7 de março de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 61



Filme: Pride & Prejudice
Actriz: Keira Knightley

por Sara Antunes Santos (Escritora Convidada)


    Dou-vos o prazer de conhecer Elisabeth Bennet. Esta personagem é a ideal para falarmos da actriz que a interpreta, uma das melhores da actual geração, genuinamente bonita e elegante, com uma personalidade forte e que faz um hino às mulheres na sua verdadeira essência (defende a beleza das mamas pequenas, proibindo trabalhos de Photoshop, quanto mais de bisturi na sua imagem). A expressão que Keira transmite a esta Elisabeth é maravilhosa, pois dá-nos uma riqueza de interpretação muito maior e quase tão acessível àquela que encontramos nas páginas de Pride and Prejudice, da instituída Jane Austen. É impossível dissociar o filme do livro, mas este Orgulho e Preconceito está bastante bem conseguido, com pormenores de fotografia, som e guarda-roupa bastante pitorescos que nos fazem querer viver aquela história de amor. Sim. Este filme é uma história de amor muito bem contada, que nos conduz ao contexto social aristocrático britânico nos finais do séc. XIX e todos os seus irónicos… e cínicos costumes.
    Elisabeth é a segunda das cinco filhas do casal Bennet, também a segunda mais bonita. Aqui neste ponto, permitam-me opinar que o vestido castanho, as sobrancelhas grossas e a franja desajeitada fazem Elisabeth demasiado feia, para aquilo que é descrito no livro. Mas dizem os produtores que Keira era demasiado bonita para o papel e foi um verdadeiro desafio “enfeia-la” (too much, I suppose). No entanto, ela é sem dúvida a filha preferida de Mr. Bennet, por ser a mais inteligente, a mais sarcástica, a mais certa das suas convicções e aquela que não se contentará apenas com um homem bonito e cheio de libras. (se bem que, convenhamos, aquele Mr. Darcy é muito mais misterioso e apetecível com todo o seu ar inalcançável e orgulhoso)

    Há uma cena que faz o filme. Quando já passam 10 minutos da trama, no baile, ao falar com o seu amigo Mr. Bingley, Mr. Darcy fere o orgulho de Elisabeth dizendo que a beleza desta era “perfeitamente tolerável”, e não era assim tão bonita que o tentasse. Eis que Keira faz um dos melhores, mais espantosos e difíceis sorrisos amarelos da história do cinema! Aqui também se sente a superioridade de Elisabeth, mesmo sendo desprezada pelo sisudo Mr. Darcy.
    Existem várias personagens-satélite, com as quais a personagem de hoje se relaciona que reforçam tudo aquilo que referi, como é o caso de Jane, Mr. Collins, Charlotte Lucas, Mr. Wickham, Lady Catherine e claro Mr. Darcy. Todos eles, à sua maneira, vincam a personalidade de Elisabeth e mostram a sua perspicácia e espírito crítico, que ao contrário de Jane não vê maldade em nada; a sua integridade, mesmo depois de ser flertada por Mr. Collins e apesar de tudo ser conveniente para que Elisabeth aceitasse o cortejo, ela afasta-se deste graxista e lambido clérigo; Condena Charlotte Lucas, a sua melhor amiga, que se casa por conveniência e por ter cedido à pressão da sociedade de arranjar marido, só para não parecer mal. 
    Elisabeth acredita no amor e não descarta a hipótese de ficar sozinha, se não encontrar um homem que ame. Apesar de perdoar Charlotte e aceitar as suas justificações, a relação delas nunca mais fica a mesma, pois esta defraudou os princípios e convicções que ambas partilhavam; No que respeita a Mr. Wickham (a representação clássica de um vilão) é confrontado por Elisabeth com a maior das classes, que depois de se inteirar da verdade, esfrega-lhe as suas próprias mentiras na cara, mas com uma superioridade e requinte que lhe são característicos; Com Lady Catherine, Elisabeth mostra que a sua condição social não influencia o seu carácter e por te menos rendimentos e menos acesso à cultura, não deixa de ser uma mulher respeitada. A figura que esta senhora faz ao invadir a meio da noite a casa de Elisabeth só para se certificar que esta não está interessada em Mr. Darcy, faz Elisabeth encher-se de orgulho e convidá-la a sair, qual rainha de Inglaterra! Elisabeth, apesar de humilde, não se deixa espezinhar em vários episódios do filme tornando-se alvo de admiração de Mr. Darcy. 
    Eis que chegámos a este atípico galã: seguro nas suas convicções, inseguro nos seus sentimentos. Mr. Darcy é a prova que o ódio e o amor são sentimentos muito próximos. Elisabeth odiou-o várias vezes, pela sua soberba, olhar de soslaio e ar imperioso, mas amou-o ainda mais ao retirar-lhe a capa da aparência e conhecer a sua generosidade, integridade justeza e sensibilidade.
    Este filme é uma história cheia de males entendidos simplesmente porque as pessoas não são sinceras nos seus sentimentos e opiniões, dando privilégio ao seu orgulho, status e à aparência. Apesar de Elisabeth lutar contra isso, cai também no erro de julgar as pessoas pelo que aparentam, sendo mais tarde “castigada” por isso, ao apaixonar-se precisamente pelo homem mais “odioso” com o qual ela não “dançaria nem pelo Derbyshire inteiro”.

    Esta personagem é viciante de tão rica que é. É uma mulher à frente do seu tempo que se envergonha com as entradas inoportunas da mãe (BTW aquela senhora é uma excelente actriz porque me irrita profundamente) e não coabita, sem ser crítica, com a ambição desmesurada e falsas ostentações.
    Com receio de me estar a repetir, acredito, que todas as pessoas que vêem o filme torcem para que Elisabeth enxergue o verdadeiro Mr. Darcy e que o próprio seja mais sincero e menos carrancudo com a mulher que intimamente o arrebata. Pois tal como Elisabeth explica ao seu amado pai, no final do filme, eles são tão parecidos…. tão teimosos que só iriam mesmo ficar juntos quando baixassem a guarda e dissessem (aquilo que uma mulher sonha sempre ouvir) que se enfeitiçaram de corpo e alma.

P.S.: Aquele Mr. Darcy tímido, com cara de mau, mas com um olhar tão indefeso faz com que dê por mim a imaginar que sou a Elisabeth por míseros segundos. :)

← Anterior (62)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (60) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário