6 de maio de 2014

Subidas e Descidas nas Principais Ligas Europeias

Nesta semana desportiva europeia ainda não houve grandes decisões no que toca a subidas e descidas. Contudo - ainda que no futebol tudo é possível - ficou tudo praticamente decidido. Apresentaremos então 5 das principais ligas europeias: Liga Zon Sagres, Liga BBVA, Barclays Premier League, Serie A e Bundeliga.

    Em Portugal já estão confirmados os regressos de Moreirense e Penafiel à Liga Portuguesa onde o Boavista já tem o seu lugar. Ainda na luta por um lugar no Play-Off de subida estão o Aves e o Chaves em que o clube que chegar ao 3º lugar irá jogar com o penúltimo classificado da Primeira Liga. E na piscina dos grandes ainda nada se decidiu. Olhanense, Belenenses e Paços continuam a lutar com unhas e dentes para fugirem à despromoção e neste preciso momento, seria a equipa da capital do móvel a descer e o Olhanense a jogar o Play-Off com o 3º classificado da Liga2 Cabovisão. Os confrontos decisivos prometem ser quentes neste próximo fim-de-semana onde o Arouca e a Académica vão ao reduto do Belenenses e do Paços de Ferreira respectivamente. Já o Olhanense tem a vida mais dificultada. Após vencer em sua casa o Porto, vai ter que disputar a sua vida na Liga Portuguesa no campo dos sadinos.


    Em Espanha - com o título ao rubro entre Real, Barcelona e Atlético - a zona de descida também ela está ao rubro. Com dois jogos ainda por disputar, só o Bétis de Sevilha tem o caminho certo para a descida. Do 14º lugar até ao 19º ainda há muito ponto a disputar. Elche, Granada, Almeria, Getafe, Osasuna e Valladolid lutaram pela permanência nas duas últimas partidas. Apesar do Elche se encontrar com 4 pontos de vantagem da zona de despromoção, terão duas partidas difíceis nos últimos dois jogos ao receberem o Barcelona e a visitarem o campo do finalista da Liga Europa Sevilha. Depois ainda teremos embates importantes como o Granada-Almería na penúltima jornada e Valladolid-Granada que poderão ajudar a decidir a tabela final. Por fim, o despromovido Bétis pode ainda ajudar um dos clubes a ser despromovido já que joga as duas últimas partidas contra o Valladolid e o Osasuna.
    Quanto às subidas, ainda faltam 4 jornadas para o fim e muitos pontos para disputar. Ainda assim, o Deportivo está muito perto de regressar à Primeira Liga juntamente com o Eibar - que seria a primeira vez em que ascenderia à Primeira Liga Espanhola e que - já por si só - está a fazer História com uma classificação fantástica após ter saltado este mesmo ano da Segunda Divisão B.


    Por terras de Sua Majestade, no topo está tudo praticamente decidido. O Manchester City necessita de perder um jogo ou empatar os dois últimos jogos para o Liverpool não acabar por morrer na praia. Com este deslize de 3-3 após estar a vencer por 3-0, o Liverpool colocou praticamente um ponto final no sonho de vencer a Premier League. No fundo da tabela, o Fulham volta à segunda divisão após 13 anos na melhor liga do mundo. A acompanhar os londrinos irão os galeses do Cardiff City que - acima de tudo - teve no poder um indivíduo com dinheiro e não um líder que soubesse gerir o clube. Com vida ainda não definida matematicamente, mas com uma probabilidade gigante de descer está o Norwich. Só um milagre salvará a equipa de Van Wolfswinkel.
    As duas subidas directas estão confirmadas. Leicester foi o campeão da Championship e regressa assim aos grandes palcos 10 anos depois. A acompanhar o campeão regressará o Burnley ddepois de 4 anos de ausência. O Play-Off de Promoção será disputado entre o histórico Derby County, o QPR, o Wigan e o Brighton & Hove Albion.


    Na terra dos foram ultrapassados pelo nosso país, está tudo fechado no que toca ao título. A Juventus não deixou fugir o título e assegurou-o a duas jornadas do fim após uma campanha fantástica da Roma. Apesar das contas em cima estarem fechadas, no fundo está tudo em aberto. Chievo, Bologna, Sassuolo, Catania e Livorno lutarão pela permanência nestes dois últimos jogos onde apenas 5 pontos separam o último do 16º lugar.
    De volta à Serie A está o Palermo. O clube de Sicília é o único clube com futuro garantido já que ainda faltam 5 jogos para o fim da Serie B.



    A Bundesliga, após estar decidida há semanas no que toca ao título, os últimos jogos contarão apenas para os clubes do fundo da tabela. Os 3 últimos classificados terão jogos complicados e poderão mesmo ditar a sua descida no caso do Eintracht Braunschweig e do Nürnberg e - no caso do Hamburger SV - o Play-Off de Despromoção.

    Com regresso garantido está o campeão da 2. Bundesliga FC Köln. O segundo e terceiro lugar ainda está por decidir na última partida da segunda divisão alemã, mas com o SC Paderborn 07 a partir em vantagem para a promoção directa e com o Greuther Furth a ter que ir a Play-Off - possivelmente contra a equipa de Ola John.


    Por fim, na Ligue 1, o título poderá ficar decidido caso o PSG não perca contra o Rennes de Nelson Oliveira no Parc des Princes. O Mónaco precisa de um milagre para ser campeão ao necessitar que a equipa da capital da França perca os 3 restantes jogos e que o clube do principado vença as suas partidas. Uma coisa é certa - após enorme investimento na equipa - o Mónaco subiu de divisão e garantiu a Liga dos Campeões para a próxima época.
    Com guia de marcha para a Ligue 2 estão o Ajaccio e o Valenciennes. Os dois clubes franceses são os únicos com o futuro decidido na prova enquanto que Sochaux, Évian, Guingamp e Rennes lutarão para não os acompanhar na despromoção. Na segunda liga, ainda não se sabendo quem será o campeão, o Metz foi o único a garantir a subida ao primeiro escalão francês partindo mesmo como forte candidato a vencer a Ligue 2.

0 comentários:

Enviar um comentário