31 de março de 2015

Portugal 0-2 Cabo Verde: Surpresa e História na noite dos testes

Portugal  0 - 2  Cabo Verde (Odaïr Fortes 37', Gegé 43')

    Num amigável em que Fernando Santos promoveu 7 estreias na Selecção Nacional, Portugal foi surpreendido por uma equipa de Cabo Verde mais organizada e serena, e que primou pela eficácia. Portugal sofreu dois golos na 1.ª parte nos 2 únicos remates que a selecção africana fez à baliza lusa, e na 2.ª parte depois de uma boa reacção inicial a expulsão de André Pinto aos 60 minutos reduziu a pouco a esperança de reviravolta.
    Na sequência da vitória frente à Sérvia, Fernando Santos lançou Anthony Lopes, Cédric, Paulo Oliveira, André Pinto, Antunes, André Gomes, Adrien, João Mário, Bernardo Silva, Vieirinha e Hugo Almeida, mas a 1.ª parte foi de Cabo Verde. Os "tubarões azuis", motivados pelo carácter histórico do jogo e pelo excelente apoio nas bancadas, colocaram a Selecção em sentido sobretudo através dos rasgos de Odaïr e Héldon, enquanto que Portugal nunca conseguiu ultrapassar o guardião Vózinha - Hugo Almeida, João Mário e Bernardo Silva (o melhor elemento da 1.ª parte) desperdiçaram as ocasiões de golo da equipa das Quinas. O 0-0 prolongou-se até aos 37 minutos e em cinco minutos, Cabo Verde bisou. Odaïr Fortes, extremo que actua em França no Stade Reims, marcou o 1.º golo de um jogador cabo-verdiano a Portugal num cruzamento-remate que traiu Anthony Lopes. Não satisfeitos, os jogadores comandados por Rui Águas fizeram ainda o 0-2 com Héldon a marcar um livre e o central do Marítimo, Gegé, a finalizar à boca da baliza.
    Ao intervalo Fernando Santos trocou João Mário por Ukra e os primeiros minutos de Portugal foram positivos. Vieirinha deixou o primeiro aviso, e depois tanto o extremo do Wolfsburgo como Ukra procuraram servir Hugo Almeida, sem consequências práticas. Portugal parecia capaz de correr atrás do resultado mas as coisas ficaram mais difíceis quando André Pinto foi (bem) expulso à passagem do minuto 60, ao impedir Héldon de seguir sozinho para a baliza. Com a equipa reduzida a 10, sucederam-se substituições na equipa da casa, com Danilo Pereira (adaptado a central), Éder, André André e Pizzi a serem chamados a jogo. Nos minutos finais vários jogadores deixaram boas indicações, desde logo com Vieirinha a actuar a lateral-direito, e Pizzi e André André a oferecerem maior qualidade ao meio-campo português. O médio do Vitória de Guimarães dispôs aliás de uma oportunidade clara de golo mas cabeceou ao lado, Éder coleccionou momentos de desacerto e infelicidade e Pizzi, que praticamente não falhou um passe, vacilou ao servir Éder num momento decisivo depois de uma recuperação de bola em zona adiantada.

    O resultado foi mau mas é importante que haja jogos como o de hoje. Fernando Santos e Ilídio Vale procuraram estrear jogadores, verificar in loco e dar oportunidade a jogadores da Liga Portuguesa (é bom ver figuras do Guimarães e Rio Ave a não precisaram de chegar a um "grande" para terem a sua estreia pelo país), e é fundamental considerar que não se pedirá que este conjunto jogue em jogos oficiais, sendo preciso assim avaliar o que cada jogador deu, porque alguns deverão ser integrados atempadamente na equipa principal. É naturalmente mais fácil para Bernardo Silva, Pizzi ou João Mário jogar com Ronaldo e João Moutinho ao lado, tal como é diferente Anthony Lopes ter à sua frente um quarteto trabalhado.
    Na Selecção de Cabo Verde, Odaïr Fortes, o experimentado central do Steaua, Varela, Héldon e o guarda-redes Vózinha foram os elementos com uma participação mais interessante. Na nossa Selecção: a dupla de centrais não esteve particularmente bem, ambos com dificuldade na saída e André Pinto acabou mesmo expulso; André Gomes assumiu e pegou pouco no jogo (conhecendo-o, se do outro lado estivesse a Espanha ou Alemanha, provavelmente teria jogado melhor), tanto Hugo Almeida como Éder voltaram a falhar (teria sido interessante arriscar em Rui Fonte em vez de um deles); Vieirinha demonstrou que pode ser opção para lateral direito e em termos ofensivos foram 3 os jogadores que marcaram mais pontos - Bernardo Silva, Pizzi e André André. O mais jovem estreante na Era Fernando Santos nunca se escondeu e mostrou mais uma vez que é um jogador com uma capacidade técnica diferente. Pizzi e André André cresceram ao longo do período que tiveram para mostrar algo, e deram sequência ao nível que têm apresentado na Liga NOS. 


Barba Por Fazer do Jogo: 
Odaïr Fortes (Cabo Verde)
Outros Destaques: Vieirinha, Bernardo Silva, Pizzi, André André; Vózinha, Varela, Héldon

0 comentários:

Enviar um comentário