1 de março de 2015

Porto 3-0 Sporting: Só deu Tello (e Jackson) !

Porto  3 - 0  Sporting (Tello 31' 58' 82')

    O Clássico entre Porto e Sporting teve um vencedor claro. Os dragões marcaram 3 vezes, sempre por intermédio do espanhol Tello, e sentenciaram a Liga NOS a uma luta a dois - Benfica e Porto - até ao fim. 
  Na ressaca do afastamento da Liga Europa, Marco Silva trocou apenas Tanaka por Montero relativamente ao onze que defrontou o Wolfsburgo; Lopetegui deixou Quaresma no banco preferindo Cristian Tello, e para o lugar de Óliver a opção recaiu em Evandro. O jogo em si iniciou-se com um nervoso Marcano a cometer erros que poderiam ter custado caro, mas a primeira oportunidade clara só surgiu aos 17 minutos pelos pés de Jackson Martínez, assistido por Evandro. Pé ante pé o Porto tomou conta da bola, mas o facto das duas formações apresentarem defesas subidas apertou o jogo a meio-campo, tornando claustrofóbica a tarefa dos médios, com passes errados e antecipações a sucederem-se. O domínio (da bola, pouco materializada em lances de perigo) do Porto intensificou-se ao fim de meia hora de jogo - o mexicano Herrera falhou um chapéu a Rui Patrício depois de um lance bonito, mas o momento artístico do jogo aconteceria momentos depois. Com um passe acrobático (um movimento digno de Ibrahimovic, semelhante ao remate com que Jackson bateu Patrício em 2012/ 13), Jackson Martínez isolou Tello e o espanhol, com tempo para tudo, não vacilou. Numa primeira parte em que estava a haver mais luta e algum desacerto, um pormenor de Jackson iluminou o jogo.
    O Porto manteve-se por cima no início do segundo tempo, e logo nos primeiros instantes valeu um corte providencial de Cédric a tirar o golo a Jackson depois dos dragões trocarem a bola na área contrária a seu bel-prazer. O Sporting, mais desgastado por ter jogado 5.ª feira, teimava em não acordar, e o Porto chegou mesmo ao segundo, com os mesmos protagonistas. Jackson Martínez teve espaço para pensar e descobriu Tello, descaído para o lado direito, com um passe em profundidade. Mais uma vez, Tello foi implacável na cara do guarda-redes da Selecção portuguesa. Os golos não queriam nada com Jackson, e depois de várias substituições dos 2 treinadores chegou o 3.º da noite. Marcado por quem? Cristian Tello. O hat-trick do extremo espanhol deu-se graças a um excelente passe em profundidade do mexicano Herrera. Tello escapou entre o central e Jonathan Silva, e simplificou na finalização uma vez mais. Com o Sporting K.O., Maicon ainda cabeceou à barra e Jackson Martínez rematou à figura de Rui Patrício.
    A vitória desta noite deixou o Sporting a 8 pontos do Porto, e 12 do Benfica, ficando praticamente afastado da luta "a sério" pelo título. Desde cedo que achámos que a luta seria a dois até ao fim, e os leões têm agora o Braga apenas a 1 ponto. Embora na próxima jornada a distância possa aumentar uma vez que há um Braga-Porto. Os dragões responderam à goleada do líder Benfica com uma vitória clara diante do rival num Clássico onde Cristian Tello surgiu como protagonista ao apontar 3 golos, apresentando-se ao nível que especulávamos que ele estaria regularmente quando chegou do Barcelona. Jackson Martínez (até ao fim a luta pelo "Jogador do Ano" deve ser entre ele e Gaitán) tirou folga em termos de golos mas desbloqueou o jogo com a sua tremenda qualidade. Herrera, Evandro e Maicon estiveram bem contra um Sporting onde praticamente todas as unidades estiveram mal: William Carvalho foi o menos mau (costuma aparecer nestes jogos com o Porto), Nani esteve mais uma vez apagado, Adrien a manter-se assim não merece neste momento ir à Selecção e a má noite dos laterais certamente não ajudou.


Barba Por Fazer do Jogo:
 Cristian Tello (Porto)
Outros Destaques: Maicon, Herrera, Evandro, Jackson Martínez; William Carvalho

0 comentários:

Enviar um comentário