19 de maio de 2014

Já são conhecidos os 23 de Portugal!

  Selecção - Ficámos há momentos a conhecer os 23 jogadores que viajarão até ao Brasil, representando o sonho e as ambições lusitanas no Mundial 2014. Conhecendo Paulo Bento, e conhecidos já a lista de 30 pré-convocados, o seleccionador optou pelos vinte e três elementos mais prováveis, não deixando de causar ainda assim alguma surpresa a não-inclusão de Ricardo Quaresma. Foram assim retirados do lote de pré-convocados Anthony Lopes, Antunes, Rolando, André Gomes, João Mário, Ivan Cavaleiro e Quaresma. Os 23 de Portugal no Brasil são:

Guarda-Redes: Rui Patrício (Sporting), Beto (Sevilha), Eduardo (Braga)

Defesas: João Pereira (Valência), André Almeida (Benfica), Fábio Coentrão (Real Madrid), Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (Fenerbahçe), Neto (Zenit), Ricardo Costa (Valência)

Médios: William Carvalho (Sporting), Ruben Amorim (Benfica), Miguel Veloso (Dínamo Kiev), João Moutinho (Mónaco), Raul Meireles (Fenerbahçe), Rafa (Braga)

Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Manchester United), Silvestre Varela (Porto), Vieirinha (Wolfsburgo), Éder (Braga), Hélder Postiga (Lázio), Hugo Almeida (Besiktas)

    BPF - Daqui a alguns dias ficarão a saber quais seriam os nossos 23 mas podemos apenas referir que Ricardo Quaresma para nós também não contaria. Não está em causa a capacidade técnica de Quaresma mas sim o seu perfil psicológico. Os anos infelizmente não trouxeram maturidade ao atleta do Porto (envolvido em vários tristes momentos desde o seu regresso) e trata-se de um jogador péssimo de ter no banco - pelo seu feitio - e que só se dá bem com a equipa a jogar para ele, defendendo pouco, sacrificando-se pouco. Quaresma é um jogador que poderia prejudicar o sentimento do grupo e por consequência o seu rendimento. E, para além de tudo isto, quando chegou ao Porto surgiu em grande plano (era "Quaresma+10", a vitamina Q do Porto) mas depois caiu e podemos mesmo verificar que os resultados do Porto pós-Quaresma são piores do que até ele chegar.
    Na baliza é injusto para Anthony Lopes ser afastado após boa época no Lyon enquanto que Eduardo fez uma das piores épocas dos últimos anos; a convocatória de André Almeida era expectável pela sua polivalência, sendo que Ricardo Costa também ganhou o lugar a Rolando por poder jogar a lateral. No meio-campo os jovens André Gomes e João Mário ficaram de fora, como era expectável (já não falamos falar de Adrien e afins porque não vale a pena) e Rafa mereceu voto de confiança sendo claramente um wildcard interessante de Paulo Bento no Brasil. O jogador do Braga tem talento para dar e vender e oferece garantias na zona do nº 10, para além de render na ala. A nível de extremos, Ronaldo, Nani e Varela já se imaginava que tivessem lugar cativo com Paulo Bento, e o seleccionador manteve a fórmula recente chamando 3 avançados, juntando-se aos crónicos Almeida e Postiga, Éder do Braga. Ficámos bastante satisfeitos com a convocatória do avançado dos gverreiros porque poderá ser bastante importante e oxalá surja em bom plano nos jogos de preparação. Relativamente a Nani, embora não tenha jogado durante a época faz sentido o risco. Portugal não tem Nani's a cair do céu e o povo português parecia esquecido da gigante importância de Nani na Selecção: Ronaldo surgiu em bom plano no Euro 2012 e explodiu em 2013/ 14 na Selecção, mas de resto a Selecção tem sido levada às costas pelos bons desempenhos de Moutinho, Nani, Coentrão e Pepe. Acreditamos que o extremo do Manchester United vai ser determinante na caminhada da nossa Selecção, e entendemo-lo como uma excepção única, porque o rendimento durante a época tem que ser critério fulcral.
    Provavelmente a dúvida final de Paulo Bento terá sido perante a tríade Rafa/ Vierinha/ Quaresma (escolher 2 destes 3) e aí o raciocínio terá sido certamente a vantagem que Rafa oferece em jogar tanto a extremo como a número 10; o rendimento elevado que Vierinha sempre apresentou quando jogou por Portugal, cruzado com o facto de ser um jogador voluntarioso e que ajuda a equipa a defender, inserindo-se na perfeição no colectivo e no modelo de jogo; e jogando contra Quaresma o que já mencionámos. Ainda assim, se era para não chamar Quaresma, achamos que mais valia Paulo Bento não o ter incluído no lote de 30 pré-convocados.
    São estes os nossos 23 e, embora não concordemos com alguns elementos, vamos torcer até ao limite das nossas forças e da nossa voz por este grupo. Força Portugal!


0 comentários:

Enviar um comentário