11 de maio de 2014

Prémios BPF Liga ZON Sagres 2013/ 14

    A melhor metáfora para esta temporada terá sido sem dúvida quando o Benfica derrotou o Porto na Luz na "vitória dos 11 Eusébios". Os jogadores e a nação encarnada sofreram a maior perda de todas, mas carregaram a mística do Rei e do capitão Coluna, homenageando ambos em campo. Sem cometer os erros dos últimos anos (Jesus passou a gerir a equipa, a acreditar em todos os elementos e a ser inteligente na gestão das várias competições), o Benfica - também com um plantel francamente superior à concorrência - fez uma temporada inesquecível. Bom futebol, uma defesa de betão e uma equipa sempre equilibrada. A Liga ZON Sagres 13/ 14 será também recordada pelo decadente e irreconhecível Porto, pela excelente evolução do Sporting, pelo bom trabalho continuado por Marco Silva no Estoril, pela desastrosa gestão feita em Paços de Ferreira e pelo passo atrás que o Braga deu, face à sua história recente. Palavra ainda para o Setúbal, uma equipa muito portuguesa e que nos mostrou que o que é nacional é bom.

        Estreamos esta temporada os nossos prémios para a Liga ZON Sagres, nos quais avaliaremos posição a posição os melhores do ano, distinguindo ainda os melhores Jogador, Jovem Jogador e Treinador, acrescentando alguns prémios anexos.

Guarda-Redes: Até meio da época seria Ricardo o nosso eleito (e Hélton provavelmente entraria nas contas), mas a partir do momento em que Jan Oblak assumiu a baliza do Benfica na jornada 13 a vida do clube e da defesa encarnada nunca mais foi a mesma. Um predestinado entre os postes, Oblak contribuiu para a melhoria substancial do rendimento da linha de 4 defesas, transmitindo enorme serenidade e confiança, e conseguindo dizer presente nos momentos-chave. Rápido a antecipar-se, forte em quase todos os parâmetros necessários num GR convenceu tudo e todos e qualquer adepto deseja que fique por muitos anos na Luz. Até hoje o Benfica nunca perdeu com ele na baliza, e na Liga sofreu apenas 2 golos frente ao Nacional e 1 frente ao Gil, nunca sofrendo na Luz. Em 16 presenças, 13 clean sheets (não contabilizamos Olhão por ter jogado apenas alguns minutos). Impressionante. Ricardo e Rui Patrício foram os outros 2 bons guarda-redes desta edição, com Adriano e Vágner noutro plano.

Lateral Direito: Na faixa direita da defesa, não houve um enorme destaque este ano. Zainadine e Mano estiveram bem, Danilo começou bem mas foi descendo, Maxi foi precisamente o inverso do brasileiro e, por isso mesmo, Cédric foi ao longo da época o elemento mais constante. Sempre activo defensiva e ofensivamente, melhorou muito a nível de cruzamentos (curiosamente cruza bastante bem com o pé esquerdo) e justificou claramente a nossa escolha para a posição em questão. Merece ainda uma palavra de apreço Sílvio, que contabilizou apenas 8 jogos no campeonato e por isso mesmo não o considerámos. O lateral português estava a contribuir de forma muito positiva para o jogo das águias até à sua lesão, alternando entre a posição de lateral direito e esquerdo (mais forte, normalmente, do lado esquerdo).

Defesa Central (Lado Dto.): Luisão é como o vinho. Quanto mais anos, melhor. O patrão da defesa e capitão dos encarnados foi um dos homens-chave do título. Acreditou sempre (só Enzo transpareceu mais isso do que ele, em campo, desde o início) e pareceu em alguns jogos ter íman tal a forma como dominou e defendeu a área do Benfica. Paulo Oliveira e Marcelo fizeram também uma grande época - ainda que a anos-luz de Luisão (de longe a melhor época da carreira), e Yohan Tavares e Aderlan fecham as contas. Não somos fãs de Maurício.

Defesa Central (Lado Esq.): Com Luisão, Ezequiel Garay formou uma das melhores duplas da História do Benfica. Evidentemente já se conheciam mas este ano a sintonia foi perfeita. Será complicado para o Benfica segurar um central como Garay (mais barato que outros, e não inferior em termos de qualidade; para além de figurar no 11 titular da Argentina) mas os adeptos estarão agradecidos ao central goleador (defesa da liga com mais golos - 6). Mangala foi prejudicado pela onda negativa do Porto mas manteve a sua impressionante capacidade física e o seu domínio no jogo aéreo e nos duelos corpo a corpo; Rojo foi o melhor central do Sporting; Mexer e Cohene, sobretudo o primeiro, também estiveram bem.

