24 de dezembro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 18

Pessoal, gozem o Natal da melhor maneira, mas conscientes de que se a quadra festiva é a 24 e 25 para as crianças, para qualquer viciado em futebol o Natal é o Boxing Day, o Natal é a 26 de Dezembro.
    O Sábado promete ser longo na Premier League, com um jogo às 12:45 (deslocação muito complicada do United ao terreno do Stoke), sete jogos às 15 horas (Liverpool-Leicester é o mais aguardado), um Newcastle-Everton às 17:30 e, por fim, a jornada será fechada com a visita do 2.º classificado Arsenal ao reduto do Southampton.
    Por muito que cada um de nós simpatize e torça historicamente por um grande inglês (Manchester United, Arsenal, Liverpool, etc.), nesta época de 2015/ 16 é impossível não torcer para que o sonho, o conto de fadas do Leicester City continue. Em 17 jornadas, a duas de completar uma volta, a equipa de Mahrez e Vardy tem 11 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota. É o melhor ataque da prova (37 golos, sendo que a dupla maravilha tem 28 desses 37), embora seja a 3.ª equipa com menor posse de bola da Premier (média de 43.6% por jogo), um dado que deveria começar a ser tido em consideração, porque os adversários do Leicester caem, jogo após jogo, no erro de se comportar tacticamente da forma como o Leicester quer. Precisamente por isto, o Liverpool-Leicester tem tudo para ser um jogo curioso - tanto a equipa de Klopp como a de Ranieri têm especial aptidão para render mais em contra-ataque, potenciando melhor as características dos jogadores quando é o adversário que tem a bola. Seja como for, e mesmo que o Leicester até perca estes dois últimos jogos (Liverpool e Manchester City), o que duvidamos que aconteça, caso os foxes consigam preservar Mahrez e Vardy em Janeiro, resistindo à cobiça dos tubarões, sendo que ocupando o Top-4 até pode acontecer o clube contratar um ou dois reforços, a equipa-sensação tem que ser considerada de vez um candidato ao título.
    Inicia-se nesta jornada 18 o período mais intenso da Premier League. As jornadas 18, 19 e 20 jogam-se a 26Dez, 28-29-30Dez e 2/3Jan, pelo que terão que estar preparados para que haja alguma gestão e jogadores do vosso Fantasy que, por isso mesmo, não pontuem tanto como esperado. A sobrecarga física pode inclusive originar uma ou outra lesão muscular.
    Antes de passarmos à análise da jornada que se aproxima, olhando para a anterior o destaque principal foi o suspeito do costume - Riyad Mahrez. O Leicester derrotou o Everton em Goodison Park, num 2-3 com dois golos do argelino. Embora os golos tenham sido de grande penalidade, o jogo voltou a ser tudo o que Mahrez fez dele. O lateral do Chelsea Ivanovic respondeu da melhor maneira à saída de Mourinho, Ighalo e Aké foram destaques na vitória por 3-0 do Watford sobre o Liverpool, Özil bisou nas assistências, Dele Alli continua em grande, numa jornada em que também Cameron Jerome, Okazaki e Kyle Walker contribuíram de forma decisiva para as vitórias das suas equipas.
    Em vésperas de Natal, caso o Manchester United não vença o Stoke, é bem possível que a direcção despeça van Gaal, contratando José Mourinho para comandar os destinos de Old Trafford. Embora a imagem do treinador português esteja desgastada, revelando-se defensivo e por vezes cobarde na abordagem ao jogo, para além de coleccionar atritos com tudo e todos, é certamente um sonho antigo de muitos adeptos dos red devils ver Mourinho no United. Sir Alex, pelo menos, ficaria contente. Resta perceber para onde vai Pep Guardiola em 2016/ 17 - seria a melhor opção possível para qualquer clube, mas a lógica coloca-o na rota do rival Manchester City.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 18.ª jornada, maior atenção a:

Kun Agüero - Manchester City - 13.1
    Embora não seja expectável que dure em campo até ao minuto 90, porque neste seu regresso de (mais uma) lesão, a condição de Agüero será gerida com cuidado, uma hora de jogo de Agüero contra o Sunderland no Etihad deve ser o suficiente para o avançado argentino deixar a sua marca na ficha de jogo.
    Kun, que nesta época já falhou 6 dos 17 jogos, durando os 90 minutos de jogo apenas em duas ocasiões, pode ser a diferença entre o City ser campeão ou não. O Arsenal está pronto para aguentar a guerra até ao fim, o Leicester tem a motivação em alta, e o United ganharia outro ímpeto com Mourinho a chegar ao clube. Já o City, mesmo tendo Bony, tem outra magia quando De Bruyne, Silva, Sterling e Yaya têm Agüero a liderar o ataque.
    Se por um lado recomendamos Agüero nesta jornada, fazemo-lo conscientes de que não fará sentido a sua contratação para muitos utilizadores. Porquê? Passamos a explicar. Se houvesse poucos avançados em forma, a tentação de apostar em Agüero seria muito maior, mas a verdade é que Vardy pontua sempre, Ighalo está incrível, Lukaku leva 7 jogos consecutivos a marcar e Kane, para quem tem Kane, tem um jogo à partida favorável ao receber o Norwich.
    Estejam atentos a Agüero, mas mais numa perspectiva de Watchlist, até porque neste período festivo é bem provável que haja pelo menos um jogo que Kun não comece a titular (que pode inclusive ser este, por ser teoricamente mais acessível, e dia 29 haver Leicester-Manchester City).
     

