18 de maio de 2014

Barba no Mundial: Os Nossos 23 (Bélgica)

    Após anunciarmos os nossos 23 da laranja mecânica é altura de lançarmos os nossos escolhidos do vizinho do lado - a Bélgica. Os belgas são uma das selecções sensação deste Mundial. Na qualificação arrasaram a concorrência e somaram 26 pontos em 10 jogos correspondentes a 8 vitórias e 2 empates, ficando assim atrás apenas da Holanda e da Alemanha.
    A Bélgica partilha o grupo H com os russos, sul-coreanos e argelinos. Um conjunto de selecções completamente acessível no qual se espera que passem com distinção, disputando o primeiro lugar com a Rússia.
    Apesar de não haver uma vasta lista de jogadores com qualidade belgas, conseguimos apresentar uma lista um pouco diferente do seleccionador Marc Wilmots. O técnico deixou alguns bons valores de fora que poderiam ajudar melhor esta Bélgica. Aqui ficam os nossos 23:


A Convocatória


    Na baliza não tivemos quaisquer dúvidas ao contrário de Wilmots. Courtois é dono e senhor das redes. Aquele que - na nossa modesta opinião - é o melhor guarda-redes da actualidade, fez uma época formidável no Atlético de Madrid ajudando a equipa com defesas estrondosas e será fundamental neste Mundial ao transmitir segurança aos restantes jogadores. Mignolet é a nossa segunda escolha. O guarda-redes do Liverpool vacilou entre momentos altos e momentos baixos na temporada, mas - colocando tudo na balança - acabou por fazer uma temporada positiva merecendo a nossa confiança caso Courtois tenha algum azar. Por fim temos o guardião do Anderlecht Proto. O belga fez uma época decente na equipa campeã e a sua experiência fez-nos optar por ele e não por Gillet do Torino, que deixámos na lista de contenção.


    É na defesa que surgem algumas debilidades neste grupo. A falta de laterais com características mais ofensivas é gritante o que faz com que tenhamos de contar com Alderweireld para a ala direita e Vertonghen para a ala esquerda. Dois centrais adaptados e para os quais as referidas posições não lhes são completamente estranhas. Ainda assim, o defesa do Atlético de Madrid não tem sido grande aposta de Diego Simeone. Para completar as vagas de laterais apostámos no defesa do Hannover Pocognoli e em Gillet do Anderlecht. Gillet dificilmente teria oportunidades, já Pocognoli poderia ser utilizado em determinados jogos.
    Já no centro da defesa a coisa também se complica, mas derivada à elevada qualidade. Kompany - que se não tivesse tantos altos e baixos nesta temporada seria um dos melhores centrais da actualidade - é o titular indiscutível. Um central completo que terá ao lado - no nosso onze - Lombaerts do Zenit. O defesa central tem estado em destaque na equipa russa e ficará com o lugar que antes pertencia a Vermaelen. O defesa do Arsenal não tem sido aposta de Wenger, mas a sua qualidade é indiscutível, daí constar nos nossos escolhidos. Em último caso temos também Vertonghen que poderá ser colocado ao lado de Kompany, caso Pocognoli seja utilizado.


