30 de abril de 2012

Jorge Jesus, és o Elo Mais Fraco. Adeus.

    Ora muito boa noite.

    Era suposto estar a escrever sobre o jogo Rio Ave-Benfica, mas não o vou fazer. Não vou analisar o jogo como tenho feito habitualmente. O Benfica empatou o que faz com que o Porto de Vítor Pereira se tenha sagrado hoje mesmo campeão.

    Não farei a análise do jogo porque prefiro transmitir o meu cansaço. Cansaço de Jorge Jesus. Creio que não serei o único benfiquista a sentir-me farto do actual treinador do Benfica. Defendi-o sempre. Mas hoje, pela primeira vez, sinto-me farto.

    Hoje o Porto não ganhou um campeonato. O Benfica, esse sim, perdeu um campeonato. Este ano assistimos a um F.C. Porto fraco ao longo de todo o campeonato e um Benfica forte apenas na primeira volta e pouco mais da segunda. É inadmissível perder um campeonato com um dos mais caros e melhores planteis dos últimos anos. Mas é sobretudo inadmissível perder um campeonato em que tínhamos 5 pontos de avanço, até à 19ª jornada, sobre um Porto liderado por um dos piores treinadores da história do clube.

    O campeonato estava praticamente decidido. É uma verdade. Mas apenas hoje senti este cansaço de ver Jorge Jesus a liderar a equipa do Benfica. Enquanto benfiquista exijo que a equipa lute enquanto é possível. Se tivéssemos que perder o campeonato que o perdêssemos na última jornada ou na próxima caso o Sporting não conseguisse arrancar pontos no Dragão (o que eu acho difícil). Hoje empatámos o jogo essencialmente por más mexidas do treinador. Muito más. Diria mesmo que nem um miúdo as faria num videojogo.

    Este campeonato fica manchado por más arbitragens. Más arbitragens que prejudicavam e beneficiavam sempre os mesmos. E isso influencia, obviamente. Porém, em 2009/10 e 2004/05 o Benfica foi campeão mesmo sendo prejudicado em alguns jogos. A diferença é que fomos regulares. Jogámos bem do início ao fim. Não falhámos nos momentos chave. Tivemos raça, querer e ambição até ao último jogo disputado. Fomos Benfica.
    Este ano não o fomos até ao fim. Quando o jogo não estava a correr bem, Jorge Jesus ficava apático. Sem saber o que fazer. Não incentivava tanto os jogadores como no seu primeiro ano. Parece que o Benfica demolidor de há dois anos era suficiente para ter margem de erro. Mas não é. Os benfiquistas exigem mais. Não nos contentamos com um título esporadicamente. Nós queremos um Benfica que ganhe vários campeonatos seguidos. E isso tem que estar bem presente na mente de um treinador do Benfica. No Benfica não há tempo para relaxar e errar de vez em quando. Somos um clube com uma História vencedora como não há igual em Portugal. Todos os benfiquistas exigem a vitória em todos os jogos, mas nem sempre sendo isso possível, exigimos no mínimo que joguem à Benfica.
    Merecemos um maior respeito. Nós que sofremos em todos os jogos que o Benfica disputa. Nós que enchemos estádios por Portugal fora como mais nenhum clube em Portugal é capaz. Nós que numa das maiores crises que se vive em Portugal enchemos o Estádio da Luz numa má fase da equipa e com os bilhetes a preços exorbitantes. Nós que somos os melhores adeptos do mundo por amor ao Sport Lisboa e Benfica. Nós exigimos respeito. Exigimos mais. Muito mais.

    Na flash interview de hoje, Jorge Jesus quase se desculpou do campeonato perdido com o facto do Benfica estar em mais frentes. Jorge, isso não é desculpa. Desde quando é que estar em mais competições é desculpa para perder uma outra competição? Eu até te lembrava de um certo treinador que o ano passado ganhou mais que uma coisa, mas não me quero recordar de coisas tristes. Porém, posso-te dizer que em 60/61 o Benfica foi Campeão Nacional e Campeão Europeu. No ano posterior, foi novamente Campeão Europeu e Campeão da Taça de Portugal. A História do Benfica mostra que estar em várias competições ao mesmo tempo não é desculpa para perder. Ou se perde por mérito dos outros, ou por demérito nosso. E este ano foi totalmente demérito nosso.

    O balanço desta época é negativo. Perdemos o campeonato por teimosias do senhor Jorge Jesus que já no ano passado eram bem visíveis. Fizemos uma excelente campanha na Liga dos Campeões e só não fomos mais além porque, de facto, o senhor Tagliavento e o senhor Skomina não nos deixaram. Acho que é a única coisa positiva deste mesmo ano. Ganhar este campeonato era fácil demais, mas Jorge Jesus e os árbitros portugueses fizeram questão em complicar algo tão simples como ficar à frente do Porto do Vítor Pereira.

