17 de dezembro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 17

Reza a lenda que no passado fim-de-semana, a Premier League se transformou na Liga Portuguesa, e a Liga Portuguesa na Premier League. Não acreditam? Na jornada 16 da BPL cinco equipas ficaram em branco e 8 equipas não conseguiram fazer mais do que 1 golo. Coisa pouca para os parâmetros da liga mais competitiva do planeta. A vitória do Bournemouth diante do Manchester United não foi propriamente uma surpresa, pelo que só houve um verdadeiro choque - a vitória do Newcastle em White Hart Lane, sendo que o Tottenham não perdia desde a jornada inaugural. A matreirice do WBA em Anfield, e a continuação do conto de fadas do Leicester City foram pontos de interesse, numa jornada fraca em termos de espectáculo. Por oposição, a Liga Portuguesa teve, na 13.ª jornada, 40 (!) golos, distribuídos pelos nove jogos (dezoito equipas). Para terem uma noção, no mesmo fim-de-semana marcaram-se 22 golos na Premier League. Os deuses devem estar loucos...
    Chegando à jornada 17, há muitos jogos que suscitam interesse. Como tem sido apanágio, e continuará a ser durante as próximas semanas, qualquer jogo do Leicester merece atenção. Uma equipa apaixonante, electrizante, comprometida com a ideia de jogo e consciente dos seus pontos fortes e fracos, na qual tem brilhado com mais força a magia de Mahrez, a veia goleadora de Vardy e o pulmão de Kanté. Nesta jornada as raposas deslocam-se a Goodison Park, para defrontar um Everton - que tem Lukaku num momento de forma incrível - muito forte em casa. O Southampton-Tottenham, o Stoke-Crystal Palace e o próprio WBA-Bournemouth são jogos que prometem ser bastante aguerridos, e o Liverpool vai ter vida difícil no terreno do Watford. Ainda assim, o jogo grande acontece na segunda-feira, às 20h, com o Arsenal a receber o Manchester City. Um jogo de candidatos ao título, que talvez conte com Agüero, e no qual o Arsenal quererá repetir a fórmula que o levou a derrotar Bayern e Manchester United esta época. Os gunners vão precisar de uma grande exibição do colectivo, de uma defesa afinada, de Giroud e Ramsey a ajudarem Özil (certamente muito "acompanhado" por Fernandinho) e de um outsider (Campbell, Walcott ou Chamberlain) a dizer presente. Do outro lado, as hipóteses aumentam se Agüero jogar - e se estiver de facto em condições - mas quem tem Silva, De Bruyne, Sterling e Yaya Touré pode ganhar em qualquer campo. Tivesse o City um melhor treinador do que Pellegrini..
    Por fim, a análise pontual da jornada passada. Riyad Mahrez e Jordan Henderson foram quem mais pontuou (13 pts), Nyom fez 12, Butland (já faltavam palavras), Ramsey, Cabaye e Mitrovic totalizaram todos 11. Destaque para o contributo fundamental de Mitrovic nos poucos minutos que teve em campo, virando o jogo, para a regularidade de Ramsey nos últimos jogos (uma boa contratação na jornada 19) e, claro, para Lukaku que marcou pelo 6.º jogo consecutivo.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 17.ª jornada, maior atenção a:

Romelu Lukaku - Everton - 9.2
    Neste momento não há capitão mais seguro do que o belga Romelu Lukaku. Desde que se iniciou a sequência de jogos favorável do Everton, Lukaku leva 14-8-12-6-8-9, marcando nesses seis jogos, e tendo cinco dessas vezes Bónus (quatro vezes 2, e apenas uma vez Bónus 3, na última jornada).
    O Everton não tem aproveitado como se previa para subir na tabela, e vem de três empates consecutivos, nos quais podia pelo menos ter conquistado 7 pontos e não somente 3.
    Assim, este Sábado veremos o 1.º classificado (Leicester City) a visitar o 10.º, num jogo absolutamente imprevisível e no qual não faltará motivação para ambos os lados. Do lado dos toffees já se sabe que Lukaku, Barkley e Deulofeu são os suspeitos do costume, sendo que a profundidade dos laterais (Coleman e agora também Baines) poderá ser determinante no desenrolar do jogo. Não podem perder o Everton-Leicester, porque Lukaku não pára de marcar, porque o Leicester marcou em todos os jogos da Premier League, porque Mahrez anda endiabrado (especialmente nos jogos fora). Enfim, as expectativas estão altas e se Lukaku não marcar 1 será uma surpresa.
     

