7 de abril de 2012

Tenho a Barba Por Fazer e estes Filmes Deves Ver

Bora lá recomendar mais uns filmes? Bora. Hoje ficam aqui 2 sugestões bem diferentes. Primeiro, um dos melhores filmes dos últimos tempos - "Intouchables", um filme francês que explora a amizade entre um homem rico tetraplégico e um jovem dos subúrbios acabado de sair da prisão. O contacto entre dois universos sociais bem diferentes gera um grande filme com grandes interpretações e que combina comédia e drama muito bem. Depois, um filme que transmite menor conteúdo emocional mas que prende o espectador pela resolução dum caso. Em "The Lincoln Lawyer", Matthew McConaughey não é um eterno solteirão mas sim um advogado com um caso cuja resolução se afigurará mais difícil do que parece à partida.

Intouchables

Realizador: Olivier Nakache, Eric Toledano
Argumento: Olivier Nakache, Eric Toledano
Elenco: François Cluzet, Omar Sy
Classificação IMDb: 8.4

Quando vi o “The Artist” pensei: E não é que, apesar de nos terem eliminado do Euro-2000 com a mão do Abel Xavier e depois no Mundial 2006, os franceses sabem fazer filmes?! Por acaso não pensei nisso. Mas confere sempre algum drama lembrar a mão do Abel Xavier, ele que agora se chama Faisal. Adiante. “Intouchables” é, se não estou em erro, o melhor filme que vi neste tempo pós-Óscares. Conseguindo misturar comédia e drama tão bem como por exemplo 50/ 50 (com Joseph Gordon-Levitt) conseguiu, é um filme que nos faz rir e pensar ao mesmo tempo. Não que eu não consiga normalmente rir e pensar em uníssono, mas acho que me fiz entender. Ok, eu admito. Eu ou me rio ou penso. Estou a gozar. “Intouchables” mostra dois homens de dois mundos muito diferentes e em condições diferentes: Philippe (François Cluzet) é um homem rico que ficou tetraplégico após um acidente de parapente e Driss (Omar Sy) é um jovem dos subúrbios que saíra recentemente da prisão. A relação improvável começa a construir-se quando Philippe contrata Driss para o assistir no dia a dia, embora Driss pareça aos olhos de todos a pessoa menos adequada para o fazer. A verdade é que a amizade de ambos vai-se tornando forte, divertida e oferecem-nos momentos que valem a pena, começando cada um, ao conhecer o outro, a perceber o que lhe falta a si. A história e o desempenho das personagens faz com que uma pessoa se abstraia por completo do facto do filme ser falado em francês. Baseado numa história verídica, é um filme mesmo muito completo e que vai do teor emocional a momentos em que não conseguimos não rir (como na ópera, quando Driss barbeia Philippe, entre outros). Philippe e Driss aprendem um com o outro, e nós aprendemos ao vê-los. François Cluzet faz um grande papel mas, para mim, Omar Sy faz um papel ainda melhor transmitindo uma total sinceridade em tudo o que faz e diz. Tudo isto acompanhado por uma grande banda sonora. Um filme sobre a amizade, acho que se pode dizer isto.
The Lincoln Lawyer

Realizador: Brad Furman
Argumento: John Romano, Michael Connelly
Elenco: Matthew McConaughey, Ryan Phillippe, Marisa Tomei, Josh Lucas, Margarita Levieva
Classificação IMDb: 7.4

Filme com o Matthew McConaughey? Ok… E ele não é um eterno solteirão? Não? Chocante. Desta vez decidiram dar ao Matthew um papel diferente, num interessante thriller que prende o espectador até ao fim. The Lincoln Lawyer (Cliente de Risco, em português) é um filme em que a personagem principal é Mickey Haller (M. McConaughey), um advogado criminal, quase sempre de defesa, que usa o seu carro como escritório e tem um motorista que integra a 3ª temporada do PrisonBreak, o que é um pormenor irrelevante mas que me apeteceu referir. Ele, que defendia até então habitualmente pessoas da rua como traficantes de droga ou gangsters, vê-se em mãos com o grande desafio da carreia: defender um playboy de Beverly Hills, Louis Roulet (Ryan Phillippe) acusado de violação e tentativa de homicídio. Ao início o caso parece bastante simples, mas à medida que Mickey Haller vai investigando percebe que não foi escolhido por acaso para defender Louis Roulet e que este se calhar não é tão inocente como parece. Só que há um problema, um advogado de defesa tem que fazer sempre tudo para defender o seu cliente e qualquer coisa que Roulet lhe conte de grave, deve ficar guardada entre eles ao acordo do sigilo profissional. A história baseia-se num livro de Michael Connelly e está bem orquestrada. 

The Lincoln Lawyer é um filme muito à anos 90, um thriller com suspense e que põe o espectador a pensar “Então e como é que ele se vai safar desta?” só que aqui não há truques de McGyver, há métodos lógicos e viáveis. O filme tem pontos em comum com a metodologia de argumentos como “A Raíz do Medo” com Edward Norton e Richard Gere, ou “A Dupla Face da Lei” com De Niro e Al Pacino. Um filme que entretém bem e que se resolve em tribunal e nas ruas, bem ao jeito da personagem de Matthew McConaughey. MP

0 comentários:

Enviar um comentário