    Eu não tenho memória curta. Estou grato a Jorge Jesus pelo campeonato de 2009/10 e por ter metido o Benfica a jogar um futebol magnífico. Mas como já disse, isso para um benfiquista não basta. O que vale meter uma equipa a jogar excelentemente num ano se nos seguintes desilude? Sim, eu gostava de ter estabilidade no meu clube. De ter um treinador por muitos anos. Mas não quero esta estabilidade perdedora. Quero estabilidade com títulos. E se a minha paciência de benfiquista tinha aguentado a tragédia do ano passado, este ano, tendo em conta os factos passados, não aguentou.
Que foi? Só tu é que podes dizer "Então Xau"?
    Este meu cansaço culminou nas últimas palavras de Jorge Jesus na flash interview. O ainda treinador do Benfica, após ter sido confrontado com uma eventual mudança para o Porto e posteriormente lhe ter sido perguntado «É sua vontade continuar no Benfica?», não conseguiu responder directamente com um «Sim, é minha vontade continuar no Benfica.» preferindo um «Essa questão não se coloca. Tenho mais um ano de contrato.»... Esta falta de clareza, de objectivismo, esta falta de ser directo só mostrou que está comprometido. Se não o estivesse, não vejo qual o problema em responder com clareza à pergunta do jornalista. Por isso, não gostando eu de ver pessoas no Benfica contra a sua vontade, não me ocorre mais nada senão um «Então Xau!».

    Assim sendo, falando pela equipa do «Barba Por Fazer», obrigado por tudo Jorge Jesus. Mas achamos que está na altura de entregares a cadeira a outra pessoa. 
    Pessoalmente, gostava que Michel Preud'Homme regressasse desta vez para o cargo de treinador. Reconheço-lhe algum talento, conhece o clube, o ambiente, a paixão dos adeptos e é um senhor que nos deixou algumas saudades (para não referir que acabou a sua brilhante carreira de guarda-redes no Benfica).

    Se porventura concordarem com a saída de Jorge Jesus, digam-nos o porquê de concordarem e refiram nomes (possíveis) para o seu lugar. Se concordarem com a sua permanência, expliquem-nos porquê.

    Viva o Benfica!
    TM




PS: A todos os benfiquistas aconselho a não ligarem a televisão em canais de informação 24 horas nem a ver telejornais a partir de hoje até amanhã. E se calhar é melhor também não o fazerem na terça. É mais seguro. Quanto aos benfiquistas que moram na cidade do Porto, expresso aqui o meu sincero apoio.

8 comentários:

  1. Concordo. Muito bom artigo que mostra o actual sentimento da maioria família benfiquista.

    Concordando com a saída de Jorge Jesus, cabe-me então referir quem eu gostaria de ver como treinador do Benfica. Eu sou apologista dos treinadores portugueses. Portanto gostaria de ver um Rui Vitória (que já passou pelo cargo de treinador dos juniores do Benfica) ou um Pedro Caixinha. Admiro muito o trabalho destes dois senhores.

    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. De facto o sentimento é mesmo esse. Gratidão pelo titulo e pelo futebol praticado mas sobretudo de agastamento com os erros cometidos nos dois ultimos anos que tiveram como unicos titulos duas taças da liga!
    Tem de ser um tuga, Rui Vitoria, Carvalhal, Pedro Martins... o problema e que nenhum aguentaria a pressao, o unico capaz disso seria o Manuel José, mas esse e complicado voltar

    ResponderEliminar
  3. Para o ano de certeza que vem algum estrangeiro... Há 2 coisas que discordo no texto. A primeira, e sendo a mais polémica e obviamente discutível, são as arbitragens. O benfica até pode ter sido prejudicado em muitos jogos, mas tambem foi bastante beneficiado em alguns, às vezes custa recordar quando se é beneficiado (no jogo benfica-porto todos falam do fora de jogo não marcado, quem fala do penalty nao assinalado do cardozo a jogar a bola com as 2 maos? Apenas benfiquistas que consigam ver para além do vermelho) como em jogos contra guimaraes (3 penaltys a favor do benfica assinalados e apenas 1 era passível de ser marcado), feirense, entre outros. Ainda neste ponto, dizer que em 2009/10 benfica foi prejudicado, é dizer anedotas. Conseguirem tirar Hulk e Sapunaru durante 4 meses é sem duvida algo que prejudicou o benfica.
    CONTUDO, o aspecto que falta neste texto, é a existência de para mim, o real culpado do estado do Benfica (não so este ano, como nos passados anos), o presidente do benfica, Luis Filipe Vieira. Todos os anos há um apelo demagogico e populista do mesmo como que "este vai ser o ano". Continuam as contratações duvidosas, continua a comunicação medíocre feita pelo mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1 - Os 3 golos do Porto são precedidos de irregularidades.
      2 - Os 3 penaltys foram bem assinalados. Vai ver com atenção e não te deixes levar pela opinião dos do teu clube.
      3 - Feirense? Entre outros? Quais? Académica? Paços de Ferreira? Sporting? Rio Ave?
      4 - Sim, porque é completamente normal agredir pessoas. Para quê suspender dois jogadores que espancaram um homem? Para quê?! O João Pinto foi suspenso 4 meses e "só" encostou o seu punho à barriga do árbtitro. Mas o hulk e o Sapunaru nada fizeram para levarem 4 meses, realmente...
      5 - O Presidente está bem onde está. Não queremos um corrupto como o vosso. Gostamos de ganhar limpo. Em campo.

