19 de março de 2015

Convocados de Portugal para a recepção à Sérvia

O seleccionador nacional Fernando Santos anunciou hoje a lista de 24 jogadores convocados para o jogo com a Sérvia, a ocorrer dia 29 de Março no Estádio da Luz. Comparativamente com a última convocatória saíram Raphaël Guerreiro e Beto (lesionados), Tiago Gomes, Adrien e Hélder Postiga, abrindo lugar para os regressos de Fábio Coentrão, Antunes, Hugo Almeida e Eliseu e para a estreia absoluta do guarda-redes Ventura.

Lista de Convocados:

- Guarda-Redes: Anthony Lopes (Lyon), Rui Patrício (Sporting) e Ventura (Belenenses)
- Defesas: Cédric (Sporting), Bosingwa (Trabzonspor), Pepe (Real Madrid), Ricardo Carvalho (Mónaco), José Fonte (Southampton), Bruno Alves (Fenerbahçe), Fábio Coentrão (Real Madrid), Antunes (Dínamo Kiev) e Eliseu (Benfica)
- Médios: William Carvalho (Sporting), João Moutinho (Mónaco), Tiago (Atlético Madrid), André Gomes (Valência), João Mário (Sporting)
- Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Sporting), Danny (Zenit), Vieirinha (Wolfsburgo), Ricardo Quaresma (Porto), Éder (Braga) e Hugo Almeida (Kuban Krasnodar)

Barba Por Fazer - É certo que Fernando Santos garantiu que ainda serão divulgados os nomes de 10 ou 11 jogadores chamados para o amigável com Cabo Verde (31 de Março), mas poderiam surgir algumas alterações na convocatória-base consoante o rendimento recente dos jogadores.
    Na baliza não há grande contestação. Rui Patrício e Anthony Lopes (actualmente o GR português a atravessar melhor momento) tinham que ser chamados, e com Beto lesionado a 3.ª vaga poderia facilmente ser ocupada tanto por Ventura como por Mika. Na defesa, Paulo Oliveira merecia surgir em vez de Bruno Alves e no lado direito seria justo chamar Diogo Figueiras (Sevilha) e apostar declaradamente em Vieirinha para essa posição, preterindo Cédric e Bosingwa.
    Todas as escolhas no meio-campo são incontornáveis, destacando-se a (justa) ausência de Adrien, embora no nosso entender Pizzi e André André merecessem ter sido chamados. Por fim, no ataque, mantém-se o nosso crónico problema chamado "ponta de lança": defendemos que a solução poderia passar por apostar em Cristiano Ronaldo como referência ofensiva, deixando o flanco esquerdo para Guerreiro-Coentrão (se o lateral do Lorient pudesse ter sido chamado), porque figuras como Hugo Almeida e Éder (que perdeu a titularidade no Braga para Zé Luís) pouco acrescentam. Quase que era preferível chamar Rui Fonte a contar com estes 2 jogadores.
    Ronaldo, Nani, Danny, Quaresma (principalmente pela sua importância nos recentes jogos da Selecção) não merecem discussão, e Bernardo Silva já poderia surgir nesta lista.

    Basicamente, trocaríamos Cédric, Bosingwa, Bruno Alves, Hugo Almeida e Éder por Diogo Figueiras, Paulo Oliveira, Pizzi, André André e Bernardo Silva. O facto de Fernando Santos ter chamado 3 laterais esquerdos (Coentrão, Eliseu e Antunes) poderá indiciar que pretende repetir o esquema com Danny, Ronaldo e Nani na frente; embora na prática isto só fizesse sentido se um dos 3 laterais constasse nos planos para surgir a extremo-esquerdo (Coentrão), o que iria contra a opção já utilizada por Fernando Santos de um 4-3-1-2 com Danny no apoio a Ronaldo e Nani.

    Olhando para a convocatória dos Sub-21, depreende-se que Bernardo Silva não será um dos "dez ou onze" jogadores chamados para o jogo com Cabo Verde, numa dezena onde é credível que constarão por exemplo Pizzi, André André, Diogo Figueiras e Paulo Oliveira.

0 comentários:

Enviar um comentário