21 de abril de 2011

Garganta Cinéfila

 
Às quintas-feiras estreiam vários filmes nas salas de cinema no nosso país. Mas custa dinheiro vê-los. E depois há sempre a vontade de comprar pipocas, que com a subida do IVA qualquer dia custam 10€. Como tal, para os forretas, para os menos endinheirados, para os interessados, para todos os que gostam de cinema... passaremos a sugerir 2 filmes às quintas-feiras.

Into the Wild (2007)


Realizador: Sean Penn
Elenco: Emile Hirsch, Hal Holbrook, Kristen Stewart e William Hurt
Classificação IMDb: 8.2

    Into the Wild ou Lado Selvagem, um dos meus filmes de eleição, trata-se de uma história verídica, em meados dos anos 90, que se centraliza em Christopher McCandless. Chris é um jovem de 22 anos e recém-licenciado que decide fugir por completo ao materialismo do quotidiano. Abandona a sua casa onde vivia com os pais e a irmã e assume a identidade de Alexander Supertramp. Com Alasca no horizonte, McCandless vagueia por grande parte dos Estados Unidos a pé ou através de boleia, arranjando empregos temporários, se assim fosse necessário, mas sempre sem ficar muito tempo num local. Pelo seu caminho conhece algumas pessoas com quem ele tenta não aprofundar muito as relações. Este seu estilo de vida foi muito influenciado pelas suas leituras de Tolstoi e Thoreau que têm algumas das suas citações presentes no filme. Uma grande aventura que enaltece a Natureza com excelentes paisagens e uma real liberdade unida com a coragem e a resistência de McCandless. A tudo isto se junta a voz inconfundível de Eddie Vedder, vocalista dos Pearl Jam, a quem pertence toda a a banda sonora do filme. Filme esse que passou um pouco ao lado do público geral mas que Sean Penn merece que seja mais divulgado devido ao seu excelente trabalho. Destaque também para Emile Hirsch que teve uma interpretação fantástica. Merece, sem dúvida, participar em mais filmes pois é provável que este jovem actor de 26 anos esteja a passar ao lado de uma excelente carreira. TM

Citações do filme:
"I'm going to paraphrase Thoreau here... rather than love, than money, than faith, than fame, than fairness... give me truth. "
"Some people feel like they don't deserve love. They walk away quietly into empty spaces, trying to close the gaps of the past. "
"I read somewhere... how important it is in life not necessarily to be strong... but to feel strong. "
"Happiness only real when shared. "

Trailer Aqui

Fight Club (1999)


Realizador: David Fincher
Elenco: Edward Norton, Brad Pitt, Helena Bonham Carter
Classificação IMDb: 8.8

    A primeira regra do Clube de Combate é não falar sobre ele. Infelizmente, terei que a quebrar. “Fight Club” é, a meu ver, um dos grandes filmes de sempre, integrando uma década de 90 que teve muito bons filmes. Quem não viu o filme poderá pensar, tendo em conta o nome, que é o chamado “filme de porrada”, na onda Jean-Claude Van Damme. Não é. É um dos filmes mais inteligentes de todos os tempos e uma crítica ao nosso modo de vida e à sociedade consumista, na qual crescemos e damos por nós caminhando para nos tornarmos quem não queremos ser, desperdiçando muitas vezes o nosso potencial e sendo submissos ao que nos envolve. Não faço uma sinopse do filme, porque o filme não vale pelo que se possa escrever dele, vale pelo seu conteúdo político-social e pela forma como faz o espectador pensar. É um filme fundamentado, pelo argumento que tem, em muitos princípios nietzschezianos, que quando não totalmente extremistas, dizem muito de nós e do mundo.
    “Fight Club” baseia-se na obra de Chris Palahniuk e é o grande filme de David Fincher. Não obteve grande sucesso enquanto esteve nos cinemas, também por ser uma crítica à sociedade norte-americana mas com o passar do tempo tornou-se um filme de culto. Edward Norton está muito bem no filme, mas o destaque vai todo para Brad Pitt, como actor secundário, tendo Tyler Durden, a personagem por ele representada, já sido considerado pela conceituada revista “Empire” a melhor personagem de sempre da História do Cinema, distinção com a qual concordo. É um filme que ou odeias ou venerarás para sempre. MP

Citações do filme:
"Man, I see in fight club the strongest and smartest men who've ever lived. I see all this potential, and I see squandering. God damn it, an entire generation pumping gas, waiting tables; slaves with white collars. Advertising has us chasing cars and clothes, working jobs we hate so we can buy shit we don't need. We're the middle children of history, man. No purpose or place. We have no Great War. No Great Depression. Our Great War's a spiritual war... our Great Depression is our lives. We've all been raised on television to believe that one day we'd all be millionaires, and movie gods, and rock stars. But we won't. And we're slowly learning that fact. And we're very, very pissed off."
"You are not your job. You are not how much money you have in the bank. You are not the car you drive. You are not the contents of your wallet. You are not your fucking khakis. You are the all-singing, all-dancing crap of the world." 

Trailer Aqui

2 comentários:

  1. Que belo par de filmes recomendado.
    É bastante dificil colocar Edward Norton na "sombra" mas penso que o Brad Pitt o conseguiu, feito suficiente para levar qualquer pessoa a assistir a este film.
    Sem duvida, um dos filmes mais brilhantes da historia do cinema

    ResponderEliminar
  2. Neste caso terei que ir mais pelo "Into the Wild"... Mas fiquei a sentir a necessidade de rever o "Fight Club" para perceber de facto se o odeio ou se passo a venerá-lo.

    ResponderEliminar