Lateral Esquerdo: É certo que desde Janeiro até à data Siqueira foi sem margem para dúvidas o melhor lateral esquerdo do campeonato, evoluindo de jogo para jogo, mas ainda assim consideramos que Jefferson foi o lateral mais consistente ao longo da totalidade da Liga. Depois de no ano passado ter sido o melhor nesta posição, ao serviço do Estoril (e só teve propriamente a concorrência de Alex Sandro), manteve o nível no Sporting e foi preponderante na projecção ofensiva do esquema de Leonardo Jardim. Siqueira, caso o Benfica o contrate, tem tudo para vencer no próximo ano, Djavan foi uma das boas surpresas desta temporada, Alex Sandro foi dos menos maus do Porto e Babanco (embora a dada altura tenha subido no terreno) foi a nossa última escolha.

Médio Defensivo: Se Matic tivesse continuado em terras lusas, provavelmente o vencedor não seria o mesmo, mas William Carvalho foi o melhor médio defensivo de 2013/ 14. O pêndulo defensivo do Sporting - jogador mais importante na equipa - foi decisivo e pelo que jogou justifica a titularidade no onze de Paulo Bento no Mundial. Rápido a pensar, com uma cabeça (compostura, serenidade) como poucas, e grande dimensão física, W. Carvalho ainda tem algumas coisas a melhorar, mas merece todos os elogios. Fernando foi o único perto do nível do médio do Sporting, sempre ao seu nível e sem se deixar contagiar pelo mau momento portista. Fejsa (ser mais limitado do que Matic ajudou o Benfica no seu equilíbrio), Gonçalo (igual a si mesmo) e o promissor Ghazal foram os restantes destaques.

Médio Centro: Enzo! Enzo! Enzo! Enzo Pérez limpou as lágrimas vertidas em Amesterdão e desde o começo da temporada foi o jogador do Benfica que lutou, acreditou e jogou para traçar um destino diferente para este Benfica. E conseguiu. É neste momento um jogador completo, praticamente perfeito a temporizar, decidir, pressionar, soltar e basta dizer que, num mundo justo, seria titular na Argentina neste Mundial. A concorrência na posição não foi apertada - André André e Tarantini estiveram bem, David Simão também, Pedro Tiba ficou "à porta" e colocámos André Martins (embora conscientes que tacticamente seria até mais realista André Martins estar na posição seguinte, e Adrien nesta, mas consegue-se assim maior justiça atendendo ao rendimento dos intervenientes).

Médio Ofensivo: Até meio da época seria Evandro o maior destaque do campeonato nesta posição, mas em Maio podemos dizer que Adrien Silva merece ser distinguido. O médio do Sporting deu um salto gigante, encontrou-se finalmente em campo e merecia a confiança (já tinha merecido na qualificação) de Paulo Bento. Para além de Evandro - parece impossível que fique no Estoril - destacamos ainda Diego Lopes, Artur e Diego Barcellos, todos eles responsáveis pelo recorte técnico e qualidade de último passe nas suas equipas. Barcellos teve, também, golos.

Extremo Direito: De trás para a frente. Ricardo Horta foi uma das revelações da temporada, e é a total personificação do mérito de gestão e aposta em jovens portugueses no Setúbal; Diogo Viana começou a época num nível altíssimo mas baixou bastante de produção; Ukra foi sempre muito constante ao longo do campeonato. E assim chegamos aos últimos dois nomes. Quando Quaresma chegou rapidamente se percebeu que o Porto passou a ser "Quaresma+10" mas talvez isso tenha sido mau uma vez que os resultados do Porto passaram a ser piores depois de Quaresma chegar. Um jogador com um drible e uma trivela ímpares, mas que nos desiludiu por continuar a revelar imaturidade e falta de profissionalismo em campo. Assim sendo, Markovic foi o nosso eleito. Beneficiou com a grave lesão de Salvio e nos jogos grandes apareceu sempre. Deliciou os adeptos com o seu golo ao Guimarães e com as suas arrancadas frente a Sporting (golo) e Porto (golo de Rodrigo). Caso se mantenha na Luz, irá explodir em 2014/ 15.

Extremo Esquerdo: O lado esquerdo foi bastante mais rico do que o flanco direito. Candeias foi o principal destaque até Janeiro (embora alternando entre a esquerda e a direita, tal como Quaresma), mas depois Gaitán "abriu o livro". A magia do argentino decidiu vários jogos, tendo o Benfica beneficiado em vários jogos da inspiração e capacidade individual de Gaitán, Rodrigo e Markovic. Candeias foi o jogador com mais assistências nesta edição, Bebé o melhor marcador português da competição e Rafa uma das revelações (pena ter-se lesionado depois de ir à Selecção). O explosivo João Pedro Galvão surge a fechar o quinteto.

