29 de março de 2015

Portugal 2-1 Sérvia: Na Luz, Coentrão é feliz

Portugal  2 - 1  Sérvia (Ricardo Carvalho 10', Fábio Coentrão 63'; Matic 61')

    Mesmo sem o seleccionador nacional Fernando Santos (a cumprir o primeiro de 2 jogos de suspensão) no banco de suplentes, a nossa Selecção recebeu e derrotou a Sérvia no Estádio da Luz. A equipa das Quinas apresentou-se num esquema que a convocatória deixava adivinhar, com um 4-4-2 capaz de ilibar Ronaldo e Danny praticamente de tarefas defensivas, com Coentrão a juntar-se a Moutinho, Tiago e Nani (preferencialmente a partir da direita) no meio-campo. Contra uma equipa sérvia com vários jogadores jovens, e vários elementos que se destacaram num passado recente naquele mesmo estádio, Portugal foi superior e mereceu os 3 pontos, conseguindo a 3.ª vitória consecutiva, passando a ocupar o 1.º lugar do Grupo I com 9 pontos.
    Depois de se ouvirem os hinos, a bola começou a rolar e bastou uma dezena de minutos para o público português saltar das cadeiras efusivamente. Coentrão e Danny combinaram num canto curto e o lateral do Real Madrid colocou a bola à mercê de um desvio certeiro e potente do veterano Ricardo Carvalho. O central do Mónaco, autor do golo, viria a ser substituído poucos minutos depois por José Fonte; Portugal, sempre seguro pela dupla Tiago-Moutinho, adormeceu o jogo depois do 1-0 e o Estádio da Luz só despertou com um remate bombástico de Cristiano Ronaldo. O capitão da Selecção arriscou de longe mirou o ângulo com um remate fortíssimo e traiçoeiro (com a trajectória da bola a baixar só perto da baliza) mas Stojkovic defendeu com qualidade.
    A 2.ª parte recomeçou com o mesmo ritmo baixo que pautou a globalidade do 1.º tempo e Mitrovic (quem sabe se não será aquele palco a sua casa em 2015/ 16..) deixou um aviso num cabeceamento por cima após bom cruzamento de Tadic. O aviso foi feito aos 54' e aos 61 minutos chegou mesmo o empate, com o ex-Benfica Nemanja Matic a deixar a Luz em silêncio com um golaço. Depois de um canto de Tadic, jogador do Southampton, Petrovic desviou no interior da área, Eliseu colocou Matic em jogo e o médio do Chelsea rematou de forma acrobática naquele que foi o golo da noite. No entanto, não foi o golo mais importante da noite. É que a resposta de Portugal foi imediata e excelente com João Moutinho a cruzar para uma zona onde apareceu o desvio glorioso de Fábio Coentrão. Com 2-1 no marcador, Portugal colocou algum gelo no jogo, soube condicionar o jogo sérvio e Patrício apresentou-se seguro.

    Com meia qualificação feita Portugal está em boas condições de se qualificar directamente e como cedo dissemos - mesmo depois do desaire albanês ainda com Paulo Bento ao leme - só um gigantesco e improvável fracasso deixaria Portugal fora do Euro 2016, considerando o actual modelo de qualificação que fará com que Selecções menos habituadas a fases finais surjam em França. Falta a Portugal jogar na Arménia, Albânia e Sérvia, e receber a Dinamarca.
    No jogo de hoje, Fábio Coentrão (de quem nos últimos dias se disse que quereria regressar ao Benfica) foi a figura principal com 1 golo e 1 assistência e a entrega do costume. Coentrão é daqueles jogadores que dá o que tem e o que não tem na Selecção e com o qual se pode contar desde que haja um sim do departamento médico, mesmo vindo de um período lesionado no clube. João Moutinho e Tiago foram essenciais no controlo das operações e no equilíbrio da equipa, numa dupla onde Moutinho mostrou mais uma vez porque é que é o jogador luso mais regular ao serviço da Selecção. Na Sérvia, Matic marcou um grande golo e Nastasic esteve atento no centro da defesa. Não deixa de ser curioso, falando de Portugal, que 2 jogadores "ressuscitados" por Paulo Bento - Ricardo Carvalho e Tiago - tenham sido peças importantes numa vitória tão importante como a de hoje.


Barba Por Fazer do Jogo: 
Fábio Coentrão (Portugal)
Outros Destaques: Ricardo Carvalho, João Moutinho, Tiago; Nastasic, Matic

1 comentários:

  1. 2 jogadores "ressuscitados" por Fernando Santos, ou então "mortos" por Paulo Bento :)

    ResponderEliminar