14 de maio de 2014

Barba no Mundial: Os Nossos 23 (França)

    E depois dos nossos irmãos brasileiros, chega uma Selecção que tem sido uma das maiores rivais da Selecção Portuguesa - a França. Um conjunto renovado, com muito valor, mas a precisar de maior coesão. Muito ao estilo de Portugal, a França costuma sentar-se "à sombra da bananeira" confiando que o sucesso advém com naturalidade. Os franceses tiveram que passar pelo Play-Off de qualificação, não tanto por relaxamento, mas sim porque tinham no seu grupo a poderosa Espanha. No Play-Off disputaram a eliminatória com a Ucrânia e tiveram que se aplicar em solo francês após terem saído derrotados por duas bolas a zero de Kiev. O conjunto gaulês reuniu as forças e aplicou chapa 3 aos ucranianos mostrando que merecem disputar este Mundial no Brasil. Os 23 eleitos de Didier Deschamps não fugiram muito à nossa convocatória, porém, nós apresentamos alguns valores que merecem ir à terra do Samba e que não foram escolhidos pelo seleccionador pelo simples facto dos técnicos não quererem arriscar em fazer mudanças antes de uma grande prova.
    Feito o sorteio, depois de ter tido o azar de ter calhado no grupo da Espanha na qualificação, teve a sorte de calhar num dos grupos mais acessíveis da prova. Os franceses partem como grandes favoritos onde terão que ombrear com a Suiça, Honduras e Equador. Para este grupo e para a restante prova apostamos nos seguintes 23 jogadores que, para o Barba Por Fazer, faz sentido estarem no Mundial 2014:

A Convocatória


    A nível de guarda-redes, a França não tem muito por onde escolher. As nossas escolhas recaíram em Lloris, Mandanda e Landreau. O guardião do Tottenham é o titular indiscutível da selecção gaulesa. Esteve em grande destaque no clube londrino numa época catastrófica para os Spurs. Ainda assim, Lloris foi por muitas vezes o salvador da pátria ao salvaguardar a equipa de situações mais embaraçosas no que toca a resultados mais desnivelados. Mandanda é o segundo escolhido por já ter uns bons anos de Selecção e se apresentar sempre em bom plano no Marselha. Tem os seus momentos de desnorte, mas ainda assim merece a nossa confiança. Para fechar as contas, confiamos o lugar de 3º guarda-redes ao experiente Landreau. Aos 34 anos tem sido aposta nas convocatórias de Didier Deschamps e, face à pouca qualidade nas redes, escolhemos o guardião do Bastia.


Chegando à defesa, começam algumas dúvidas ainda que poucas. Não tivemos dúvidas em escolher o melhor central francês da actualidade - Koscielny. O jogador do Arsenal foi extremamente importante para o clube londrino ao longo da época e merece sem qualquer dúvida a nossa confiança. Mangala, do Porto, é a nossa segunda escolha face à importância que tem no clube evitando males maiores aquando das subidas de Alex Sandro ou até mesmo desconcentrações dos seus companheiros. Varane, apesar de não ser aposta regular de Carlo Ancelotti, é um dos melhores centrais franceses da actualidade e não podia ficar de fora de maneira alguma. A última escolha para o centro da defesa recaiu em Mamadou Sakho. O jogador do Liverpool que foi crucial na passagem da França frente à Ucrânia não tem sido dos melhores elementos dos Reds. Antes pelo contrário... O central baixou de forma na recta final do campeonato, mas o facto de já ter passado uma boa fase no clube e de ter sido importante para a presença do seu país no Mundial, preferimo-lo ao jovem Zouma que certamente terá mais tempo para se mostrar e para ser lapidado por José Mourinho no Chelsea.
    Nas laterais apenas temos uma surpresa. Demos um voto de confiança a Jallet que sempre que é chamado por Laurent Blanc exibe-se a bom nível preterindo assim Sagna. Apesar de ter mais minutos que o jogador do PSG, exibiu-se esta época uns quantos furos a baixo daquilo que pode fazer. Ainda assim, consta na nossa lista de 7 de contenção. Debuchy é o nº1 na direita tendo sido bastante constante mostrando a sua qualidade no Newcastle. No lado esquerdo Evra é dono e senhor do lugar. Grande época do jogador que completa amanhã 33 anos, mesmo face à catástrofe que foi o seu clube este ano. Para seu suplente não tivemos dúvidas em escolher o lateral esquerdo do Mónaco - Layvin Kurzawa. O jogador francês com origens polacas foi um dos melhores da liga francesa tendo ainda apontado 5 golos que enaltecem ainda mais as suas qualidades. Porém - ao que tudo indica -, parece ser um desconhecido para Deschamps.


