20 de maio de 2014

Barba no Mundial: Os Nossos 23 (Alemanha)

    E de vizinho em vizinho chegamos à Alemanha. Os germânicos foram imperdoáveis na fase de qualificação para o Mundial e somaram mesmo 9 vitórias em 10 jogos, vacilando apenas em casa contra a Suécia num jogo épico que acabou 4-4. Foram o melhor ataque da Fase de Qualificação com 38 golos e prometem fazer estragos no Brasil. São uma das selecções favoritas para vencer a prova e - infelizmente - calharam no grupo de Portugal, no qual constam também o Gana e os Estados Unidos. Joachim Löw anunciou uma lista de 27 jogadores que pouco dista da nossa lista de 23. Apesar de acharmos que Löw dispensará os mais novos, nós preferimos mantê-los no plantel em detrimento de outros com o tão falado "lugar cativo" apenas por serem experientes na equipa. Deixar craques de fora - mesmo nos jogos de qualificação e amigáveis - por não terem experiência, não faz sentido. Se nunca forem chamados, aí é que nunca ganharão experiência, certamente. Aqui fica a nossa lista de 23:


A Convocatória


    Na baliza - se não se confirmar a gravidade da lesão - temos Neuer. A par de Courtois é o melhor guarda-redes do mundo e é indiscutível a sua chamada. Ter Stegen - o mais recente reforço do Barcelona - é a nossa segunda escolha. Unindo a juventude e um grande talento, o guardião do Borussia Mönchengladbach é o nosso segundo escolhido até para ir tomando o gosto às grandes provas, mas não conta para o seleccionador alemão. Por último damos o lugar a um veterano que merece - por tudo o que fez estes anos pelo clube - constar na lista de 23 - Weidenfeller. O alemão do Dortmund esteve em grande sobretudo na Champions e merece ser o 3º escolhido pelo Barba Por Fazer. Leno, outro que também não entra nas contas do técnico, é o nosso escolhido para a lista de contenção.


    Na defesa surge uma surpresa da nossa parte. Desde já adiantamos que não levaríamos ao mundial Boateng. Não é um jogador em quem confiaríamos para o centro da defesa. Assim sendo, os escolhidos seriam: Mertesacker, pela excelente época que fez com o emblema dos Gunners ao peito tendo sido um dos melhores na sua posição da Premier League; Hummels e Höwedes pela importância que tiveram no centro da defesa dos seus respectivos clubes ao longo da época; E Ginter, um jogador que apesar de muito novo (20 anos) tem um futuro brilhante pela frente e por as suas qualidades se fazerem notar num clube como o Friburgo. Foi um dos factores determinantes para escolhermos Ginter em detrimento de Durm que - tal como Boateng - apresenta-se na nossa lista de contenção. Outro factor foi a polivalência de Ginter que pode jogar como médio defensivo.
    Nas alas pouco há para contrariar o técnico alemão. Ainda assim, conseguimos contrariá-lo na chamada de Jansen - que apesar da má época do Hamburgo esteve exemplar conseguindo assim ser chamado à selecção nos jogos de qualificação - em detrimento de Mustafi que apesar de bom jogador e bastante promissor, não tem lugar entre os centrais. Lahm é o patrão da defesa, Schmelzer dono e senhor do lado esquerdo e Grosskreutz é a alternativa ao capitão sendo que a sua polivalência também pode ajudar no ataque.


    Na zona intermédia do terreno apenas temos um nome que não consta na larga lista de Löw - Holtby. Achamos que o jogador do Tottenham emprestado ao Fulham na última metade do campeonato, fez para estar nos 23 convocados. E a verdade é que não há nenhum jogador com as características de Holtby no plantel. Em jogos mais ofensivos, Holtby pode desempenhar a função de médio centro e ser um todo-o-terreno que Kroos, Schweinsteiger e Bender não conseguem ser. Já os restantes, não têm as características defensivas necessárias. Os últimos 3 jogadores mencionados também contam nas nossas contas sendo que Kroos e Schweinsteiger seriam pontos chave no nosso onze, no miolo. Bender é um médio que tem evoluído ao longo do tempo e merece sem dúvida ser chamado. Khedira deixamos em contenção por não sabermos as verdadeiras condições do médio. Preferimos levar um a 100% do que um jogador a recuperar de lesão.
    Özil e Götze são os dois médios ofensivos que escolhemos porque - de facto - são dos melhores médios ofensivos a nível mundial na actualidade. Reus, Draxler e Schürrle são as asas desta selecção germânica sendo que o próprio Götze pode descair um pouco para uma das alas. Rolfes fica então na nossa lista de contenção, assim como Khedira. Gündogan seria um elemento chave nesta selecção, mas a sua grave lesão impede-o de ir ao Brasil. 


    Os artilheiros de serviço serão meio que adaptados, pois nenhum deles é um ponta-de-lança fixo. Müller é um "jogador-vagabundo". Consegue fazer todas as posições atacantes com uma competência exemplar e a sua aptidão em marcar golos não varia de posição para posição, mostrando-se um jogador bastante constante no seu alto nível exibicional. Lukas Podolski tem características diferentes e não tem um desempenho tão bom quando joga como única referência atacante. Ainda assim, achamos que o avançado do Arsenal seria importante nesta equipa. O nº23 é Kevin Volland. O avançado do Hoffenheim somou 12 golos na presente temporada e tem estado em grande destaque na Bundesliga sendo assim um dos nossos escolhidos com Kruse e Gómez a serem os preteridos e a ficarem em contenção.

O Onze



    Quanto ao onze ideal da formação alemã é muito simples. Neuer será o nº1 caso esteja apto para o Mundial. Lahm e Schmelzer serão os laterais de serviço enquanto que Mertesacker e Hummels tomariam conta da zona central.
    No meio campo optámos por não ter um trinco e alinhar com Schweinsteiger e Kroos à frente da defesa. O espírito de sacrifício de ambos, as qualidades defensivas e criatividade atacante fazem com que estas sejam as nossas escolhas. À frente de ambos Özil será o maestro. O jogador do Arsenal seria importantíssimo nas transições ofensivas podendo trocar algumas vezes com Götze que colocámos na esquerda. O jogador campeão pelo Bayern já tem jogado nesta posição e a verdade é que não sabe jogar mal. Reus é um jogador que pode jogar em qualquer posição atrás do avançado. Foi o melhor jogador alemão - para nós - de 2013/14 e é o maior desequilibrador da equipa. O jogo passará muito pelos seus pés aquando das transições para o ataque.
    Como referência atacante temos Müller. Um jogador extremamente inteligente que sabe como jogar em equipa. Sabe ser altruísta e por vezes arriscar nos momentos oportunos. Um jogador esforçado que apesar de ser o jogador mais avançado, também sabe jogar para a equipa melhorando o seu jogo.




Chegámos ao fim de mais uma rubrica "Os Nossos 23" onde daqui a dois dias apresentaremos os nossos 23 de uma selecção que tem estado no topo mundialmente. Apresentamos muito sangue novo ao contrário do seu seleccionador. Fiquem atentos!

0 comentários:

Enviar um comentário