Dele Alli - Tottenham - 5.2
    O médio que Steven Gerrard diz ser melhor do que ele era com a mesma idade, tem encantado a Premier League. No começo de época, na nossa Antevisão da Premier, tínhamos referido no separador do Tottenham que tínhamos curiosidade de verificar que oportunidades seriam dadas ao miúdo Dele Alli. Passados alguns meses, Pochettino tem no seu camisola 20 um dos Jovens Jogadores desta edição, com um potencial incrível, e com grandes possibilidades de ser o benjamim da Inglaterra no Euro-2016.
    Contra o Norwich, equipa moralizada pela vitória surpreendente em Old Trafford, Kane e Eriksen são as escolhas mais tradicionais, e na retaguarda Alderweireld ou Lloris dão garantias, mas Alli - até pelo seu preço muito convidativo para ser o vosso 5.º médio - beneficia da maior marcação a Kane, orbitando em seu redor. Pode jogar a oito, mas é nas costas do avançado - tal como Barkley funciona com Lukaku - que Alli espelha todo o seu potencial. Tem 2 golos e uma assistência nos últimos três jogos, veremos se esses números aumentam.


Aaron Ramsey - Arsenal - 8.1
    Enquanto o rumor de que Mesut Özil não jogaria qualquer jogo durante o período festivo não tem desenvolvimentos, o alemão (15 assistências, a cinco de igualar o recorde da Premier League, do igualmente gunner Thierry Henry) continua a ser a melhor opção do plantel do Arsenal, até por estar entre o pódio de melhores jogadores desta Premier 2015/ 16 até ao momento.
    O Southampton (4 derrotas e 1 empate nos últimos cinco jogos) está combalido, contrariamente ao Arsenal que, ao vencer o City, cavou uma distância de 4 pontos para o 3.º classificado, distando apenas dois do líder. O enquadramento não poderia ser melhor porque os dois melhores jogos da jornada (Southampton-Arsenal e Liverpool-Leicester) têm envolvidos os dois primeiros classificados. Posto isto, e caso se queiram antecipar à concorrência, Aaron Ramsey pode ser uma excelente opção para esta ronda. Não só pela sua propensão para aparecer em zonas de finalização, combinando com Özil, Walcott e Giroud, mas porque o calendário do Arsenal (nas jornadas 19 e 20 os gunners jogam em casa com Bournemouth e Newcastle) levará muita gente a colocar um 2.º médio do Arsenal, ou pelo menos um defesa, partindo do pressuposto que muitos plantéis já têm Özil (cuja utilização nesses dois jogos caseiros, tememos que possa estar em causa). Assim, e desde que não se lesione nos próximos jogos - o que é sempre um risco com qualquer jogador do Arsenal - Ramsey deve dar dividendos.


Adam Smith - Bournemouth - 4.0
    Esta Premier League tem sido marcada, positivamente, por três equipas. O líder Leicester para o qual as palavras são sempre poucas, um Watford de Quique Flores que tem juntado ao ataque que já se sabia ser temível uma defesa sólida e uma maturidade/ competitividade assinalável e, finalmente, o Bournemouth. Os cherries têm sido a equipa mais prejudicada da Premier League - tanto em termos de arbitragem, como em termos de lesões por terem um plantel curto - mas, ainda assim, ocupam actualmente um digno 14.º lugar. O calendário neste período festivo é terrível para a equipa de Eddie Howe, mas este jogo com o Crystal Palace será encarado como mais uma batalha na luta pela manutenção.
    O lateral-direito Adam Smith tem sido um dos jogadores que mais se tem destacado nas últimas jornadas. Não o colocamos por achar que será garantia de clean sheets, mas pelos 2 golos que marcou recentemente. A passagem do capitão Simon Francis para o centro da defesa potenciou a afirmação definitiva de Smith - uma locomotiva que percorre o corredor direito, qual Seamus Coleman nos melhores dias. Avaliado em 4.0, pode ser uma boa solução para aliviarem o vosso orçamento, podendo compensar em termos pontuais pela forma como se envolve no ataque.


