10 de maio de 2014

Afinal sempre foi o jogo do título

Porto    2 - 1    Benfica (Ricardo 4', Jackson (G.P.) 39'; Enzo Pérez (G.P.) 26')

    A grande generalidade das pessoas pensou - no início da temporada - que o Porto-Benfica era o jogo do título. A verdade é que estavam totalmente certas. Hoje foram campeões Steven Vitória, João Cancelo, Lindelöf e Bernardo Silva. O Benfica alinhou apenas com Salvio e Enzo Pérez do considerados titulares e ainda com André Gomes, André Almeida e Jardel - hoje capitão - que alternam entre o banco e a titularidade. Já o Porto alinhou com os seus habituais titulares exceptuando nos casos de Mikel - que substituiu o castigado Fernando - e de Ricardo que mereceu a confiança do técnico em detrimento de Varela.
    Quanto ao jogo propriamente dito, não teve uma intensidade digna de clássico. O Porto começou muito bem com Ricardo a surgir em boa posição do lado direito e a disferir um remate cruzado batendo Paulo Lopes. O guardião encarnado poderia ter feito melhor, mas Ricardo esteve bem em arriscar. Aos 25 foi a vez do Benfica. Reyes reagiu muito lentamente e acabou por derrubar Salvio com um carrinho dentro de área. Grande penalidade para o Benfica que Enzo Peréz - na plenitude da sua calma - atirou a contar. Numa partida sem grandes ocasiões de golo e com um Porto mais activo no ataque do que este "jovem" Benfica, foi o Porto a marcar de novo. Rui Costa considerou faltosa a acção de André Almeida sobre Jackson e não hesitou em apontar para a marca de grande penalidade. Jackson quis afastar os fantasmas e - desta vez - marcou o penalty de forma exemplar não dando qualquer hipótese a Paulo Lopes. 
    A segunda parte menos história teve já que foram muito poucos os lances de golo. O primeiro surgiu logo aos 48 minutos por intermédio de Djuricic. O sérvio esteve apagado no primeiro tempo, mas no segundo exibiu-se a bom nível tendo iniciado o mesmo com um chapéu a Fabiano Freitas tendo a bola batido caprichosamente na barra. O Porto voltaria a dominar a partida, mas Quintero - que saltou do banco - não quis nada com os golos. Primeiro, num remate de fora de área atirou para boa defesa de Paulo Lopes e já perto do fim, em excelente posição para marcar, atirou para fora. 
    Um jogo que fecha em definitivo a época do consagrado campeão Benfica, e que deu a oportunidade a 4 jogadores referidos anteriormente de se tornarem campeões. O melhor jogador da B terá sido João Cancelo que esteve bem no apoio a Salvio e - apesar de necessitar de umas aulas de defesa com Jorge Jesus - também cumpriu defensivamente. O melhor jogador em campo do lado dos encarnados foi mesmo Salvio. Era a maior dor de cabeça dos azuis e brancos e foi distribuindo nó cegos a quem passava. Ganhou a grande penalidade a Reyes e foi o mais importante no ataque encarnado. Enzo exibiu-se a bom nível e Djuricic - após estar apagado na primeira parte - surgiu na segunda para fazer um bom jogo. Do lado do Porto, Ricardo foi o melhor jogador em campo tendo sido o mais objectivo no ataque portista. Maicon - ou "My Cone" segundo os comentadores da Sporttv - exibiu-se a bom nível, assim como Mikel. O jovem nigeriano exibiu-se de forma serena naquela que é uma das posições mais complicadas em campo e cumpriu na tarefa complicada que era substituir Fernando.

    No que toca a descidas, o Belenenses conseguiu a permanência com a vitória em casa sobre o Arouca ao cair do pano. O golo de Deyverson fez os adeptos da equipa de Belém ir às lágrimas num momento bastante emocionante. Já o Paços de Ferreira, conseguiu o lugar correspondente ao Play-Off onde irá defrontar o Desportivo de Aves, mesmo tendo perdido em casa frente à Académica por 4-2. O Olhanense, com o resultado em Paços, apenas tinha que pontuar... Mas não o fez. O Setúbal foi imperdoável e derrotou por 3-1 a equipa de Olhão que terá que disputar a segunda liga na próxima época.

Barba Por Fazer do Jogo: Ricardo (Porto)
Outros Destaques: Maicon, Mikel; Salvio, Enzo, Djuricic, Cancelo.

0 comentários:

Enviar um comentário