da sua personagem em 'True Detective' ser fantástica - como de resto um membro da Academia deu como argumento do seu voto.
    Lupita está fortemente cogitada para ganhar e analisando o historial de correlações dos Screen Actors Guild Awards e outros prémios com as posteriores vitórias nos Óscares, pode-se imaginar que a jovem actriz derrote mesmo Jennifer Lawrence.
    O papel extremamente convincente de Jared Leto como Rayon é uma vitória praticamente certa, assim como Cate Blanchett e ainda Alfonso Cuarón e o seu Gravity. Diz-se ainda que Michael Fassbender jamais poderia ganhar a estatueta de ouro por ser um vilão - mesmo apesar de Anthony Hopkins ou o falecido Heath Ledger já terem ganho - por a Academia preterir o negativismo e pelo actor não ter comparecido nas anteriores entregas de prémios. Um Óscar «é um prémio entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (...) em reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica, como directores, actores(...)». Mas pelos vistos, a assiduidade e consequente "marketing" é mais importante...
    Gravity será o "papa-troféus" técnicos acumulando um total de 7 Óscares sucedendo assim a Life of Pi e Hugo.
    No melhor Documentário, Curta-Metragem, Figurino e Argumento Original surgem algumas dúvidas em relação aos vencedores. Sendo que no Argumento Original, o mais provável é que seja Spike Jonze com 'Her' o justo galardoado. Porém, sendo 'American Hustle' o suposto derrotado da noite, podem brindá-lo com a estatueta em modo de cafuné.
    Quanto ao Melhor Argumento Adaptado, o mais provável e que - no fundo - faz mais sentido é que seja atribuído a  '12 Years a Slave'. No entanto, 'Philomena' ainda pode surpreender e "roubar" o Oscar aos escravos (um pouco racista da sua parte, Philomena).

    E assim termina a nossa magia negra da adivinhação. Oxalá que sejamos uns bruxos de segunda e que erremos bastante nas previsões dando lugar à justiça cinematográfica. Já têm os vossos snack's predilectos por perto? Não? Então aproveitem para ir buscar que ainda têm tempo. É que daqui a pouco já começam as perguntas do "O que trazes vestido?" dos repórteres. O momento alto das suas vidas milionárias.

Fiquem ligados!
Miguel Pontares e Tiago Moreira

0 comentários:

Enviar um comentário