Oscar - Chelsea - 8.2
    Por mais culpa que José Mourinho tivesse na quebra de harmonia dentro do Chelsea, o que se viu no Chelsea-Sunderland foi a falta de profissionalismo dos jogadores dos blues. Os campeões em título não deixaram de saber jogar, apenas não quiseram jogar por Mourinho.
    Numa época em que Willian tem sido a figura mais constante, a chegada de Hiddink, até por Hazard estar condicionado, deve ser refrescante para Oscar e Pedro Rodríguez.
    O brasileiro marcou de grande penalidade contra o Sunderland, mas esteve em grande no último terço do campo. Contra o Watford, se o Chelsea segurar Ighalo e Deeney, o talento e a criatividade de Oscar poderão fazer o jogo pender para o lado da equipa da casa.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Para quem o Jack Butland (5.0) ou David De Gea (5.7) é compreensível que os coloquem nesta jornada. As suas equipas enfrentam-se mas ambas têm estado melhor no plano defensivo do que no ataque. Caso alguém tenha os dois, faz sentido optar por Butland.
    No conjunto dos restantes jogos, Hugo Lloris (5.1) parece-nos a opção mais segura de todas, embora o polaco Lukasz Fabianski (4.8) defronte um WBA desfalcado. Guarda-redes em boa forma como Cech, Gomes ou Hennessey têm jogos difíceis, Courtois defronta o Watford, e não dá para confiar neste City, embora Hart saia claramente valorizado pelo regresso do "patrão" Kompany.

- Defesas: Primeiro, Toby Alderweireld (5.9). Porque é o defesa com mais pontos e o Tottenham joga em casa. Depois, e tendo já mencionado o underdog Adam Smith, parece-nos que faz sentido olhar para Aaron Cresswell (5.5). O lateral-esquerdo do West Ham segue numa sequência de três clean sheets consecutivas, três resultados de 0-0 de uma equipa que tem vivido ponto a ponto enquanto não volta a contar com o talismã Payet. Por fim, e para além de defesas como Scott Dann, Zouma e Smalling que têm adversários matreiros, juntamos à lista os nomes dos capitães Vincent Kompany (6.2) e Ashley Williams (4.8).

- Médios: Falámos de Alli, falámos de Oscar, falámos de Ramsey, mas acima de qualquer outro jogador está, claro, Riyad Mahrez (7.1). O Liverpool, sem Skrtel na defesa, enfrenta a difícil missão de parar o Melhor Jogador desta Premier League 15/ 16 - 13 golos, 7 assistências, nove jornadas com 10 ou mais pontos, e nos últimos três jogos fez 21-13-15.
    Depois, Mesut Özil procura continuar a oferecer golos a torto e a direito, André Ayew tem frente ao WBA uma boa oportunidade para voltar aos golos, Philippe Coutinho será fundamental para que o Liverpool apresente argumentos, sem Skrtel e Milner em campo, e tanto Willian (7.0) como Christian Eriksen (8.5) são criadores natos de oportunidades, podendo ter um livre directo mesmo ao seu jeito a qualquer momento. A arrogância de Arnautovic pode magoar o United, Ritchie é a opção mais sensata num Bournemouth que tem Stanislas e King em dúvida, Mané tentará mostrar o porquê de ser jogador de jogos grandes e no Manchester City quem atravessa um bom momento é Yaya Touré (8.5) (que golo ao Arsenal!), mas confiamos em David Silva e Kevin De Bruyne (10.8).

- Avançados: Romelu Lukaku (9.3) tem diante do Newcastle a oportunidade de chegar ao oitavo jogo consecutivo a marcar, e Harry Kane (9.7) é o principal candidato a marcar golos no Tottenham-Norwich. Ighalo, Vardy, Giroud, Martial e até Benteke poderão fazer o gosto ao pé.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Fabianski; Alderweireld, Kompany, Cresswell; Oscar, Alli, De Bruyne, Mahrez; Lukaku, Kane, Agüero

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Stoke v Manchester United - Jack Butland; Marko Arnautovic
Aston Villa v West Ham - Aaron Cresswell; Jordan Veretout
Bournemouth v Crystal Palace - Matt Ritchie; Adam Smith
Chelsea v Watford - Odion Ighalo; Oscar
Liverpool v Leicester City - Riyad Mahrez; Christian Benteke
Manchester City v Sunderland - Kevin De Bruyne; Kun Agüero
Tottenham v Norwich - Harry Kane; Dele Alli
Swansea v West Brom - André Ayew; Ashley Williams
Newcastle v Everton - Romelu Lukaku; Ross Barkley
Southampton v Arsenal - Mesut Özil; Aaron Ramsey

0 comentários:

Enviar um comentário