6 de abril de 2012

Metalist 1 - 1 Sporting


    O Sporting garantiu hoje na Ucrânia a passagem à meia-final da Liga Europa com um empate a uma bola. Eu estava a torcer para que os leoninos passassem, mas não no tempo regulamentar. Torci então pelo 2-1 do Metalist e só depois torceria pelo Sporting. Razão? O cansaço era benéfico para o Benfica.

    O jogo começou praticamente com um fora-de-jogo mal assinalado a Van Wolfswinkel em que ficaria completamente isolado com o guarda-redes ucraniano. O jogo estava bastante desinteressante pois a bola andava de um lado para o outro mas sem grandes ocasiões de golo. Contudo, o Metalist estava melhor.

    A equipa ucraniana carregava e Rui Patrício ganhava cada vez mais destaque no jogo. A melhor oportunidade foi de Taison. Tirou Polga da frente, aguentou a pressão de Xandão e rematou cruzado para uma boa intervenção de Rui Patrício. O Metalist tornava-se cada vez mais perigoso apresentando uma boa troca de bola e bastante velocidade no ataque (sobretudo por Taison).

    Porém, quando nada fazia prever, o Sporting faz o golo. Insua dá para Capel, o espanhol olha para a área, cruza de pé direito e, perante a apatia da defesa do Metalist, Van Wolfswinkel pouco teve de saltar para marcar um bom golo de cabeça.

    E assim acabou a primeira parte. Um Sporting a entregar perigosamente a bola ao adversário mas a ser feliz com um golo ao cair o pano da primeira metade. Previam-se mexidas na equipa ucraniana e foi isso que aconteceu. Markevich lançou Devic e tirou de campo Edmar. O objectivo era claro - marcar golos.

    Não foi Devic, mas foi Cristaldo o primeiro a causar calafrios aos adeptos leoninos. O argentino mais uma vez escapou de Xandão, ficou com espaço, mas demorou o remate e deixou que Polga fizesse um corte na hora exacta. O Sporting continuava a dar bola ao adversário, mas fechava bem os espaços. O Metalist só conseguia causar perigo através de bons pormenores de algumas individualidades.

    Mas o golo não tardou. Bom cruzamento largo vindo da esquerda, Devic desmarcou Cristaldo com um grande passe de cabeça e o argentino trabalhou bem até bater Rui Patrício com um potente remate rasteiro.

    Eis que Insua quase fazia um quadro bonito para mim, mas uma borra na pintura para o Sporting. Após um grande remate de Sosa para grande defesa de Patrício, a bola sobra para Devic que é carregado pelas costas pelo defesa esquerdo argentino. Chamado a converter, Cleiton Xavier, falhou. Penalti extremamente mal batido pelo brasileiro, com Rui Patrício a defender com as pernas.

    Até ao fim, viu-se um Metalist atrás do prejuízo, mas sem grande perigo. O Sporting apesar de não ter bola, controlou o adversário. Taison era o rosto da frustração da equipa ucraniana, que praticou um bom futebol, mas não conseguiu marcar mais que a equipa portuguesa.

    Um resultado muito bom para Portugal. O Sporting receberá o Athletic Bilbao dia 19 de Abril e vai a terras bascas dia 26 do mesmo mês para discutir um lugar na final que se realizará em Bucareste. Não se afigura um duelo fácil para a equipa lusa, mas também não é de todo impossível. TM

Metalist 1 - 1 Sporting

Metalist: Goryainov; Villagra, Berezovchuk, Obradovic, Pshenychnykh(Blanco); Torres(Marlos), Edmar(Devic), Sosa, C. Xavier, Taison; Cristaldo.
Treinador: Miron Markevich

Sporting: Patrício; Pereira, Xandão, Polga, Insua; Matias(Neto), A. Martins(A. Santos), Schaars; Izmailov, Capel(Evaldo), Wolfswinkel.
Treinador: Ricardo Sá Pinto.

Golos: 0-1 44' Wolfswinkel; 1-1 57' Cristaldo.

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Rui Patrício.

0 comentários:

Enviar um comentário