11 de março de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 59



Filme: One Flew Over the Cuckoo's Nest
Actriz: Louise Fletcher

por Daniel Machado (Escritor Convidado)

    Muito provavelmente o vilão feminino mais odiado do mundo do Cinema. Falo-vos de Nurse Ratched (Louise Fletcher), personagem central do filme adaptado da obra literária "One Flew Over The Cuckoo’s Nest" (Ken Kesey). 
    Nurse Ratched, também conhecida como "Big Nurse", é a enfermeira-chefe no Salem, uma instituição para doentes mentais. A enfermeira Ratched deseja ordem e quer poder total, manipulando os seus pacientes e funcionários para cumprirem os seus desejos. Como enfermeira-chefe é uma mulher com muitas conexões dentro e fora do hospital, sendo capaz de manobrar as coisas de modo a que a maioria das situações corram de acordo com as suas expectativas. Tudo será feito conforme os seus modos, por vezes recorrendo à violência.
    Ela é, no entanto, uma mulher com força de vontade e um fanatismo pelo controlo. Grande parte do carácter de Ratched é evidente no seu nome - Randle McMurphy (Jack Nicholson) pronuncia-o "Rat-shed" (rato) o que indica que ela possui "qualidades de roedor", actuando silenciosamente e de forma rápida e em detrimento das suas vítimas. É-nos também relembrado no filme que os ratos foram os portadores da Peste Negra, que tal como Ratched, infectou e destruiu quase por completo uma civilização (neste caso os pacientes). 
    Quando McMurphy chega ao hospital, Ratched depara-se com um "inimigo", alguém que, pela primeira vez, desafia as suas normas e põe causa o seu funcionamento. As suas tentativas de o "domar", primeiro com ameaças e punições leves, e mais tarde recorrendo a terapia de choque não são bem sucedidas, servindo apenas para alimentar o seu espírito de desafio. Eventualmente, McMurphy consegue trazer a sua "namorada", uma prostituta, para o asilo; o seu objectivo era que Billy Bibbitt (Brad Dourif) perdesse a virgindade, e quando Ratched descobre ela ameaça contar tudo à mãe de Billy que, assustado, comete suicídio. Enfurecido, McMurphy ataca a enfermeira sufocando-a quase até a morte. Como consequência, McMurphy é lobotomizado, e mais tarde morto de forma misericordiosa por um dos seus companheiros. Com McMurphy fora do caminho a ordem é reposta, mas algo mudou, não só por via das lesões que o incidente com McMurphy provocou em Ratched mas porque os restantes pacientes já não a temem.
    Embora a enfermeira Ratched seja vista como o principal inimigo, neste filme, Chief (Will Sampson) sabe que ela é simplesmente a face humana da Combine - máquina que Chief imagina tratar-se da sociedade. Por outras palavras, de acordo com Chief, o sistema é maior do que a enfermeira Ratched; ela é apenas vista como uma parte do "sistema", o que coloca o seu poder em perspectiva. No entanto, mesmo com o pouco poder que possui, ela é destrutiva e num curto espaço de tempo destrói três homens - dois cometem suicídio e um é lobotomizado. Ela consegue o que quer e não sente qualquer sentimento de culpa. O que realmente completa a fantástica actuação de Louise Fletcher é, sem dúvida, o não menos brilhante papel de Jack Nicholson. Que mais se pode pedir a um actor/ actriz, que faz o papel de vilão e consegue que a audiência nutra por si um ódio genuíno? Um dos melhores filmes de sempre na minha opinião, e muito poucos foram os filmes que arrecadaram os Óscares de Melhor Actor Principal (Jack Nicholson), Melhor Actriz Principal (Louise Fletcher), Melhor Realizador (Milos Forman) e, claro, Melhor Filme!


← Anterior (60)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (58) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário