1 de abril de 2011

Eu impugno, tu impugnas …

Fonte: Henricartoon - SAPO

28 de Abril de 2022 – as eleições do Sporting mantêm-se num impasse. Após 28.000 recontagens e 12.500 impugnações continuamos sem saber se o presidente será Godinho Lopes ou Bruno de Carvalho.
Agora, a realidade. Na madrugada de sábado para domingo não tinha sono. Foi então que fui para a sala ver um filme de comédia, terror, acção e, sobretudo, muito suspense. Foi claramente um daqueles filmes à Scorsese, em que nos leva a crer que o final vai ser duma maneira e no último instante um volte-face muda tudo. Na madrugada de sábado para domingo assisti às eleições do Sporting. Nada parecia poder ser pior que o Discurso do Futre, no entanto…

Cronologia dos acontecimentos:

20h00 – O Record online avança com a informação de que Bruno de Carvalho iria ser eleito nessa noite como novo presidente do Sporting. Com base em quê? Em 1722 pessoas inquiridas. Parece-me que a amostra contemplada foi um pouco escassa, tendo em conta que se esperavam umas eleições renhidas. Uma lição para este jornal: às vezes a pressa de ser o 1º a adiantar uma informação, é inimiga da perfeição.

03h00 – Record e OJOGO lançam capas dando Bruno de Carvalho como presidente. Amigos, então e esperar por um resultado oficial? O profissionalismo ficou em casa? É que segundo rumores o Jorge Costa morreu há pouco tempo e o Calado e o Melão envolveram-se… Bem, o último caso não sei se será mesmo só um rumor…

03h47 – “Apoiantes de Bruno de Carvalho gritam "Vitória!" no Hall Vip de Alvalade. O triunfo não escapa ao empresário de 39 anos, tal como Record adiantou em primeira mão às 20 horas”. Bem, parece que o Record tinha razão e o Bruno ganhou mesmo então… Mas não seria melhor esperar por uma confirmação mais, não sei, oficial?!

03h55 – “Rogério Alves, da lista de Godinho Lopes, venceu a eleição para a Mesa da Assembleia-Geral do Sporting”. Bem, a lista A afinal ganha alguma coisa, pelos vistos…

04h25 – “A demora dos resultados faz com que os sócios fiquem impacientes. Rebentam petardos no Hall Vip”. Tem lógica realmente, quando eu estou numa fila no cinema para comprar o bilhete e nunca mais chega a minha vez, geralmente também desato a lançar petardos.

04h48 – “Rogério Alves, da lista de Godinho Lopes, confirma que já deu os parabéns a Bruno de Carvalho”. Oh Rogério, muito amador, quase que pareces o Record e a SIC. Andamos a acreditar em fadas Rogério?

04h56 – “Após recontagem de votos pedida por Godinho Lopes, a Lista A surge como vencedora! Agora, é a vez de Bruno de Carvalho exigir uma nova recontagem dos votos”. O verbo da moda perto das 5 da manhã é “Recontar”.

05h55 – “Lino de Castro diz que não houve dificuldade em contar os votos. Explica ainda que a demora se deveu a questões inerentes ao processo e que Bruno de Carvalho nunca foi declarado vencedor”. De repente! Imensa surpresa! Porquê? Porque muitos sócios do Sporting desconheciam o facto de haver diferente peso de votos consoante o nº de anos de sócio. Os jovens votaram em Bruno “Kalashnikov” de Carvalho; os mais velhos foram no Velhinho Lopes. Porque, por volta das 04h30, Bruno de Carvalho tinha 600 votos de vantagem mas faltava a contabilização das urnas mais “valiosas” e porque não dizer “idosas” que, segundo Lino de Castro, foram deixadas para o fim para “criar mais emoção até ao fim”.

05h58 – “Lino de Castro revela que a Lista C (Bruno de Carvalho) venceu as eleições para a Mesa da Assembleia Geral e Eduardo Barroso foi eleito”. Caso para o Record e a comunicação social não darem mais palpites em 2011.

De destacar, também, os vários combates Ultimate Fighter ao longo da noite:
Combate nº1 – Polícia de Segurança Pública vs. Jornalistas;
Combate nº2 – Juventude Leonina vs. Polícia de Segurança Pública;
Combate nº3 – Adeptos do Sporting vs. Adeptos do Sporting;
Combate nº4 – Adeptos do Sporting vs. Godinho Lopes.

