18 de março de 2015

Champions: Messi e Joe Hart brilham, Tévez qualifica a Juve

Está fechado o lote de 8 equipas dos quartos-de-final da Champions. Barcelona e Juventus juntam-se às seis equipas já com presença garantida. O Barcelona voltou a ganhar num grande jogo de futebol, com Messi a coleccionar pormenores deliciosos e de pura magia, mas do outro lado com Joe Hart a revelar-se um verdadeiro gigante com defesas atrás de defesas.
    Na Alemanha esperava-se um jogo equilibrado mas o argentino Carlos Tévez foi determinante na vitória clara da Juventus por 3-0, colocando o campeão italiano na fase seguinte. O sorteio dos quartos é sexta-feira com Bayern, Barcelona e Real Madrid como favoritos, Mónaco e Porto a serem os desejos dos "tubarões", Atlético Madrid a ser a equipa que ninguém quer apanhar e o duo PSG/Juventus a representar o "salto" europeu de duas equipas fortes nos seus países.

Barcelona 
 1 - 0  Manchester City (Rakitic 31')

    Em Barcelona os catalães eram favoritos esta noite e o jogo - que reuniu estrelas como Messi, Agüero, Neymar, Yaya Touré, Suárez, David Silva e Iniesta - foi fantástico. O "Barça" começou a todo o gás, embora tivesse já ganho 2-1 fora, e bem cedo Neymar atirou ao poste depois de Dani Alves assaltar um distraído Kompany. O espectáculo-Messi começou bem cedo, com a sua condução de bola única, as mudanças de velocidade do costume, dois túneis (Fernandinho e sobretudo Milner não se esquecerão) e enorme influência em todo o jogo dos blaugrana - Messi esteve perto de marcar em vários lances, nomeadamente numa tabela de qualidade com Iniesta, mas acabou por surgir na ficha de jogo com uma assistência primorosa. Vindo da direita para o centro, o argentino descobriu Rakitic perto da meia hora de jogo e o croata, depois de receber com o peito, picou a bola perante a saída corajosa de Hart. A 1.ª parte ficou ainda marcada por uma falta de Nasri que poderia ter valido um cartão vermelho, e terminou com nova bola ao poste - Neymar isolou Suárez com um passe incrível, e o desvio do uruguaio deslizou caprichosamente até ao poste da baliza dos ingleses.
    A 2.ª parte teve Navas em vez de Nasri e um jogo aberto, com várias oportunidades e transições rapidíssimas. Logo no arranque Hart negou por mais do que uma vez o golo, e Yaya Touré (desde que está no City este foi o seu melhor jogo contra o Barcelona) assumiu a equipa e criou problemas à defesa catalã. A noite épica de Joe Hart, porventura o melhor jogo da sua carreira, continuou ao negar o golo a Messi depois de um entendimento perfeito com Neymar, e depois foi o próprio brasileiro a proporcionar nova defesa ao inglês. Kun Agüero teve aos 77' a hipótese de relançar a eliminatória mas Ter Stegen defendeu uma grande penalidade conquistada e (mal) convertida pelo avançado argentino, e nos minutos finais tanto Messi como Neymar renderam-se à exibição de Hart, que a dada altura já só conseguia libertar um sorriso incrédulo perante a quantidade de defesas que estava a fazer.
    Seguiu em frente aquela que mostrou ser, de longe, melhor equipa e caiu o último sobrevivente da Premier League. Embora seja a liga mais entusiasmante da actualidade, as melhores equipas e mais constantes (Chelsea, Manchester City, Arsenal) continuam a mostrar ainda estar distantes do nível de Bayern, Barcelona e Real Madrid. Hoje, Joe Hart fez uma exibição monumental mas ainda assim é impossível não nos rendermos perante novo espectáculo de magia de Lionel Messi. O argentino deu-se sempre ao jogo, foi o principal construtor de jogo da equipa e merecia ter marcado um golo. Por vezes não nos damos conta de quão privilegiados somos ao vivermos numa época futebolística com Messi e Cristiano Ronaldo.


Barba Por Fazer do Jogo:
 Lionel Messi (Barcelona)
Outros Destaques: Ter Stegen, Alba, Rakitic, Neymar; Joe Hart, Yaya Touré
Borussia Dortmund  0 - 3  Juventus (Tévez 3' 79', Morata 70')

    Conhecendo-se o ADN deste Dortmund (um clube único, com um público também sem igual) e a ligeira esquizofrenia (grande época europeia, má época interna) desta época, havia razões para a equipa de Klopp ter esperanças depois de perder 2-1 fora, mas o jogo foi perfeito.. para os italianos.
Marcar cedo era importante para catalisar o jogo dos alemães mas a partida iniciou-se praticamente com um grande golo de Carlos Tévez. O herdeiro da camisola 10 de Del Piero não pediu licença a ninguém e disparou, do meio da rua, ao ângulo da baliza alemã. Um golaço, embora Weidenfeller tivesse obrigação de reagir mais rápido ao lance. O golo da Juventus convidou a equipa de Allegri a recuar, tapando os caminhos para a sua baliza e apostando na verticalidade apenas em alguns momentos. O craque Marco Reus não conseguiu aparecer ao seu nível numa 1.ª parte onde Lichtsteiner obrigou Weidenfeller a uma boa defesa, e na qual Pogba saiu lesionado.
    A intensidade da Juve voltou a estar em destaque na 2.ª parte, e Morata quase fez golo no regresso dos balneários. Klopp mexeu nas suas peças trocando Mkhitaryan e Bender por Kuba e Ramos, mas o golpe de misericórdia chegou momentos depois com Tévez a oferecer o golo a Morata (genial o passe de Marchisio na construção). O 0-2 obrigava o Dortmund a marcar 4 golos em 20 minutos para se qualificar, e o ponto final na eliminatória deu-se aos 79 minutos com Tévez a finalizar cara a cara com o guarda-redes alemão.
    A Juventus teve uma grande noite europeia e, depois de vários anos a dominar sem rival a Serie A, consegue finalmente um lugar entre os melhores 8 conjuntos do futebol europeu. Houve pouco Dortmund e uma Juve plena de organização e muito competente. E sim, Tévez fez claramente a diferença.


Barba Por Fazer do Jogo:
 Carlos Tévez (Juventus)
Outros Destaques: Hummels; Evra, Marchisio, Pereyra, Morata

0 comentários:

Enviar um comentário