    No local onde tudo se constrói chegam os grandes craques. Deschamps apostou - ao longo da qualificação - em jogadores como Mavuba, Capoue, Diaby, Payet e até Guilavogui. Na nossa convocatória estes 5 jogadores não entram nas contas mesmo sabendo que Mavuba está nos 23 eleitos do seleccionador. Para o miolo convocámos 5 jogadores dos quais 3 são fulcrais - Pogba, Cabaye e Matuidi. Os três são dos melhores centro-campistas do mundo na actualidade. Matuidi e Cabaye fizeram parte de uma grande época do PSG e ajudaram o clube a entrosar-se melhor nas zonas de construção. Já Pogba é uma peça fulcral na campeã Juventus. Destrói jogo e faz jogar e - por vezes - dá o ar da sua graça com alguns bons golos. É um médio completo e um dos pontos fortes desta França. Optámos ainda por dois jogadores que jogam na Premier League. Sissoko é um todo-o-terreno. Tem velocidade, técnica e uma capacidade de explosão incrível... Foi o motor do Newcastle este ano - apesar da equipa ter estado um pouco aquém de anos anteriores - e pode ser uma peça fulcral em alguns jogos ao saltar do banco de suplentes. Por último temos Schneiderlin. O médio do Southampton fez uma época formidável ajudando a equipa a manter-se ao mais alto nível. Bom recuperador de bolas e excelente passador, Schneirderlin é uma mais-valia para a França e certamente que teria mais impacto que Mavuba ou Grenier - que estão convocados - no jogo da equipa. Ainda assim, o nº4 do Southampton parecia ser um desconhecido para Deschamps, mas o técnico - mesmo sem o convocar uma única vez para os jogos de qualificação - convocou-o para a lista de contenção. Lista essa em que tal como na nossa, Gonalons também tem lugar.
    Nas asas temos 3 craques em que só dois constam na lista de Didier... E já fez correr alguma polémica... Parafraseando a namorada do excluído: «Fuck france and fuck deschamps! What a shit manager!» - Denota-se alguma angústia nas suas palavras. Mas de quem falamos? Samir Nasri. O jogador do Manchester City ficou de fora quer dos 23, quer da lista de 7 jogadores em contenção. Na nossa tem lugar porque é um jogador que - apesar de ser algo inconstante - consegue sempre sacar um coelho da cartola e transcende-se um pouco nos grandes jogos. O segundo escolhido é Griezmann. O extremo da Real Sociedad fez 20 golos em todos os 49 jogos oficiais que realizou sendo que 7 dos quais foi suplente utilizado. Foi o craque do clube espanhol e ajudou o mesmo a ficar de novo nos lugares cimeiros da Liga BBVA. Por fim, temos a estrela da companhia - Ribery. O extremo do Bayern dispensa apresentações. Pode tornar-se num dos melhores jogadores deste mundial e vai lutar com unhas e dentes para provar que merece ser o melhor do mundo. Em contenção listamos ainda Valbuena, Cabella e Thauvin.
    

    Na frente optámos por ter 4 referências e não apenas 3 como Didier. Benzema será o jogador alvo desta equipa. Vai continuar a boa época que está a fazer no Real Madrid e certamente que figurará entre os melhores marcadores do Mundial. Giroud ficará na sombra de Benzema. Só terá minutos se o jogador do Real acusar cansaço ou em jogos de jogo mais directo onde se peça jogo aéreo. Rémy é outra das nossas escolhas para o ataque, mas é um avançado móvel podendo muitas vezes fazer a vez de um dos extremos. Por último escolhemos um jogador que soma 15 golos na Liga Francesa que o classifica como 5º melhor marcador - Lacazette. O jovem jogador do Lyon somou ainda mais 7 golos que estão distribuídos pelas taças de França e pela Liga Europa. Foi o goleador de serviço do Lyon que também não passa por um bom momento. De fora das nossas opções ficou Gouffran que também fez uma época interessante no Newcastle.

O Onze

    Posta a análise detalhada, passamos então a montar o nosso onze ideal para a selecção gaulesa.
    Lloris - como já referimos anteriormente - é o nº1 na baliza por larga margem. Nem Mandanda, nem Landreau estão ao nível do guardião do Tottenham.
    No quarteto defensivo apresentamos uma diferença naquele que deverá ser o base de Deschamps. A diferença resume-me ao central do lado direito a que nós damos preferência a Mangala e Deschamps - muito provavelmente - acabará por dar a Varane ou a Sakho. De resto, Koscielny é indiscutível e para as alas não existem melhores opções.
    O nosso miolo acabará por ser idêntico ao do técnico francês - a não ser que não tenha os pirolitos a funcionar - onde Pogba, Matuidi e Cabaye formam um trio com técnica, classe, força e muita criatividade para dor de cabeça dos adversários.
    No ataque, Benzema e Ribery são os nossos eleitos - e os de Deschamps - para desequilibrar os jogos e na direita optámos por dar o lugar a Griezmann ou Nasri dependendo dos jogos em questão. Estando Nasri de fora, Griezmann deverá ser dono e senhor do lugar.

Voltamos dia 16 com a rubrica "Os Nossos 23" onde encontraremos uma selecção que é sempre uma das favoritas sem o ser e que apresenta algumas caras novas. Fiquem atentos!

0 comentários:

Enviar um comentário