11 de maio de 2014

Manchester City conquista a Barclays Premier League 13/ 14

  Premier League - Não foi tão emocionante e épico, nem tão justo como em 2011/ 12, mas o Manchester City conquistou a Barclays Premier League 2013/ 2014. Um campeonato disputado até à última jornada e apenas decidido esta tarde, à 38.ª jornada.

    Contrariamente a outras temporadas, a última jornada não foi o habitual turbilhão de emoções. Confirmou-se a descida do Norwich (precisava de uma goleada monstruosa para se salvar, mas perdeu e fará assim companhia a Fulham e Cardiff no Championship), e à excepção de Stoke e Swansea, que aproveitaram a derradeira jornada para melhorar a sua classificação, a tabela manteve-se praticamente na mesma, sobretudo nos lugares de maior relevo.
    O Manchester City recebeu o West Ham em Etihad e, embora os adeptos do Liverpool tenham feito um vídeo motivacional exclusivo para Andy Carroll (Ver Aqui), os citizens festejaram mesmo - como era de esperar dados os resultados das últimas 3/4 jornadas. Com a equipa na máxima força, o City conseguiu vencer por 2-0, garantindo a 2.ª Premier League em 3 épocas. Samir Nasri marcou o primeiro golo do jogo, assistido por Yaya Touré, ao desferir um potente e colocado remate; o jogo ficou sentenciado pelo capitão Kompany, num remate à queima-roupa após canto de Nasri e domínio incompleto de Dzeko.
    Confessamos que estávamos a torcer para que o Liverpool se sagrasse campeão, ainda que tivéssemos consciência que, depois dos reds perderem em casa com o Chelsea e empataram 3-3 (depois de estarem a vencer por 3-0) em casa do Crystal Palace, a probabilidade do City se sagrar campeão era de 99%.

    O Liverpool tinha hoje o objectivo de vencer o Newcastle em Anfield, despedindo-se dos seus adeptos com uma vitória, e ficando depois à espera de um milagre (vitória do West Ham em Etihad). O milagre não aconteceu, como acima referimos, e o Liverpool começou mal. Martin Skrtel - que já tinha estado mal num lance frente ao Crystal Palace, embora não pior do que Glen Johnson - fez um auto-golo, manchando nestas últimas jornadas a extraordinária época a nível individual. O Liverpool não desistiu de virar o resultado e conseguiu-o na 2.ª parte com 2 golos em 2 minutos. Steven Gerrard esteve na origem dos dois golos ao converter dois livres indirectos de forma absolutamente perfeita, assistindo no 1.º golo Daniel Agger e no 2.º Daniel Sturridge. O Newcastle terminou reduzido a 9 unidades, e Anfield pôde aplaudir os seus heróis que mereciam o título esta época, considerando o incrível percurso e história que escreveram. É importante recordar que na temporada passada o Liverpool acabou a Premier com 61 pontos (7.º lugar), enquanto que esta época contabilizou 84.

    O Arsenal despediu-se em bom plano da Premier League, com uma vitória por 2-0 em casa do relegado Norwich. Aaron Ramsey fez um golaço e esperemos que 2014/ 15 seja um ano sempre ao mais alto nível e sem lesões para o galês, Jenkinson também marcou. A vida também correu bem ao rival Tottenham (vitória por 3-0 frente ao Aston Villa), enquanto que outro rival - o Chelsea - começou a perder em Cardiff, mas Schürrle e Torres operaram a remontada. Já o Everton terminou bem a época vencendo o Hull por 2-0 com McCarthy e Lukaku a marcarem os golos dos toffees, que terminam assim a época em 5.º e irão disputar a Liga Europa na próxima época. O futuro dirá se este foi o último golo de Lukaku pelo Everton ou se Roberto Martínez conseguirá contar com ele a título definitivo (hoje a imprensa fala da hipótese de Demba Ba rumar ao Everton, o que poderia significar que a aventura de Lukaku em Liverpool termina aqui).

    O Stoke derrotou o WBA (claramente a equipa sortuda da época por garantir a manutenção no limite) e o jogo entre Southampton e Manchester United terminou empatado a 1 bola. Rickie Lambert inaugurou o marcador - num lance em que Vidic ficou a sangrar - mas Juan Mata fez mais um golo espectacular num livre directo. Será interessante ver quem será o novo treinador dos red devils (tudo parece indicar que será mesmo Van Gaal) e que capacidade terá o clube de Old Trafford para atrair grandes jogadores sem marcar presença nas competições europeias. A ausência de provas europeias pode ajudar o United a alcançar uma melhor classificação na temporada que se avizinha. Destaque ainda para a forma como Adam Lallana aplaudiu os 4 cantos do estádio quando foi substituído reforçando a ideia de que sairá mesmo do Southampton. Destino? Liverpool, sobretudo, e Manchester United seriam as melhores opções.
    O Crystal Palace empatou 2-2 em casa do Fulham, sendo que Dwight Gayle voltou a bisar. Era um jogador que tínhamos à partida grandes expectativas para esta Premier League, foi aparecendo aos poucos, mas tem tudo para brilhar na próxima época. O Swansea colocou um ponto final no bom momento do Sunderland (mais relaxado, por já estar a salvo) vencendo fora por 3-1. Dyer (grande passe de Routledge), Emnes e Bony fizeram os golos.

0 comentários:

Enviar um comentário