21 de março de 2015

Rio Ave 2-1 Benfica: E tudo Diego Lopes mudou

Rio Ave  2 - 1  Benfica (Ukra (pen.) 74', Del Valle 90'; Salvio 5')

O líder Benfica escorregou e, depois de 5 vitórias consecutivas na Liga NOS, colocou-se a jeito para uma aproximação de 3 pontos por parte do Porto. Os dragões defrontam esta noite o Nacional, na Madeira, e uma vitória deixa o campeonato ao rubro, podendo distanciar águias e dragões apenas por 1 ponto. Relativamente ao jogo em si, o Benfica começou bem cedo a ganhar, mas o Rio Ave operou uma reviravolta extraordinária com a entrada de Diego Lopes a revolucionar o jogo, a traduzir a característica ambição e alma da equipa vilacondense de Pedro Martins.
    Sem Gaitán (castigado), o Benfica entrou em campo com Talisca em vez do argentino e, perante um estádio a comprovar a onda encarnada pelo país, as águias começaram praticamente com vantagem de 1-0. Pizzi lançou a corrida de Salvio, num passe excelente, e o argentino depois de ganhar na corrida aos adversários bateu Ederson. A 1.ª parte teve mais Benfica, embora com um Rio Ave atrevido a espaços, e os principais destaques foram mesmo 2 contra-tempos para Pedro Martins: Marcelo (de longe o melhor central da equipa) e o goleador Hassan lesionaram-se ambos no espaço de 2 minutos, e ambos tiveram que ser substituídos, um por Prince, o outro por Ukra.

    Se na 1.ª parte o desempenho colectivo dos encarnados esteve longe de ser brilhante, na 2.ª ainda pior foi. O habitual rolo compressor deu lugar a um Benfica a passo e o Rio Ave, astuto, concentrado (muito mais Wakaso do que Samaris, sendo que o grego vinha até este jogo num galopante crescendo) e ambicioso começou a acreditar mais e mais que era possível conseguir pelo menos 1 ponto junto dos seus adeptos. Aos 59' Pedro Martins decidiu trocar Pedro Moreira por Diego Lopes (formado no Benfica, curiosamente) e o criativo, camisola 10 do Rio Ave, mudou por completo o rumo do jogo. Logo na sua primeira acção Diego rematou ao poste, depois de um pontapé longo do guarda-redes Ederson, e foi acrescentando pormenores de classe e boas decisões em transição, colocando a bola no espaço para os colegas Ukra e Del Valle. De um lado um Benfica a passo, do outro um Rio Ave crente e guerreiro, e o empate chegou aos 74 minutos com o árbitro a assinalar correctamente uma grande penalidade depois de mão de Samaris na grande área. Ukra, olhos nos olhos com Júlio César, converteu bem. Com 1-1 no marcador, Diego Lopes continuou a acrescentar qualidade, Jesus recorreu ao banco para trocar Talisca e Samaris por Ola John e Amorim, e aos 83 minutos Lima, depois de um raro bom trabalho do extremo holandês, falhou uma oportunidade clara de golo. Os minutos finais ditaram a expulsão de Luisão (impediu Tiago Pinto de se isolar), o Benfica mesmo com 10 ainda tentou chegar aos 3 pontos, mas acabou por ficar sem qualquer ponto na derradeira jogada do encontro - Diego Lopes assistiu Del Valle no flanco esquerdo e o extremo finalizou, conseguindo um prémio justo para os vilacondenses, deixando a Liga NOS mais viva do que nunca.
 
    Não foi um jogo brilhante para vários jogadores do Benfica que vinham numa forma excelente (casos de Jonas, que provou que é humano, e Samaris), e do outro lado elementos como Wakaso, os extremos marcadores dos golos e o talentoso Diego Lopes fizeram o suficiente para merecer a vitória. Com Gaitán talvez o jogo tivesse sido diferente, mas certamente que muitos adeptos do Benfica desejariam ter Jonathan Rodríguez para acrescentar a explosividade que os encarnados precisavam depois do 1-1, sendo que Ola John (que até deu um golo feito a Lima) não é jogador para uma equipa que precisa de cerrar os dentes e lutar com tudo pelo título.


Barba Por Fazer do Jogo:
 Diego Lopes (Rio Ave)
Outros Destaques: Wakaso, Ukra, Del Valle; Pizzi, Salvio 

0 comentários:

Enviar um comentário