25 de abril de 2011

Perigo nas Férias


    Hoje vou falar sobre as férias. Quais? Todas. Não discrimino nenhumas porque todas elas são extremamente boas e até mesmo agradáveis.

    Como toda a gente sabe, sempre que há férias, existem operações da GNR (ex.: Operação Páscoa, Operação de Natal, etc). Isto porquê? Porque morrem muitas pessoas devido a acidentes de viação nestas épocas. Não percebo porquê… Devem pedir ao chefe uns diazitos no Natal para conduzir extremamente rápido, espatifar o carro todo, matar pessoas e quiçá falecer. Uns ficam em casa a jogar Scrabble e ao peixinho, outros decidem matar pessoas e/ou falecer. Normalíssimo. Não só tiram uns dias para falecer como querem falecer rápido… Ir devagar com o carro para um penhasco é para meninos. Fixe é ir rápido. Para partir tudo como nos jogos de vídeo.

    Agora vou falar especificamente das Férias de Verão. Nas férias de Verão há uma raça que trabalha como ninguém. De norte a sul, sempre no activo. São eles… os incendiários. Diz o povo que a maioria são bombeiros ou donos de uma empresa de aviões para combater fogos. Mas o que leva o incendiário a trabalhar só no Verão? Poderá ser porque está muito calor e as matas não estão limpas… para não dar “cana”. Assim, se ninguém descobrir, a culpa vai para o calor imenso e para os responsáveis de limpar as matas. Porém, existem os incendiários por descuido. Aqueles que vão com a família para a mata e no meio de tanta alegria, fazem uma fogueira para assar chouriças. Quando acabam de fazer as suas actividades no mato, esquecem-se de apagar a fogueira e lá se vão os pinheiros.

    O que também existe (no Verão e não só) são mortes por afogamento. Normalmente, quem falece nos afogamentos são os chamados “pintas”. O mar não está muito propício para mergulhos, mas eles vão de peito cheio ignorando avisos de família/amigos/nadador salvador. O “pintas” engole um ou dois pirolitos, atrapalha-se, pede ajuda, mas é tarde demais. Por vezes morrem inocentes por causa de “pintas” ou crianças que não foram vigiadas pelos pais. Simplesmente porque alguém não conseguiu ficar parado a ver o sofrimento da pessoa em questão e tentou ajudar.

    O português é muito inconsciente. Tudo acontece aos outros. Aos próprios, nada acontece. Quando se entra em férias há que ter cuidados porque o pior pode acontecer. Não se trata de ser pessimista mas trata-se sim de ter cuidado. Quanto aos incendiários, só peço que raciocinem. Pensem. Não faz mal nenhum. Estão a ganhar dinheiro a destruir habitações e hectares e a tirar vidas. O dinheiro não vale esse peso na consciência, certo? TM

0 comentários:

Enviar um comentário