8 de abril de 2012

Braga 0 - 1 Porto

O Porto venceu há pouco o Braga num jogo muito equilibrado, não muito bem jogado, e reforçou a sua liderança, podendo-se considerar que afastou o Braga do título. A luta será a dois até ao fim caso o Benfica consiga vencer o Sporting em Alvalade nesta segunda-feira.
    Para o jogo de hoje os treinadores não tiraram grandes coelhos da cartola a nível de onzes iniciais. Leonardo Jardim colocou em campo exactamente o onze esperado enquanto que Vítor Pereira lançou Kléber, em detrimento de Janko, voltando a apostar na dupla de centrais Maicon-Otamendi (que é claramente a melhor que tem ao seu dispor neste momento) deixando Rolando no banco.

    O jogo iniciou-se com muito equilíbrio, muitas cautelas e com as duas equipas a respeitarem-se muito, preferindo não arriscar e não cometer erros em prol do adversário. O Braga tinha mais bola, o Porto pressionava muito e com intensidade no seu meio-campo, procurando levar o Braga ao erro, e Lucho teve mesmo duas boas ocasiões de golo à entrada da área. A ambas, Quim correspondeu com boas defesas.    
    Elderson ia (surpreendentemente) controlando bem as movimentações de Hulk e o Braga ameaçou o golo perto da meia hora de jogo - após um grande passe longo de Hugo Viana, Lima rematou ao lado da baliza de Hélton. Nos últimos minutos da 1ª parte houve mais Braga: Otamendi quase traiu Hélton com um corte, Hugo Viana rematou forte mas ao centro num livre directo e, a fechar o 1º tempo, o nº45 dos bracarenses tentou ainda um golo de trás do meio-campo. A bola ia ligeiramente ao lado e Hélton, pelo sim pelo não, defendeu para canto. Antes desse remate, aconteceu o lance de maior perigo da primeira parte - Hulk rematou fortíssimo e com efeito junto à linha de fundo e Quim fez uma enorme defesa. Ao intervalo, o 0-0 ajustava-se e pouco sumo se retirava de interessante do jogo.

    O jogo recomeçou com Vítor Pereira a mexer na equipa: retirou Kléber, colocou Varela e passou a ter mais velocidade na frente, com Hulk mais móvel e por vezes a cair no centro e James sempre perto dele. Nos primeiros momentos parecia que iríamos ter mais do mesmo até que aos 48 minutos Hugo Viana inventa, tabelando com outro jogador, uma grande jogada e depois falha clamorosamente na cara de Hélton. É verdade que rematou de pé direito (que não é o seu melhor) mas tinha que ser golo.
    Há muito aquela coisa no futebol do "Quem não marca, sofre" e mais uma vez foi verdade. Hugo Viana, que tinha falhado o golo minutos antes, errou um passe em transição, a equipa ficou descompensada, James Rodríguez serviu Hulk e o brasileiro rematou cruzado para a baliza de Quim. Quim não fica totalmente isento de culpas, mas foi um bom remate e as culpas têm si que ser atribuídas a Hugo Viana.
    
    A partir daí o jogo ficou meio partido, mas nem por isso muito intenso. O Braga procurou a baliza de forma menos racional (vacila um pouco a equipa de Leonardo Jardim quando não começa um jogo na frente) e Álvaro Pereira conseguiu fazer um corte com a mão naquela zona do limbo completo entre o que é dentro da grande área e o que é fora. Considerando que, mesmo com a repetição, não consegui ter 100% certeza, aceita-se a decisão do Olegário. O Braga lá tentava o golo e após um daqueles livres de Hugo Viana, um defesa quase traiu Hélton. Minutos depois Vítor Pereira retirou de campo Álvaro Pereira e demonstrou que não tem mão nenhuma no seu balneário, Álvaro fez a sua "birra" com sua boca de peixe, barafustando contra tudo e contra todos. 
    Até ao final, Lima ia-se apresentando mais lento que o costume e desligado do jogo (talvez em Junho esteja a treinar no Olival) e até foi o Porto, através de James, a quase conseguir o 2-0. Na resposta, o recém-entrado Carlão serviu outro recém-entrado, Paulo César e este cruzou para Lima mas Otamendi fez um decisivo corte. O Braga acabou o jogo com Lima, Paulo César, Carlão e Nuno Gomes mas nem por isso criou grande perigo. Com esta derrota, o Braga vê o título (que nunca foi um objectivo assumido) ficar praticamente impossível e o Porto fica a 5 pontos do clube a que ganhou hoje e a 4 do Benfica, que joga depois de amanhã com o Sporting, num difícil jogo.

    Hoje, apesar de se poder dizer que foi um jogo muito táctico, etc., para mim foi um jogo mau. Como TM me disse e concordo, o Porto jogou mal mas o Braga conseguiu jogar ainda pior. Num jogo decisivo, elementos importantes como Hugo Viana, Alan e Lima vacilaram e o Braga teve em Mossoró o único jogador da frente a fazer um bom jogo. Miguel Lopes, no apoio dado ao ataque, voltou a fazer um jogo positivo.
   
    No Porto, a defesa esteve bem e Otamendi (que no ano passado tinha marcado 2 golos em Braga) foi importantíssimo na manobra defensiva. No meio-campo Defour e Moutinho foram os melhores elementos - o belga correu e pressionou como ninguém e o português inteligente como sempre a ocupar os espaços, a prejudicar o jogo da outra equipa e a potenciar o jogo do Porto. Na frente, Hulk para todos os efeitos marcou o golo que decidiu o jogo e foi ainda responsável por um grande remate que Quim defendeu. Consigo identificar Hugo Viana como a figura do jogo pela negativa (tenho pena porque é um jogador do qual gosto e que não merecia cometer os erros que hoje cometeu) mas, o elemento melhorzinho, talvez até tenha sido Moutinho. No entanto foi mesmo Hulk que fez com que um dos lados da balança ficasse a ganhar.

O Porto corre o risco de se sagrar campeão com Vítor Pereira ao leme, o que comprovaria que qualquer pessoa pode ganhar um campeonato no Porto, mas o Benfica ainda tem uma palavra a dizer. Importa relembrar que o Porto ainda vai ao terreno do Marítimo e recebe o Sporting. O Benfica, vencendo o Sporting, tem um calendário mais acessível. Em todo o caso, estamos aqui para acompanhar a disputa até ao fim e, na segunda-feira, TM comentará o Sporting-Benfica, jogo mais crucial que nunca na corrida pelo título.  E a partir daí, caso o Benfica ganhe, serão todos. MP


Braga 0 - 1 Porto

Braga: Quim; Miguel Lopes, Douglão, Nuno André Coelho, Elderson; Custódio (Nuno Gomes), Hugo Viana, Márcio Mossoró; Alan (Paulo César), Hélder Barbosa (Carlão), Lima.
Treinador: Leonardo Jardim

Porto: Hélton; Sapunaru, Maicon, Otamendi, Álvaro Pereira (Alex Sandro); Defour, João Moutinho, Lucho; James Rodríguez (Rolando), Hulk, Kléber (Varela).
Treinador: Vítor Pereira

Golos: 0-1 55’ Hulk

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Hulk.

0 comentários:

Enviar um comentário