    Chegando ao centro do terreno, chegam os craques e estrelas da equipa. Para o miolo do terreno temos 4 jogadores que dão mais que garantias sendo que alguns dos restantes 6 convocados, também podem ocupar a posição mais dianteira do meio campo. As duas grandes referências são os afros Fellaini e Witsel. Fellaini - apesar de ser um jogador excepcional - não esteve em grande destaque no Manchester United muito por culpa do mau trabalho de David Moyes. Ainda assim é uma das grande referências desta selecção. Depois temos o ex-jogador do Benfica Axel Witsel que fez uma boa época no Zenit, mantendo sempre uma qualidade de jogo acima da média. Com características mais ofensivas temos Moussa Dembélé que fez uma temporada não tão vistosa como a anterior, mas ainda assim a exibir-se a bom nível pelo Tottenham. Por fim, o reforço de inverno da Roma - Nainggolan. O médio é uma autêntica muralha, mas uma muralha com rasgos de classe nos seus passes. Uma autêntica "formiga trabalhadora" que recupera a bola e lança de imediato os ataques. É claramente uma peça vital nesta nossa selecção belga, já que Wilmots preferiu levar Defour ao Mundial.
    Para extremos escolhemos 6 jogadores num vasto leque existente. Destes 6, alguns podem assumir a posição de médio ofensivo ou - no caso de Chadli - a posição de avançado. O extremo do Tottenham está nas nossas escolhas por isso mesmo. Com o seu físico mais possante, e com algumas características de ponta-de-lança que possui, tanto pode assumir uma posição na asa, como também no sector mais ofensivo em casos extremos. Não fez uma temporada nada por aí além - é certo -, mas poderá ser um elemento importante no ataque. Os indiscutíveis nestas posições são Kevin De Bruyne e Eden Hazard. Os dois jogadores estiveram em destaque nas suas equipas e dispensam apresentações. Hazard é mesmo um dos melhores jogadores da actualidade e poderá ser um dos melhores do Mundial. Mertens é outra das nossas escolhas onde - mesmo com a rotatividade de Rafa Benítez - conseguiu manter um nível exibicional alto somando ainda 11 golos nos seus 45 jogos. Com mais golos exibiu-se o irmão mais novo de Eden Hazard - Thorgan Hazard. O jovem de 21 anos emprestado pelo Chelsea ao Zulte Waregem foi a estrela da equipa onde somou 17 golos em 52 jogos pela equipa belga. Wilmots preferiu deixar o jovem na sua lista de contenção, mas nós não tivemos dúvidas em colocar o Hazard mais novo nas nossas contas. Para terminar, temos um atleta que foi disputado por 4 selecções - Adnan Januzaj. O jogador do Manchester United tinha a Albânia, Sérvia e Turquia à perna, mas preferiu escolher o país onde nasceu - a Bélgica. Assim sendo, a nova estrela de Manchester - que em alguns jogos acabou por salvar o seu clube - tem lugar garantido nos nossos 23, deixando Bruno e Tielemans de fora.


    Com a ausência por lesão de Benteke, não nos restaram muitos avançados de origem. O internacional belga era titular nesta selecção e - com a sua grave lesão - acabará por ver o seu lugar ocupado por Lukaku. O avançado que esteve em grande destaque no Everton é a nossa primeira escolha e só irá ver o seu lugar ameaçado se acontecer algo de anormal. A segunda escolha é Batshuayi que já foi associado ao Benfica ao longo do ano. O belga soma 23 golos em 48 jogos e é uma opção clara para o ataque que tinha que constar também nos 23 de Wilmots, na qual não consta. Em jogos em que Lukaku esteja com algum cansaço a mais ou que precisem de um segundo avançado, Batshuayi é uma opção bastante válida. Por último, escolhemos um jogador que pode ocupar esta posição, mas que certamente seria mais utilizado a extremo - Kevin Mirallas. Outro jogador do Everton que esteve em grande destaque este ano, mostrando também um pouco a sua veia goleadora. Somando 9 golos e 7 assistências nos 37 jogos em que participou. De fora, mas perto de constarem na nossa lista ficaram o jovem do PSV Bakkali e Vossen do Genk.

O Onze

    Passando ao onze base, este não irá fugir muito ao de Wilmots. Coutois é o homem indiscutível entre os postes e pode muito bem fazer a diferença.
    O quarteto defensivo é formado por 4 centrais de origem. Adaptámos Alderweireld e Vertonghen às laterais em posições que já conhecem bem. Apesar de não darem uma grande profundidade, dão segurança na defesa belga que já conta - como referimos anteriormente - com Kompany e Lombaerts no centro da defesa. Os dois jogadores são titulares indiscutíveis - no nosso entender -, mas para Wilmots, Vermaelen (ou Van Buyten) deverá ter lugar ao invés do central do Zenit.
    No meio campo, Witsel e Fallaini serão os trabalhadores de serviço e estarão entregues à construção do jogo, bem como para algumas recuperações de bola. Mas para isso temos Nainggolan com quem o técnico belga não quis contar. O jogador da Roma é uma peça fulcral - na nossa opinião - e dada as suas fantásticas características defensivas daria maior liberdade a Witsel e Fellaini no jogo ofensivo.
    O nosso trio atacante não deverá diferir muito do de Wilmots, no qual contamos com De Bruyne na direita, Hazard na esquerda e Lukaku a servir de referência no ataque.


Voltamos na terça feira com uma das selecções favoritas à conquista do Mundial 2014 e que está recheada de craques!

0 comentários:

Enviar um comentário