27 de março de 2014

Porto segue em vantagem para a Taça

FC Porto    1 - 0    SL Benfica (Jackson 6')

    O clássico desta quarta-feira a contar para a 1ª Mão da Taça de Portugal ditou uma vitória pela margem mínima do actual campeão nacional FC Porto contra o actual líder da Liga Zon Sagres Benfica.
    Os azuis e brancos apresentaram-se praticamente com todos os habituais titulares com as excepções de Herrera e Reyes. Pelo contrário, Jorge Jesus foi fiel ao seu discurso e poupou 6 habituais titulares colocando em campo Artur, Maxi, Rúben Amorim, Sulejmani, Salvio e Cardozo.
    O Porto entrou com tudo para cima do Benfica nos minutos iniciais e os encarnados pareciam não estar à espera dum Porto tão sufocante. Após dois lances de grande aperto para o guardião encarnado o golo surge mesmo aos 6 minutos de jogo. Canto batido da direita de forma exímia por Ricardo Quaresma e Jackson Martinez a saltar mais alto que todos e a colocar a bola no fundo das redes. Artur não se saiu e perto da linha de golo viu a bola a entrar no canto superior esquerdo da sua baliza. O Porto pressionava ainda mais e as hesitações dos encarnados ao sair a jogar, permitiam inúmeras recuperações de bola por parte da equipa da casa. Recuperações essas que culminavam em ataques rápidos contra uma defesa encarnada descompensada. Contudo, o comandados de Luís Castro facilitavam na última decisão atirando ou contra o adversário - no caso de Jackson - ou para fora - no caso de Varela. O Benfica só começou a erguer-se a partir dos 35 minutos e o primeiro lance de perigo nasceu ao 40. Centro da esquerda de Rúben Amorim e Rodrigo - a aparecer em boa posição para cabecear - a atirar ao lado. Notava-se um Benfica em crescendo no jogo, mas não o suficiente para incomodar o dragão.
    A segunda parte foi totalmente diferente. O jogo partiu-se por completo e as perdas de bola foram imensas de parte a parte. O Benfica era quem mais procurava o golo, mas não conseguia ultrapassar a defensiva do Porto. Aos 70 minutos, cruzamento da direita de Defour, Jackson consegue dominar a bola e - já só com Artur pela frente atira ao poste. Carlos Eduardo não tinha acreditado que a bola não tinha entrado e ficou imóvel permitindo o alívio de Luisão. Perdida incrível por parte de Jackson Martinez! Na resposta, canto rasteiro para a entrada da área e Rúben Amorim a atirar com violência para enorme defesa de Fabiano! A bola ainda andou a rondar a baliza do Porto, mas nenhum jogador do Benfica conseguiu emendar para golo. O Benfica procurava cada vez mais o golo que tranquilizava a eliminatória e após um livre batido por Sulejmani da esquerda, Fabiano tira a bola da cabeça de Ezequiel Garay de uma forma estupenda! Na recarga, Markovic quase faz um enorme golo de chapéu. A fechar o jogo, Quintero surge isolado acompanhado por Jackson, mas o colombiano acabou por se deslumbrar com as facilidades dadas pela equipa do Benfica e nem rematou, nem passou Jackson. Foi uma mescla dos dois que acabou num corte de Sílvio.
    Grande entrada do Porto que falhou inúmeras oportunidades claras de golo durante os 90 minutos. O Benfica apresentou-se muito estático e hesitante a sair a jogar alimentando cada vez mais esta onda ofensiva azul e branca. Quaresma, Jackson, Defour e Reyes exibiram-se a grande nível no Porto enquanto que do lado do Benfica Rúben Amorim foi o melhor, enquanto que Rodrigo e Sílvio se exibiram a bom nível.
    A eliminatória está em aberto já que esta vitória pela margem mínima não dá certezas de nada para o jogo a 16 de Abril. Até lá, veremos se Jorge Jesus opta por jogar de novo com os jogadores menos utilizados.

Barba Por Fazer do Jogo: Jackson Martinez (Porto)
Outros Destaques: Quaresma, Defour, Reyes; Rúben Amorim, Rodrigo, Sílvio.

0 comentários:

Enviar um comentário