Georginio Wijnaldum - Newcastle - 7.0
    Só na Premier League é que uma equipa como o Newcastle, a realizar um campeonato medíocre, de repente consegue ter força anímica para vencer Liverpool e Tottenham (as duas equipas mais intensas em termos de pressão e capacidade de sprintar na reacção à perda da bola) consecutivamente.
    Os magpies atravessam um bom momento, têm vários jogadores (Mitrovic, Papiss Cissé, Siem de Jong, Thauvin) com muito mais para dar, mas tendo 4 jogos em casa nos próximos seis os 16 pontos actuais podem-se tornar algo mais. É certo que só nesta jornada contra o lanterna vermelha Aston Villa é que o Newcastle parte como favorito, mas para permanecer na Premier League, o Newcastle terá que fazer de St. James Park um inferno. Se há jogador que parece capaz de carregar este Newcastle, esse jogador é o camisola 5 Georginio Wijnaldum. O holandês é o 4.º médio com mais pontos no Fantasy (86), um valor exagerado que não traduz a época de Wijnaldum. O seu póker na jornada 9 que lhe deu 25pts, teve um peso brutal considerando que contabiliza actualmente 7 golos e 3 assistências.
    Os grandes jogos de Wijnaldum, descaído para o flanco esquerdo mas a aparecer frequentemente em zonas de finalização, foram todos em casa. Este poderá ser mais um.   


Ryan Shawcross - Stoke City - 4.8
    Está à vista de todos que o Stoke é quem melhor defende neste momento na Premier League. Nos últimos nove jogos, 7 clean sheets! A defesa de betão tem tido um contributo fundamental do guardião Jack Butland (GR nº 1 em pontos, nº1 em Bónus e nº2 em Defesas) mas não se pode ignorar o "factor Shawcross".
    O central inglês regressou de lesão na jornada 11 e o Stoke respirou fundo com o regresso do capitão e patrão da defesa. O melhor indicador da importância de Shawcross é o facto de, até agora, o Stoke ainda não ter sofrido um único golo com ele em campo. Entre as jornadas 11 e 16, houve 5 clean sheets, e na derrota em casa do Sunderland (0-2) os golos só entraram na baliza de Butland depois da expulsão de Shawcross.
    É inegável a qualidade de Shawcross, um central da velha tradição britânica como ainda há John Terry e Ashley Williams na Premier League, e o facto de custar apenas 4.8 torna-o uma opção incrível. É pena apenas o calendário não ser muito favorável, mas mantenham-se atentos ao rendimento de Shawcross porque embora Smalling, Cahill, Jagielka e Stones sejam os favoritos para integrar os 23 de Hodgson no próximo Verão, se o capitão do Stoke continuar assim terá que ser tido em consideração.


Anthony Martial - Manchester United - 7.7
    Ok, é verdade que o Manchester United joga muito pouco futebol neste momento. Os red devils ocupam o 4.º lugar, mas depois de muitos milhões gastos continuam a anos-luz de ter uma equipa capaz de fazer boa figura na Europa, e mostrar bom futebol em Inglaterra.
    Para o mau momento (dois empates e uma derrota nos últimos três jogos internos, juntando a isso a "despromoção" para a Liga Europa) têm contribuído várias lesões, mas também o "complicómetro" que van Gaal tem mantido sempre ligado desde que está em Old Trafford. A incapacidade de aproveitar o melhor de Depay - como já desperdiçara antes o génio de Di María - é apenas um exemplo entre vários do mau trabalho do holandês. Esta jornada há United-Norwich, um jogo no qual os diabos devem voltar a contar com Smalling e Rooney. O muitas-vezes-intransponível De Gea, Juan Mata (8.6), que costuma marcar ao Norwich, e Martial serão peças-chave no jogo. O jovem francês baixou com a equipa, depois de um início indescritível, mas tem nesta jornada uma boa oportunidade para ser decisivo a desequilibrar e finalizar. Nota: tanto melhor será o United quanto mais tempo se apresentar com Depay na esquerda e Martial a ser o avançado centro.


Riyad Mahrez - Leicester City - 6.9
    Neste último espaço podíamos referir um underdog como James McClean, mas é difícil não deixar umas palavras sobre o Melhor Jogador da Premier League no conjunto das 16 jornadas disputadas, Riyad Mahrez. Ter 132 pts em dezasseis jogos representa que, caso mantivesse a média (8,25 por jogo), o argelino chegaria ao fim da época com 313 pontos. Números à Suárez, portanto.
    Por cada duas jornadas, numa delas Mahrez faz 10 ou mais pontos. Continuando a olhar para números, nas últimas seis jornadas, em 4 delas teve Bónus 3; e tem sido particularmente genial quando o Leicester joga fora. A sequência Everton-Liverpool-Manchester City não é ideal mas Mahrez deixou excelentes indicadores contra o Chelsea.
    É impossível não ter Mahrez, e esperemos que o Leicester consiga mantê-lo até final da época. Se há clubes que não precisam de ser vendedores são os ingleses, mas o assédio em Janeiro ao camisola 26 do Leicester promete ser grande.  



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Mesmo tendo o Crystal Palace pela frente, Jack Butland (5.0) e o Stoke continuam a ser uma boa aposta em termos defensivos. Ainda assim, a melhor opção da jornada é David De Gea (5.7), caso Smalling seja dado como apto. Há diversos jogos que se prevêem bastante disputados, por isso Rob Elliot (4.0) fecha o pódio dos GR a considerar.

- Defesas: Na defesa, já vincámos a nossa fé em Shawcross, mas acrescentamos ainda o francês Kurt Zouma (5.4), porventura um erro de cálculo num Chelsea-Sunderland que até parece um jogo de luta pela manutenção nesta altura, e o holandês Daryl Janmaat (4.9), que tem boas hipóteses de somar uma clean sheet, juntando a isso o facto de se aventurar com frequência ao longo do corredor direito do Newcastle.
    Smalling (caso esteja de volta) e Ashley Williams (4.8) são também opções sólidas, numa jornada menos fiável para boas defesas como as do Arsenal e Tottenham.

- Médios: Wijnaldum e Mahrez mereceram a nossa atenção nos 5 jogadores introdutórios, mas esta jornada é um mar de oportunidades e incógnitas. No Chelsea-Sunderland, mantemo-nos crentes em Eden Hazard (10.9), desde que ponha para trás a lesão que o retirou de campo frente ao Leicester; Barkley e Deulofeu procurarão aparecer em grande, e Sadio Mané (7.9) é um risco valente - o senegalês tem desiludido nos últimos tempos, mas costuma agigantar-se nos jogos grandes, tendo agora pela frente Tottenham e Arsenal, ambos a visitar o Southampton, num curto espaço de tempo. André Ayew (7.1) é a esperança de um Swansea que tem estado muito fraco, e no WBA-Bournemouth há James McClean (4.7), mas o Bournemouth vai dar muito trabalho com o seu futebol fresco e fluido, potenciado por Ritchie, Stanislas e King na frente.
    E sim, há um Arsenal-City, pelo que o carteiro Özil, Ramsey e o tridente de luxo do Manchester City terão todos uma boa noite para brilhar.

- Avançados: Embora Lukaku esteja acima de todos os outros actualmente, e Vardy continue a merecer ser aposta, há outros avançados a ter em conta. Não dizemos Diego Costa porque enquanto em relação a um bom rendimento de Hazard ou principalmente Willian haja indicadores nesse sentido, em relação ao ex-Atlético Madrid não há. Harry Kane (9.8) tem um grande desafio depois de três jornadas em branco, Ighalo e Deeney têm motivação-extra ao receber o Liverpool, não vale a pena arriscar em Agüero sem podermos confiar na sua condição física, e no Newcastle, Steve McClaren enfrentará a dúvida: colocar Papiss, lançar Aleksandar Mitrovic (6.2) premiando-o ou fazê-los coexistir?


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): De Gea; Shawcross, Zouma, Janmaat; Willian, Mata, Mahrez, Wijnaldum, Özil; Lukaku, Ighalo

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Chelsea v Sunderland - Willian; Kurt Zouma
Everton v Leicester - Romelu Lukaku; Gerard Deulofeu
Manchester United v Norwich - Juan Mata; Memphis Depay
Southampton v Tottenham - Harry Kane; Sadio Mané
Stoke v Crystal Palace - Jack Butland; Ryan Shawcross
West Brom v Bournemouth - Matt Ritchie; James McClean
Newcastle v Aston Villa - Georginio Wijnaldum; Daryl Janmaat
Watford v Liverpool - Odion Ighalo; Adam Lallana
Swansea v West Ham - André Ayew; Mauro Zárate
Arsenal v Manchester City - Mesut Özil; Aaron Ramsey

0 comentários:

Enviar um comentário