Avançado: Rodrigo Moreno Machado, embora só tenha contabilizado 11 golos no campeonato, foi para nós o Avançado do Ano na Liga ZON Sagres. Foi a velocidade, técnica e valência no 1 para 1 de Rodrigo que embalou o Benfica em alguns jogos, acumulando assistências e momentos espectaculares. Derley e Rafael Martins foram grandes destaques ao serviço de Marítimo e Setúbal, e parece difícil que permaneçam nesses clubes; Jackson, embora tenha sido o melhor marcador, realizou uma temporada francamente negativa e abaixo das suas capacidades. Lima, o homem do título frente ao Olhanense, foi também um dos jogadores que escolhemos, naturalmente não por esse jogo apenas mas pela dupla que formou com Rodrigo. Slimani marcou pouco mas marcou golos decisivos, ficou à porta e temos pena do eclipse de Fredy Montero - um início extraordinário mas depois desapareceu, por demérito próprio mas também por opção técnica.

    Nos nossos 6 candidatos a Jogador do Ano figuram 4 benfiquistas e 2 sportinguistas. Sem estabelecer uma ordem concreta - exceptuando na escolha do 1.º lugar - Adrien evoluiu imenso e foi o 2.º jogador mais importante dos leões a seguir a William; Gaitán e Rodrigo fizeram muitas vezes a diferença com a sua capacidade individual. Luisão foi um verdadeiro capitão e o melhor defesa do campeonato, enquanto que William Carvalho fez uma época incrível mas não chega para o distinguir o argumento de que o Sporting sem ele não era nada. Esse facto apenas põe a nu a falta de opções do Sporting, tendo Enzo Pérez sido o melhor jogador da Liga ZON Sagres 13/ 14. Como acima referimos, Enzo jogou, fez jogar, lutou, acreditou, suou, recuperou, brilhou. Na época passada, ainda com Matic, já transparecia a importância de Enzo, mas depois da saída do sérvio, tudo ficou claro. Enzo é o melhor jogador do nosso campeonato e demonstrou-o ao longo da totalidade do mesmo.

    A nível de Jovem Jogador do Ano, consideramos apenas de acordo com o nosso critério "jovens" os jogadores até (inclusive) 22 anos. Por isso mesmo, William Carvalho foi sem margem para dúvidas o jogador merecedor da distinção. Uma verdadeira revelação, fruto da aposta e confiança de Leonardo Jardim. Titular no Mundial? Esperemos que sim. Para além de William, Markovic, Rafa, Carlos Mané, Paulo Oliveira e Ricardo Horta completam o lote de 6 candidatos.

Treinador do Ano: Se no ano passado o Treinador do Ano foi Marco Silva, com Paulo Fonseca a segui-lo imediatamente, este ano a luta teria que ficar entregue aos 2 treinadores dos grandes de Lisboa. É certo que Jorge Jesus contou com um plantel com soluções muito superiores às de Leonardo Jardim, mas a nossa escolha final acabou por recair no técnico encarnado. Jesus ressuscitou, manteve aquilo em que é forte (a perceber e "cheirar" o jogo, a trabalhar sem igual, a ser competente e a potenciar jogadores) mas evoluiu a vários níveis. Passou a saber gerir a equipa e conseguiu - ao contrário dos últimos anos - um esquema quase perfeito, com uma defesa incrivelmente afinada e um modelo de grande equilíbrio em todos os momentos do jogo. Leonardo Jardim foi, também ele, extraordinário. O técnico madeirense teve o mérito de, logo na pré-época esquematizar como o Sporting iria jogar, apostando (com a ajuda da Direcção) em determinados jogadores, recuperando-os ou dando-lhes uma 1.ª oportunidade. Marco Silva continuou o seu brilhante trabalho no Estoril (um bom ano pode acontecer, mas manter o nível, subindo inclusive de 5.º para 4.º, foi a prova que faltava do valor do treinador, ao qual apenas falta comprovar se lida bem com a pressão de estar num grande, mas valendo claramente o voto de confiança). Manuel Machado fez um brilhante trabalho no Nacional e acabámos por deixar de fora José Couceiro (brilhante trabalho em Setúbal) influenciados indirectamente pelo que o Rio Ave de Nuno Espírito Santo alcançou nas taças.

Clube-Sensação: Vitória Setúbal
Most Improved Player: 1. Adrien, 2. Evandro, 3. Bebé
Golo do Ano: Lazar Markovic (Benfica 1-0 Vit. Guimarães) (Link)


Termina hoje a edição 2013/ 14 da competição mais importante do futebol português. A temporada 2014/ 15 responderá a muitas questões: conseguirá o Benfica vencer a liga 2 anos seguidos? Irá o Porto recompor-se do cataclismo? O Sporting continuará a crescer? Jorge Jesus abandonará a Luz (Se sim, quem o substituirá)? Para acompanhar tudo isto a equipa do Barba Por Fazer estará cá. Jornada a jornada, golo a golo, momento a momento.

0 comentários:

Enviar um comentário