16 de março de 2014

Gerrard e Suárez mantêm sonho do título bem vivo

 Manchester United 0 - 3 Liverpool  (Gerrard (pen.) 35' (pen.) 47', Suárez 84')

    
Num dos jogos mais marcantes desta Premier League 13/ 14, e representativos das distintas épocas de United e Liverpool, a equipa da cidade dos Beatles alcançou uma vitória expressiva, justa e que praticamente terá garantido a presença dos 
reds na Champions League da próxima época, mantendo o sonho do título bem vivo.    Rodgers e Moyes lançaram aqueles que serão por esta altura os seus onzes mais fortes: Rodgers apostou em Flanagan a lateral esquerdo e um trio de meio-campo com Gerrard, Allen e Henderson; Moyes lançou o seu duplo pivô com Fellaini e Carrick, deixando as tarefas ofensivas a cargo do quarteto Mata, Januzaj, Rooney e RVP. A 1.ª parte começou com muita posse de bola da equipa visitante - o Liverpool desta temporada tem tipicamente inícios de jogo fortíssimos -, explorando a velocidade de Daniel Sturridge e pressionando alto com Skrtel e Agger a ganharem a bola em terrenos subidos. Flanagan foi demonstrando enorme garra, frente a Mata ou Januzaj e aos 34 minutos foi assinalada grande penalidade a castigar uma mão de Rafael, evitando a progressão de Suárez dentro da área. Na conversão, o capitão e especialista (que nunca venceu a Premier League, embora seja figura histórica de um clube que já venceu o campeonato inglês por 18 ocasiões) não falhou da marca de 11 metros. O United não existiu na primeira parte e voltou a sucumbir logo no recomeço do jogo. Henderson colocou a bola na área, mas Joe Allen viu-se carregado por trás pelo central Phil Jones. O capitão Steven Gerrard, calmo como sempre, voltou a dar motivos para festejar aos seus colegas de equipa e aos adeptos, festejando desta vez efusivamente.
    A equipa da Manchester fez uma exibição banal perante o seu público em Old Trafford, conseguiu apenas 1 remate à baliza durante todo o jogo e, num de poucos lances de perigo, Robin Van Persie cabeceou ao lado depois de um bom cruzamento de Rooney (será o capitão do United na próxima temporada?). Os últimos 15 minutos foram, como não poderiam deixar de ser, do Liverpool - rei e senhor do jogo, e Gerrard poderia mesmo ter alcançado um feito histórico na era da Premier League: um hat-trick de penalties. Vidic foi expulso por alegadamente derrubar Sturridge na grande área (pareceu que o avançado inglês se aproveitou e procurou o contacto), mas Gerrard ao tanto tentar colocar a bola, acabou mesmo por rematar ao poste. Logo nos minutos seguintes Sturridge foi, aí sim, "varrido" por Carick mas Mark Clattenburg achou que 4 grandes penalidades já seriam demais. Até ao final, o diabo Suárez avisou De Gea, proporcionando uma boa defesa do guardião espanhol, e acabou ainda por fechar as contas do jogo em 3-0. Um remate que correu mal a Sturridge tornou-se uma assistência perfeita para Suárez que, em linha no limite do fora-de-jogo, finalizou de forma imaculada com o seu pé esquerdo, à saída do guarda-redes.

    Confessamos que o Liverpool é o clube inglês de um de nós e Steven Gerrard o ídolo futebolístico do outro portanto a vitória de hoje foi ouro sobre azul. A vitória de hoje deixa várias conclusões: este United corre sérios riscos de na próxima temporada não ter uma competição europeia para disputar (Tottenham e Everton pareceu em melhor posição de lutar pela Liga Europa); Suárez tem tudo para ser o melhor marcador desta Premier League e apagou alguns fantasmas do seu passado num campo onde se iniciou a polémica com Evra; a luta pelo título será, muito provavelmente, entre Chelsea, City e Liverpool mas os reds terão ainda que receber ambos em Anfield. A presença na Champions deverá ser um factor suficiente para Suárez se manter no clube - e a sua permanência seria o grande "reforço" do próximo Verão, enquanto que Gerrard merecia, depois de tanta lealdade ao clube mesmo desejado ano após ano por Sir Alex e Mourinho, levantar o troféu máximo em Inglaterra.

Barba Por Fazer do Jogo: Steven Gerrard (Liverpool)
Outros Destaques: Agger, Glen Johnson, Allen, Henderson, Suárez

0 comentários:

Enviar um comentário