19 de abril de 2012

Sporting 2 - 1 Athletic Bilbao

Olha, o Sporting ganhou na Europa. Outra vez... Estão loucos!
O Sporting, com uma exibição aguerrida venceu o Athletic Bilbao por 2-1 em Alvalade, colocando-se em vantagem na eliminatória. Mas tudo pode acontecer em terras de San Mamés.

    A nível dos onzes iniciais, Bielsa manteve a estrutura e as escolhas normais (estando apenas privado de Javi Martínez). Já o Ricardo Coração de Leão não podendo contar com o Mogli (Matías), que ficou com a Baguera e o Balu, optou pelo jovem André Martins para o meio-campo.

    O Sporting entrou bem no jogo, louco, e criou perigo pela 1ª vez numa bujardona de Insúa, num livre indirecto. O Bilbao não conseguia assentar inicialmente o seu jogo e a sua posse de bola e acabou por ser o magro Wolfswinkel a rematar pouco ao lado da baliza de Iraizoz, com algumas obrigações de ter enviado para dentro da baliza do basco. A partir de cerca dos 15min de jogo, o Bilbao começou a montar a tenda. Tinha mais posse de bola, complicava bastante, e acabou por, num canto, ameaçar a baliza de Rui Patrício, num cabeceamento de Llorente (que, considerando a posição e o à vontade que tinha, podia ter feito também melhor). Até final da primeira parte, destaque para dois momentos: primeiro, Wolswinkel à entrada da área, rematou ligeiramente ao lado e, mesmo em cima do apito final, Capel teve um grande lance, Insúa correu, correu, correu e depois rematou. No ar. Caindo na área basca. Foi cómico e eu ri-me. Acabei a primeira parte a rir. É sempre bom.

    Na bancada, podia-se avistar Matías Fernández e sua família de índios. Onde um simples espectador (com o novo acordo ortográfico escreveria "espetador") via uma família normal chilena, eu via um grupo de índios, uns a tocar flauta, outros a fazer pinturas em vidro e ainda outros a fazer pulseiras com nomes portugueses.

    No reatar do jogo não houve mexidas nas equipas, mas houve mexidas no marcador. Mas antes, toda a comitiva e apoiantes do Sporting pediu penalty. Alguém cruzou, Amorebieta cortou de cabeça e a bola sobrou-lhe para a pança. Infelizmente, Amorebieta queria fazer um felácio a si próprio. E bem tentou. Mas tinha o esférico no meio. Ele bem que se dobrou, em posição fetal, mas o esférico estava lá e sobrou para a zona entre o braço e o tronco. No meu entender, não era penalty porque foi involuntário e a bola vinha da sua cabeça e da sua pança.

    Logo a seguir, um golito. Susaeta cruzou, Insúa fez um estupendo passe de calcanhar e Aurtenetxe rematou simples e eficaz para a baliza do Rui. A partir daí, foi Bilbao até dizer chega. E quem disse chega? O poste. Num canto de Susaeta, a bola sobrou para Amorebieta (estou a rimar) e o escandalosamente venezuelano rematou forte ao poste. O Bilbao estava confortável no jogo, ganhando sempre as segundas bolas e mantendo a posse quase sempre, mas o Sporting ameaçou o golo num grande cruzamento de Izmailov ao qual Wolfswinkel (mais uma vez) não soube corresponder. E logo a seguir, quem é que apareceu? Quem foi? O Emiliano. Não Renato como a SIC lhe chamou mas sim, Emiliano. Numa bola caída dos céus, Insúa num momento "não é tarde, nem é cedo" cabeceou forte, surpreendendo a passiva defesa dos bascos.
    Este momento funcionou animicamente como dopping nas veias dos jogadores leões portugueses. E porque é que eu digo "leões portugueses"? Porque os bascos também são leões. O que é que isso interessa? Nada. Poucos minutos depois do golo de Insúa, foi a vez de Capel levar Alvalade à loucura. Após um passe de Izmailov, Capel rematou forte e colocado para o fundo da baliza basca. Depois, seguiram-se abraços. Muitos abraços e quiçá beijos entre os leões portugueses. Até ao fim, a raça sportinguista imperava no meio-campo e o Sporting bem que podia ter feito o 3-1, colocando outros contornos na eliminatória, mas Carrillo rematou ao lado. É pena, peruano.

Olha o Carrillo, olha só. O peruano e os seus "agarrões"
    No jogo de hoje destacaram-se 5 leões portugueses: Daniel Carriço, Izmailov, André Martins Insúa e Diego Capel. O português continua a demonstrar que está feito um senhor trinco, ao pé do fraco central que era; o russo e o jovem André sempre que apareceram no jogo fizeram-no com bons pormenores; o argentino representou a atitude do Sporting no jogo e genericamente nos últimos jogos europeus e Diego Capel, o hispânico, decidiu um jogo durante o qual se exibiu sempre bem. Nos bascos, é difícil destacar pela positiva elementos. Aurtenetxe fez o golo, Amorebieta defendeu bem, Llorente foi sempre demasiado forte fisicamente para os pequenos leões portugues, sofrendo do "fenómeno Karadas" e o melhor elemento acabou por ser Ander Herrera, por ser o mais constante no meio-campo basco.

    O resultado foi justo, o Sporting mereceu pela atitude que emprestou ao jogo. Atitude essa que começou no poste direito do Rui. Han, a dar o peito às balas, o poste. Sempre o mesmo, sempre tão firme. Em terras de San Mamés, esse grande Mamés, o maior dos Mamés, o ambiente será intenso e pedir-se-á que reapareça o melhor Sporting. A ver vamos. MP


Sporting 2 - 1 Athletic Bilbao

Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Xandão, Anderson Polga, Insúa; Daniel Carriço (Carrillo), Schaars, André Martins (Rubio); Izmailov, Diego Capel (Pereirinha), Wolfswinkel.
Treinador: Ricardo Sá Pinto

Athletic Bilbao: Iraizoz, Iraola, Ekiza, Amorebieta, Aurtenetxe; Iturraspe, Ander Herrera (San José), De Marcos; Iker Muniain, Susaeta (Ibai Gómez), Llorente (Toquero).
Treinador: Marcelo Bielsa

Golos: 0-1 54’ Aurtenetxe; 1-1 76’ Insúa; 2-1 80’ Diego Capel

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Diego Capel.

1 comentários:

  1. Dá-me sempre um gozo tremendo ver o que o senhores de carnide, ironicamente, escrevem acerca dos bons jogos do Sporting. ;)
    Não que esteja muito confiante na passagem, mas estou confiante num grande jogo de leões! (agora com o Mogli, mas sem o russo...) "Está tudo louco"

    ResponderEliminar