9 de abril de 2012

Sporting 1 - 0 Benfica

    Hoje o Sporting dificultou a vida ao Benfica na luta pelo título. Boa exibição do Sporting, má exibição do Benfica e má exibição de Artur Soares Dias.

    O jogo começou logo com um lance polémico. Gaitán é claramente derrubado dentro da área e o árbitro Artur Soares Dias não marcou grande penalidade. Nada a que um benfiquista não esteja habituado. Soares Dias disse que era canto enquanto que o último a tocar na bola foi claramente Nico Gaitán. Anderson Polga sabendo que tinha feito porcaria disse que acertou na bola. E se o Anderson Polga diz, o Artur acredita.

    O Benfica parecia entrar melhor, mas o Sporting ripostava com maior perigo. Contudo, a primeira ocasião de golo pertenceu a Javi Garcia. O médio espanhol rematou do meio da rua e obrigou Rui Patrício a uma defesa apertada.

    Pouco tempo depois, grande penalidade para o Sporting. Luisão toca no ombro de Van Wolfswinkel, o holandês cai e o Artur desta vez não hesita em assinalar penalti. Vale a pena falar na dualidade de critérios? Acho que não. Já cansa. Gaitán é "ceifado" na área - nada. Luisão toca no ombro de Wolfswinkel - grande penalidade. Luisão toca no avançado do Sporting? Toca sim senhor. Mas eu tinha vergonha de me deixar cair com um toque daqueles. Já vi jogadoras de futebol feminino com mais masculinidade do que o jovem Ricky. Faz-me um pouco de confusão homens portarem-se como autênticas flores de estufa em quem não se pode tocar. Mas siga... Wolfswinkel não falhou o penali e deixou os adeptos em delírio.

   Até ao fim da primeira parte houve um Benfica abatido e com muita posse de bola, mas sem objectividade. Essa ficou do lado dos leões que atacavam bem sempre que o Benfica deixava.

   Depois do interregno, Jorge Jesus retirou o espanhol Rodrigo e colocou em campo Yannick Djaló. Concordo com a entrada de Yannick, não concordo com a saída de Rodrigo. Na minha opinião, Cardozo merecia mais a saída.

    Javi Garcia parecia ter perdido os seus super-poderes e entrou extremamente mal na segunda parte. Primeiro perdeu a bola para Wolfswinkel que rematou para uma boa defesa de Artur. Depois passou a bola de novo a Wolfswinkel, deixando-o isolado e valeu ao Benfica novamente o enorme Artur. Depois disto, Javi Garcia sairia para dar entrada a Nelson Oliveira. Entre estas duas falhas do espanhol houve ainda um lance perigoso para cada lado. Primeiro para o Benfica - Yannick insiste, Patrício e (julgo eu) Polga chocam, Cardozo não soube cabecear em chapéu então cabeceou contra Yannick. A bola sobrou para Maxi que conseguiu chegar primeiro que Patrício e cabeceou em direcção da baliza, porém, Insua estava na linha para retirar o golo. A outra grande ocasião de golo, desta vez do lado do Sporting, teve início em Capel e acabou com um remate de Schaars. Mais uma vez Artur a negar o golo.

    Posteriormente, veio um dos melhores momentos do jogo na minha opinião. Marat Izmailov recebeu a bola, adiantou-se, encheu o pé e acertou na trave. Se fosse uns 10 cm a baixo, era golo na certa. Artur estava batido. Cerca de 10 minutos depois, Elias isola Van Wolfswinkel, o avançado tira Artur do caminho, mas depois não consegue rematar à baliza. Na resposta, Gaitán centra e Yannick remata de primeira poucos centímetros ao lado. Também dava um belo golo do português ex-Sporting.  Até ao fim do jogo houveram ainda mais dois remates perigosos que Artur defendeu. Um foi de Izmailov e o outro de Matias Fernandez.

    A figura do jogo é claramente Van Wolfswinkel. Arrancou a grande penalidade que deu a vitória ao Sporting esta noite. Porém, não foi o melhor em campo. Elias esse sim, foi o melhor em campo. Bloqueou por completo a mobilidade do Benfica e sobretudo de Rodrigo na primeira parte. Capel, Insua, Izmailov e Matias também merecem nota positiva. No lado do Benfica, apenas Artur e Maxi merecem louvor. Nota negativa surpreendentemente para Javi Garcia e não surpreendentemente para Emerson. Há jogadores que não merecem vestir a camisola do Benfica e Emerson é sem dúvida um deles.

    Custa-me ver o Benfica perder nestas condições. Sendo sincero, preferia perder apenas com o remate de Marat Izmailov (que foi à barra). Era uma vitória justa na mesma, mas não sentia este amargo na boca de ter perdido com um penalti rabiças e com um penalti por marcar a favor do Benfica.

    No fim do jogo, Artur Moraes disse tudo o que havia por dizer: «O Sporting tem todo o mérito. O campeonato ficou manchado pela arbitragem. Para que marquem a nosso favor precisamos que vão para o hospital, contra nós basta um sopro e é penalty. Paciência. Infelizmente este é um campeonato manchado.»

    Despeço-me com uma curiosidade. A partir do momento em que o senhor treinador do Porto e sua mosca proferiram a seguinte frase: «Já podem encomendar as faixas de campeão!» - os resultados do Benfica foram os seguintes:

Guimarães 1 - 0 Benfica

Académica 0 - 0 Benfica

Benfica 2 - 3 Porto

Olhanense 0 - 0 Benfica

Sporting 1 - 0 Benfica



    Há clara culpa do Benfica, mas esteve à vista de todos que, sobretudo no jogo mais decisivo, houveram factores externos estranhos. Mas assim são os campeonatos em Portugal. Ou se joga sempre bem superando arbitragens, ou se perde o campeonato para o Porto. TM


Sporting 1 - 0 Benfica

Sporting: Patrício; Pereira, Polga, Xandão, Insua; Elias, Schaars(Carriço), Matias; Izmailov, Capel(Carrillo), Wolfswinkel(Rubio).
Treinador: Ricardo Sá Pinto.

Benfica: Artur; Maxi, Luisão, Garay, Emerson; Javi(N. Oliveira), Witsel, B. César, Gaitán(Nolito); Rodrigo(Yannick), Cardozo.
Treinador: Jorge Jesus.

Golos: 1-0 18' Elias.

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Elias.

0 comentários:

Enviar um comentário