26 de abril de 2012

Athletic Bilbao 3 - 1 Sporting

    Olha... O Sporting foi eliminado da Liga Europa pelo Athletic Bilbao. A equipa portuguesa acabou por morrer na praia, o que é mau para Portugal e especialmente para o clube de Alvalade, mas não se pode falar em falta de justiça. Hoje ganhou quem melhor jogou futebol.

    Em relação aos onzes, Bielsa não poderia contar com De Marcos. Porém, já pôde contar com Javi Martinez. Assim sendo, utilizou Martinez como central, deixou Ekiza no banco, recuou Muniain e lançou o jovem Ibai Gómez no lugar do castigado De Marcos. No lado do Sporting, Sá Pinto estava numa situação idêntica quanto às privações não tendo à sua disposição o russo Marat Izmailov. Para o seu lugar, Ricardo Coração de Leão não quis arriscar num Jeffren ou num Carrillo e sendo assim colocou Bruno Pereirinha. Mas não se ficou por aqui. O Coração de Leão também quis tirar Carriço do onze e colocou o pequeno Mogli Matias, baixando Schaars para trinco. 
    Colocar Pereirinha no lugar de Izmailov custa a perceber, mas até se compreende. Não queria arriscar muito e preferia um jogador um pouco mais defensivo. Mas depois toda esta teoria desmorona-se... Se colocava o português para segurar jogo, não se percebe porque é que tira Daniel Carriço do onze para jogar com o trio Schaars, André Martins e Matias. Pareceu-me um pouco suicídio tendo em conta contra quem iam jogar.... Mas o Coração de Leão não achou. E isso é que interessa.

    O ambiente no estádio de San Mamés parecia estar ao rubro e assim começava a partida. Desde cedo, o Athletic quis mandar no jogo. Apesar de apenas precisar de um golo para passar, não queria perder tempo nas reposições de bola. Boa atitude da equipa basca.
    A troca de bola entre os bascos era fantástica... Há quem já denomine esta equipa de «Mini-Barcelona», e de facto, não está longe disso.
    O Sporting defendia bem e só fazia tremer a defesa basca através de rápidos contra-ataques ou de lances de bola parada. E foi isso que fez. Capel saía em velocidade e Matias ou Insúa batiam os livres. No outro lado, apesar de quase todo o meio campo e ataque participar nas jogadas de ataque, destacavam-se Ibai Gómez, Muniain, Susaeta e o inevitável Fernando Llorente. 

    Apesar de já ter feito alguns ataques perigosos, a primeira grande ocasião do Athletic Bilbao deu em golo. Ander Herrera ganhou a bola a Schaars (Nuno Luz disse que era agressão, mas isso não se coloca em questão. Primeiro porque foi o Nuno Luz a dizer e depois porque se verifica que o gesto de Herrera não foi propositado. No meu entender poderia ter sido assinalada falta, mas também não condeno que Martin Atkinson tenha deixado jogar), soltou para Muniain que colocou de imediato em Llorente e, de peito, o espanhol amorteceu para o remate de Susaeta. Foi um belo golo...

    Contudo, o Sporting deu logo uma resposta positiva. Capel centrou e Pereirinha numa posição bastante privilegiada cabeceou por cima. Tinha obrigação de fazer melhor tendo em conta a sua posição e o soberbo cruzamento de Diego Capel. O Bilbao continuava a mandar no jogo com o seu tiki-taka e fez mesmo novo golo... mas Ibai estava fora-de-jogo. Decisão correcta da arbitragem. Na resposta, Polga cabeceia para boa defesa de Iraizoz, num canto. O Athletic continuava a pôr em sentido a equipa leonina e perto do intervalo, Llorente em excelente posição acerta mal na bola, mas ainda assim fez com que Rui Patrício tivesse que se aplicar e bastante... Grande defesa do guarda-redes português. Llorente tinha tempo para receber e fuzilar, mas preferiu rematar de primeira... Também acho que era mais bonito, Fernando...

    Eis que o Sporting empata a partida. Canto de Matias, Iraizoz afasta, André Martins remata de longe, Alexandre Luiz Reame também conhecido como Xandão corta sem querer, a bola sobra para o magro Wolfswinkel que não perdeu tempo e rematou de primeira para o golo. Nada fazia prever, mas era das poucas maneiras do Sporting fazer golo. Ou em rápidas transições, ou em bolas paradas. Bem a equipa portuguesa a aproveitar um desses momentos e ainda melhor no timming. Faltava apenas 1 minuto para o fim da primeira metade.

    Mas olha... Mesmo faltando 1 minuto para acabar, o Sporting não se aguentou até ao intervalo. Boa transição até a bola chegar a Llorente e depois «El Rey León» faz algo esplêndido... recebe a bola de costas, vira-se, puxa a bola para trás sentando o precipitado João Pereira, desmarca Ibai Gómez que isolado contra Rui Patrício, não falhou. Mais um grande golo do clube espanhol. 

    Assistia-se a uma grande partida e a um grande espectáculo de futebol. Sporting exemplar a defender e a fazer tremer a defesa bascas nas suas investidas velozes e em lances de bola parada. Bilbao criava perigo através da sua troca de bola soberba. De facto dava gosto de ver.

