22 de abril de 2011

E Pluribus Unum

Créditos: Isabel Cutileiro

    Vergonhoso. Sim, vergonhoso. Não o momento da equipa do SL Benfica, mas a atitude de certos adeptos benfiquistas. Que é característica do povo português ter memória curta, todos sabemos. Mas pergunto-me se alguma vez essa barreira conseguirá ser quebrada.

    Como é que num ano se está no “céu” e no seguinte no “inferno”? Como é que Jorge Jesus passa de um 80 para um 8? Meus amigos, se não fosse este senhor, o ano passado, tinham muito provavelmente ganho 0 títulos. E mais… Deu-nos o título de Campeão Nacional a jogar muito bom futebol como há muito não se via no futebol português! Esquecem-se disto tudo porque este ano perdemos para o FCP? Não será um pouco ingrato?

    É um facto que custou ver o rival festejar o campeonato no nosso campo. Mas nós conseguimos dar a mão à equipa e no jogo seguinte, a contar para a Liga Europa, estavam 60.000 adeptos a apoiar nas bancadas e vencemos sem contestação a formação do PSV (um dos melhores ataques da europa). Na passada quarta-feira (20 de Abril) assistimos a um novo desaire frente ao Porto e em vez de mostrarem novamente a força do Sport Lisboa e Benfica, parece que, pelo que vejo nas redes sociais e jornais desportivos, há benfiquistas a sentir vergonha. Vergonha de ser benfiquista? Se é um dos que tem vergonha, tenho uma novidade para si: não é benfiquista. Não se é do Benfica só nas vitórias. É-se ainda mais quando o clube está mal. É quando o clube atravessa um mau momento que se prova que se é grande.

    Agora darei o exemplo do Liverpool. Um clube histórico e que está a passar grandes dificuldades. No entanto, os adeptos continuam a encher o estádio e a viajar com a equipa seguindo sempre o seu lema: “You’ll Never Walk Alone” (Nunca Caminharás Só). Está na hora de largarmos a memória curta e seguir o nosso: “E Pluribus Unum” (De todos, um). Estamos num mau momento mas estamos juntos. Juntos ganharemos força para trazer os dois “canecos”. A época ainda não acabou.

    Muitos dos adeptos revoltados sentiram a dor em casa. Eu estive no estádio e, sinceramente, não esperava nada daquilo que aconteceu. Fiquei incrédulo e fui um dos últimos a sair do estádio. Mas não é por isso que vou deixar de apoiar a equipa.

    Infelizmente não poderei ir a Coimbra, mas estarei certamente presente no jogo contra o SC Braga para a Liga Europa. Aproveito aqui para fazer um apelo a todos os benfiquistas que estejam disponíveis: Estejam presentes nesse mesmo jogo. Não é altura de “atirar pedras” à equipa técnica e plantel. É altura de dar a mão ao clube que amamos. Temos uma meia-final para ganhar e, como já disse, duas taças para trazer.

    Não estaremos no Jamor, mas estaremos em Coimbra e em Dublin. Não é altura de pensar que tudo está perdido. Está na hora de mostrar porque é que o Benfica é maior que Portugal! TM

1 comentários:

  1. Assino por baixo.

    Percebo por um lado aqueles que "a quente" mandam vir com o Jesus e com a equipa, pois o futebol é pura emoção. Mas como aqui foi dito, no jogo seguinte é importante voltar a mostrar aos jogadores que têm o nosso apoio e empurrá-los para a vitoria.

    É que ir ao estadio assobiar a propria equipa é algo que tenho dificuldade em perceber... não é esse o papel dos adeptos adversarios?!

    A mentalidade dos adeptos portugueses é muito fraca realmente, quando nao se joga bem e nao se ganha assobia-se ate que a equipa volte a ganhar. Nao entendem que contestar os jogadores no estadio so ira prolongar o mau momento.

    Mais uma vez, parabens pelo post

    ResponderEliminar