22 de abril de 2012

Nacional 2 - 3 Sporting

    Olha... Ganharam outra vez... Mais uma vitória para o Ricardo Coração de Leão e o seu Sporting. Uma exibição um pouco defensiva, mas boa. Assistiu-se a um bom jogo na Choupana.

    O Sporting entrou em campo com a sua segunda linha (se assim se pode chamar), a pensar no jogo de quinta feira em San Mamés. Inicialmente o jogo estava muito confuso. Muito rápido e muita luta. O Nacional tentava explorar a velocidade de Candeias, já no Sporting, era André Martins quem mais velocidade dava ao ataque leonino.

    O golo dos visitantes chegou bem cedo. Livre batido por André Martins contra a barreira, Arias na recarga acertou em Moreno (que estava no chão), o esférico sobrou para o jovem Rubio e, sem demoras, enviou a bola para dentro da baliza.

    Depois do marcador estar inaugurado, assistiu-se a um Nacional lutador mas que encontrava sempre pelo caminho um Onyewu intransponível. O central norte-americano fez cortes cruciais que poderiam colocar em risco a baliza de Boeck. No Sporting destacava-se mais a visão de jogo do jovem português André Martins (um jogador que se vai tornar um caso sério). E é mesmo o miúdo que assiste Renato Neto para um bom golo de fora-de-área.

    Contudo, o Nacional respondeu logo a seguir por intermédio de Mateus. Candeias (quem mais poderia ser?) cruzou da direita, Mateus conseguiu receber e fuzilou autenticamente Marcelo Boeck. Até ao fim da primeira metade, assistiu-se a uma tentativa da equipa da casa em contrariar o resultado mas sem grande perigo. O Sporting defendia bem e nem sequer parecia que estava a jogar com uma defesa que normalmente não joga.

    Para a segunda parte, o Ricardo Coração de Leão retirou o brasileiro que quer ser português Renato Neto e colocou em campo Schaars. Mas não é que o segundo holandês (Wolfswinkel) também teve que entrar pouco tempo depois? É verdade... Porquê? Porque o chileno Rubio não é muito inteligente. Já possuía uma cartolina amarela e, após cruzamento da direita, viu que não ia chegar e deu um tapinha na bola. Deve ter-se esquecido que não está a jogar com seus amigos na rua e, por isso mesmo, levou o segundo amarelo e foi tomar uma banhoca mais cedo. Saiu com as mãos na cara... envergonhado, presumo.

    O Nacional apesar de ter mais posse e de atacar mais, não conseguia criar perigo. A defesa sportinguista estava bastante sólida e raramente falhava. Porém, a 15 minutos do fim, após alguns ressaltos, Keita remata espontaneamente em arco batendo Boeck. Bom golo do jogador do Nacional.

    A felicidade dos jogadores da casa durou pouco. O magro holandês Ricky Van Wolfswinkel isolou-se e Marcelo Valverde não conseguindo chegar à bola, derrubou o pobre coitado. Grande penalidade indiscutível e evitável, a meu ver. Wolfswinkel assumiu a marcação e não falhou. O Sporting voltava à liderança no marcador justamente.

    A partir do golo assistiu-se a um show de Boeck. Ora se atirava para o chão queixando-se de sabe-se lá o quê, ora fazia umas grandes defesas. Julgo que foram umas 3 grandes defesas do guardião verde e branco. O resultado assim ficou. Ricardo Coração de Leão poupou a equipa, mas mesmo assim venceu na Choupana. Foi um bom jogo a nível defensivo por parte do Sporting e algo eficaz na frente.

    O maior destaque, a meu ver vai para André Martins. A visão de jogo deste jovem esteve em destaque durante todos os cerca de 60 minutos que jogou. Foi de facto pena que tenha sido o sacrificado após a infantilidade de Diego Rubio. Contudo, o melhor jogador em campo no meu entender foi Daniel Carriço. O novo trinco do Sporting fez uma exibição bastante boa bloqueando muitos ataques ao Nacional. Está feito um grande jogador, muito melhor do que aquilo que mostrava como central. De resto, Onyewu esteve também em grande plano e Marcelo Boeck esteve muito bem principalmente perto do fim da partida. No lado do Nacional, Candeias foi o que mais perigo causou. Que o diga Evaldo... Mateus também fez uma exibição bastante esforçarda.

    E assim segue o Sporting no seu quase que garantido 4º lugar. Afastou-se do Marítimo com a ajuda do Benfica e aproximou-se do Braga com a ajuda do Paços de Ferreira. Para chegar ao 3º lugar, os leoninos ainda precisam que o Braga escorregue uma ou duas vezes e depois necessitam de ganhar o encontro entre ambos. TM


Nacional 2 - 3 Sporting

Nacional: Marcelo; J. Aurélio(Skolnik), Neto, Danielson, Marçal; Claudemir, Moreno(Keita), Candeias, Barcellos, Mateus; Rondón(M. Madeira).
Treinador: Pedro Caixinha.

Sporting: Boeck; Arias(Jeffren), Xandão, Onyewu, Evaldo; Carriço, R. Neto(Schaars), Pereirinha, A. Martins(Wolfswinkel), Carrillo; Rubio.
Treinador: Ricardo Sá Pinto.

Golos: 0-1 12' Rubio; 0-2 31' Renato Neto; 1-2 34' Mateus; 2-2 75' Keita; 2-3 77' Wolfswinkel (GP).

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Daniel Carriço.

0 comentários:

Enviar um comentário