    No começo da segunda parte, Sá Pinto lançou Daniel Carriço (um pouco tarde, Coração de Leão...), o que dava maior solidez ao meio campo leonino português. A primeira grande oportunidade surgiu dos pés de Susaeta. O médio basco fez uma maldade a Insúa passando a bola por entre as suas pernas e rematou cruzado do bico da área para Rui Patrício novamente fazer uma excelente defesa. Grande trabalho de Susaeta. Na cobrança do canto, Javi Martinez acerta no poste após remate de cabeça. Os bascos começavam de uma forma excelente e o Sporting ia-se safando quer por mérito quer por alguma sorte.
    Na resposta, novo livre para o Sporting e Insúa atira ao poste. A bola ainda ressalta num jogador basco e quase traía Iraizoz. Sorte quase azar para o guardião espanhol, azar para o argentino. No entanto, Bielsa ficou chateadíssimo com os elementos da barreira. O treinador espanhol deve ter alertado os seus jogadores para saírem rápido à bola (o livre era indirecto) e eles não o fizeram.

    Nenhuma das equipas queria ir para prolongamento e tudo faziam para marcar. Surgiram alguns remates de longa distância de parte a parte, algumas boas jogadas que terminavam na cabeça de Llorente, mas quer Patrício, quer Xandão impediam que o espanhol marcasse.
    Ricardo Coração de Leão perto do fim decidiu arriscar. Retirou de campo André Martins e colocou Carrillo. Sá Pinto confiava no peruano para desequilibrar no contra-golpe.

    Mas não teve sorte... A cerca de 2 minutos do fim «El Rey León» matou o jogo e deixou a equipa portuguesa morrer na praia. Apesar do esforço da equipa de Sá Pinto, era um resultado justo e Llorente merecia-o. A jogada do golo foi criada pelos dois melhores jogadores em campo, na minha modesta opinião. Ibai Gómez trabalhou bem sobre João Pereira, cruzou e Fernando Llorente desviou para golo. Patrício nada poderia fazer. Foi o delírio nas bancadas e entre os jogadores.

    E assim acabou o jogo. O Sporting fez uma grande campanha na Liga Europa, foi uma equipa bastante esforçada desde que Sá Pinto chegou e pelo seu percurso, de facto, merecia mais. Porém, não o mostrou neste jogo. O Bilbao mereceu inteiramente a vitória e a passagem à final porque foi a equipa que melhor futebol jogou e a sua supremacia verificou-se na posse de bola (65%-35%) e nos ataques (62-35). Grande jogo da equipa de Bielsa, mas sobretudo grande jogo de futebol.
    Quanto aos destaques individuais, é inevitável falar em Fernando Llorente. O avançado espanhol jogou e fez jogar, teve grandes pormenores técnicos, duas assistências e um golo. Não há dúvidas sobre o melhor em campo. Ibai Gómez foi para mim o segundo melhor em campo. Muito jogou este miúdo de 22 anos. Porém, Susaeta, Muniain e Ander Herrera também merecem destaque porque sem eles o ataque basco não tinha vida. Em zonas mais defensivas, Javi Martinez esteve enorme.
    No lado do Sporting, Insúa e Capel no lado esquerdo pareciam ter muita vontade e era através desta dupla que o Sporting mais criava perigo. André Martins, mais uma vez jogou bem mas na primeira parte não pôde jogar tão solto como gostaria porque atrás de si tinha apenas Schaars. Na baliza, Rui Patrício esteve como sempre muito bem. Grandes defesas que o guardião português fez evitando alguns golos quase certos.

    E assim acaba a aventura inesperada (tendo em conta que defrontou o pomposo e endinheirado Manchester City bem cedo) dos leões portugueses na Liga Europa. Apesar de não terem conseguido chegar à final, merecem todo o louvor por terem chegado onde chegaram. Sá Pinto fez mesmo omeletes sem ovos, coisa que Domingos não estava a conseguir fazer. Contudo, há um leão que continua a poder sagrar-se campeão da Liga Europa... É verdade... Elias pode ser campeão pelo Atlético Madrid, mesmo estando no Sporting. O jogador brasileiro ajudou o Atlético Madrid a qualificar-se para a competição e por isso mesmo não pôde jogar pelo clube de Alvalade.
    Afigura-se um grande jogo entre Atlético Madrid e Athletic Bilbao. Eu torcerei pelos bascos. A forma de jogar e a filosofia do clube fascinam-me por completo e Llorente está no lote de meus jogadores predilectos. TM

Athletic Bilbao 3 - 1 Sporting

Athletic Bilbao: Iraizoz; Iraola, Javi Martinez, Amorebieta, Aurtenetxe; Iturraspe, Ander Herrera (Inigo Perez), Iker Muniain (Ekiza); Ibai Gómez (Toquero), Susaeta, Llorente.
Treinador: Marcelo Bielsa


Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Xandão, Anderson Polga, Insúa; Schaars, André Martins (Carrillo), M. Fernandez (Carriço), Pereirinha (Jeffren), Diego Capel; Wolfswinkel.
Treinador: Ricardo Sá Pinto


Golos: 1-0 17' Susaeta; 1-1 44' Wolfswinkel; 2-1 45'+1' Ibai Gómez; 3-1 88' Llorente.

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Fernando Llorente.

0 comentários:

Enviar um comentário