A esta hora ainda me mantinha acordado, mas por momentos pensei estar a assistir a um directo a partir da Líbia, mas não. O canal era o mesmo, e o conteúdo continuavam a ser as eleições. Destaco ainda o triste facto dos adeptos leoninos terem pedido a demissão de Godinho Lopes antes deste tomar posse algo que é, racional e institucionalmente, incorrecto.
Mas então qual o motivo de tanta quezília entre adeptos do próprio clube? Passo a explicar. Durante a campanha eleitoral, os vários candidatos e a própria comunicação social reduziram o seu léxico a duas únicas palavras no universo leonino: Continuidade e Mudança. E Rússia, já agora. A continuidade (os “maus”; Antigo Regime; PIDE) e a Mudança (trazida por todos menos por Godinho Lopes, e sobretudo por Bruno de Carvalho. Porquê? Por ser o mais novo).
Godinho Lopes foi associado à continuidade porquê? Porque manteve na sua lista Luís Nobre Guedes (do BES, que é tão “Nobre” de nome como o Nuno Gomes é “Gomes”) e porque, tal como Bettencourt, apresentava e apresenta cabelo muito branco.
À mudança, ou seja, a Bruno de Carvalho foi-se associando o fundo russo de 50 milhões de euros e “um grande programa eleitoral”, “o único projecto” composto por geniais “93 medidas para melhorar o Sporting do ponto de vista desportivo-financeiro”. Um programa que tem medidas como: “Tornar a equipa de futebol competitiva e ganhadora a nível nacional e internacional” ou “Reforçar a comunicação e mobilização de adeptos e sócios”. Interessante seria sim saber as medidas que Bruno de Carvalho iria usar para conseguir tais “medidas”. Depois, genericamente o programa tem muita “palha”, medidas repetidas (páginas 16 e 29) e contém inclusive erros, como dizer que o Porto conseguiu amealhar 132 milhões de euros directamente a partir da Champions League ganha em 2003/ 2004.
Qual o problema então? Simples. O problema é que as pessoas falam das coisas sem se informarem. Deixam-se persuadir pelo que ouvem na comunicação social, pelo que vai circulando na rua em vez de partirem elas próprias em busca da sua própria opinião, fundamentada em factos reais e observáveis e não no “diz que disse”.
Deixo uma palavra aos restantes candidatos: Dias Ferreira conseguiu hipotecar a sua credibilidade, e da sua lista graças ao pacote “19 + 1 crepe” anunciado por Paulo Futre em vésperas do dia de eleição. Surpreende-me até a percentagem de votos que alcançou. Bem sei que há muitos restaurantes e lojas chinesas em Portugal, mas serão eles todos sócios do Sporting? Sugiro ainda uma alteração nos estatutos do clube: “O Futre tem que fazer um comunicado por dia".
Pedro Baltazar, tinha até algumas ideias interessantes, viajou até Barcelona e Madrid para arranjar parcerias mas nunca conseguiu efectivar-se como candidato forte e credível. Penso até que o seu incentivo a aparecer na ribalta foi ter visto “O Discurso do Rei” e perceber que quem é gago também tem voz.
Mantendo a onda cinéfila, uma referência ao candidato Disney – Abrantes Mendes. Um homem sensato, que se assemelhou imenso ao grilo falante de Pinóquio, e que conseguiu arranjar um treinador com o nome dum dos sete anões – Dunga.
Foi, de facto, um acto eleitoral estranho. Reinou o rumor, a desinformação e a falta de respeito. A falta de amor ao clube e o excesso de amor ao clube viveram uma fronteira ténue. Verificou-se uma disparidade no nº de votantes contabilizados na madrugada de 26 para 27 de Março comparativamente com o nº de votantes anunciados posteriormente. Pessoalmente, reunindo todos os dados, não me parece ter havido “golpe eleitoral”. O que importa aos sportinguistas é unirem-se e ajudarem o presidente, eleito em democracia, a ajudar o Leão a levantar-se. MP

1 comentários:

  1. Excelente! Espero que comentários como este hajam infinitos (+ 1) e que continuem a satirizar tão bem este nosso país de gente que RI e de gente que é RIdícula.

    ResponderEliminar