      Eliminar
  4. Fico-me pelos dois primeiros pontos e aqui me despeço, uma coisa é teres o normal clubismo que as pessoas naturalmente têm a favor do seu clube, outra é teres uma (grande) pala nos olhos. Não lês jornais, não ves televisão, nunca jogaste futebol (e se jogaste eras aquele coitadinho que ficava sempre para último), nunca tiveste sequer educação física, eu percebo nesse caso rapaz, se não for o caso, então o melhor é começares a ver ténis ou algo assim... Tomei a liberdade de mostrar a tua resposta a outras benfiquistas, riram.se.. Secalhar é melhor começares a falar de outras coisas que não sejam futebol no blog, caso contrário vais-te ficar pelas 5 visualizações por dia infelizmente. Um abraço, e tenho pena que alguem que escreve tao bem seja tão fraquinho a ver e perceber futebol.

    P.s.- não ligues a televisão para não veres imagens do porto campeão puto estupido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que estou um pouco confuso com a sua opinião que por sua vez tem pouco de correcto.
      E estou confuso porque não entendo a quem se quer referir. No Post Scriptum vejo que se refere sem dúvida a mim. Se não consegue levar um Post Scriptum com bom humor, tenho pena de si, caro Anónimo. Viver com mau humor deve ser deveras difícil no dia-a-dia. Quanto ao "puto estupido", acho que se percebe bem quem o é. Chamar imaturo comentando imaturamente não faz muito sentido.

      Quanto aos pontos, penso que se refere ao Anónimo que comentou antes de si. Ou você não conseguiu estruturar bem o que sentia e separar as coisas, ou pensa que fui eu que escrevi. Os administradores do Blog sempre que comentam, fazem-no com o nome do mesmo.
      Porém, nada lhe dá o direito de desrespeitar quem quer que seja por ter uma opinião diferente da sua. Tente controlar as suas frustrações e angústias e ganhe um pouco de respeito.

      Termino referindo que este blog é liderado por dois benfiquistas assumidos. Não pretendemos esconder isso de ninguém.

      Um abraço, caro pequeno Anónimo.

      Eliminar
  5. Peço desculpa por na realidade não ter entendido que a resposta tenha sido dada pelo meu "gémeo" Anónimo e não pelo Blog em si, MEA CULPA meus caros. Quando ao meu post scriptum peço desculpa pela exaltação, mas foi-me díficl manter a compostura em relação ao que havia sido dito (que penso que tambem deveria ter sido alvo da vossa resposta, até porque ficava bem um pouco de correcção futebolistica a quem não tem ou não quer ter conhecimento)..

    um abraço, (e sendo um pouco mais simpático) grandes bloggers, mais uma vez as minhas desculpas (embora a parte do dizerem que o benfica havia sido prejudicado na epoca 2009/2010 seja um pouco "lol", mas enfim, sendo "este blog liderado por dois benfiquistas assumidos", parece-me algo compreensivel)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpas aceites, caro gémeo Anónimo portista (presumo eu). Quanto ao seu gémeo benfiquista não concordamos com todos os seus pontos, obviamente. Gostamos de defender o Benfica, mas não somos extremistas.

      Um novo abraço e atentando ao parêntesis julgo que pequei em ter juntado os erros de arbitragem da época 2009/10 e 2004/05. Na época mais recente, de facto, não houve muito alarido porque o Benfica jogou bem (tal como o Porto do ano passado) e os erros como não foram graves, acabaram por mascarar-se.

      Continue a visitar-nos e a dar o seu feedback que nós agradecemos. Isso e os elogios. Muito obrigado, gémeo Anónimo portista (presumo eu novamente).

      Eliminar