29 de dezembro de 2015

100 Jogadores que podem marcar 2016 (1-50)


Há 2 dias divulgámos com a ajuda do bruxo Alexandrino 50 jogadores que poderão ter alto impacto no planeta Futebol no ano que se aproxima. Um impacto que se poderá dever à performance, ao facto de serem potenciais alvos de transferência, em Janeiro ou no Verão, ao facto de serem promessas à beira de dar os primeiros passos, ou jogadores que terão um ano de afirmação.

A ordem nem é o mais importante, o que interessa é que todos eles estejam cá por um motivo. Assim, este é o nosso Top-50 para 2016.

1. MSN - Lionel Messi, Luis Suárez, Neymar (Barcelona) - O primeiro lugar para o trio mais arrasador da actualidade. O tridente fantástico do Barcelona quer renovar títulos, conquistando a La Liga e a Champions. Depois, é cada um por si na tentativa de tirar a Copa América ao Chile.

2. Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - Como não mencionar Cristiano Ronaldo quando tudo parece alinhar-se para abandonar Madrid no Verão!? Irá o capitão português para Inglaterra, ou privilegiará um mais provável e seguro ingresso no PSG? A decisão de Ronaldo influenciará todo o defeso - o Real cairá na tendência de comprar nova superstar, e é questionável a compatibilidade/ gestão de egos de Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic (termina contrato em Junho, podendo aventurar-se em Inglaterra ou na Alemanha).

3. Robert Lewandowski (Bayern Munique) - Saindo Ronaldo de Madrid, quem melhor que um jogador como o polaco (ou Agüero, ou Pogba, ou dois destes três) para ser o novo galáctico de Florentino? Antes disso há muitos golos para marcar, e uma Polónia para carregar às costas.

4. Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund) - Com 18 golos em 17 jogos na Bundesliga, o batman Aubameyang não ficará em Dortmund muito tempo. O pacto com o amigo Reus pode fazê-los abandonar o clube no Verão mas, sendo o Borussia um clube único, a lógica não escreve as páginas que o coração pode escrever. Auba, Reus e o arménio Mkhitaryan não parecem ter armas para ombrear com o Bayern, mas estão a recolocar o clube na rota da Champions. De saídas trata-se depois.

5. Thomas Müller (Bayern Munique) - Falamos de Müller não tanto pelo clube, no qual é regularmente incrível, mas sim pela Mannschaft. É especialista em Mundiais, mas no Europeu terá que ser forçosamente um dos principais favoritos para a Bota de Ouro.

6. Douglas Costa (Bayern Munique) - Continuando como está, começará a ser frequentemente considerado um dos 10/ 15 melhores do mundo. Na Champions, é um dos ases de uma equipa que divide favoritismo com o campeão em título Barcelona. No Verão, caberá a Dunga conciliar Neymar e Douglas Costa no mesmo onze.

7. Paul Pogba (Juventus) - O Euro-2016 é o palco perfeito para Pogba, potenciando uma das maiores transferências no próximo Verão. Foi Golden Boy em 2013, foi o Melhor Jogador Jovem no Mundial 2014. Próximo passo? Tem a palavra o francês. 

8. Ángel Di María (PSG) - Para o bem do futebol, Di María abandonou Manchester e van Gaal, e reencontrou-se em Paris. O argentino pode ditar diferenças no trajecto europeu do PSG, e será ouro sobre azul para Messi poder contar na Copa América, desta vez, com um Di María motivado e vindo de uma grande época.

9. Riyad Mahrez (Leicester City) - O MVP da Premier League em 2015/ 16. Tendo 24 anos, os gigantes ingleses darão mais por ele do que por Vardy. O raciocínio é o mesmo que em relação a Vardy (22): conseguirá o Leicester segurá-lo? Seguirá Mahrez neste nível assombroso, quer no King Power Stadium quer num estádio vizinho?

10. Antoine Griezmann (Atlético Madrid) - Quer haja Benzema quer não, o irrequieto Griezmann é um dos potenciais destaques do Euro. Dadas as suas movimentações, e o menor medo dos adversários em relação a ele, pode atingir números inesperados. E, tal como Pogba, pode potenciar loucuras.

11. Kevin De Bruyne (Manchester City) - O craque do Manchester City, um dos 5 melhores do mundo no ano civil de 2015, teria que ser destaque na Premier, juntamente com Agüero e Silva, caso o City conquiste o campeonato. Mas temos curiosidade para o que vem depois: o seu rendimento no Euro-2016 e, principalmente, o começo de 2016/ 17, porque se Guardiola for o novo treinador dos citizens, já ninguém pára De Bruyne.

12. Alex Teixeira (Shakhtar Donetsk) - Willian e Douglas Costa foram casos recentes de jogadores que, depois de Donetsk, compensaram cada euro gasto. Alex Teixeira é o próximo.

13. Mesut Özil (Arsenal) - Que sensação é ver o mago Özil a espalhar magia numa série interminável de jogos. A probabilidade de ultrapassar o recorde de assistências de Thierry Henry na Premier League é altíssima; e deve chegar a França com a confiança em alta e bastantes expectativas sobre ele.

14. Nolito (Celta Vigo) - Desperdiçado na Luz, o extremo-esquerdo do Celta já não estará em Vigo no final de Janeiro. Dar-se-á o mais-que-provável regresso ao Barça? Ou iremos ter alguma surpresa (o Arsenal está, alegadamente, interessado)?

15. Renato Sanches (Benfica) - Com 18 anos o miúdo-maravilha da Musgueira já é o motor de jogo do Benfica. Poço de força e garra, fonte de energia e aceleração. Certamente daria gosto ao Monstro Sagrado Mário Coluna vê-lo jogar. Os benfiquistas rezarão para que fique muito tempo, e faz sentido perguntar: conseguirá Fernando Santos ignorar o motor do Benfica, cuja tendência será evoluir nos próximos meses? 

16. Gonzalo Higuaín (Nápoles) - Pipita Higuaín caminha isolado para se sagrar Melhor Marcador da Serie A, e tem sido o jogador mais valioso da liga italiana. A luta pelo título parece ser a cinco, e poderá ser o argentino a fazer a diferença.

17. Dele Alli (Tottenham) - Aquele que Steven Gerrard diz ser um médio melhor do que ele era com a mesma idade poderá ser, para nós, um dos jogadores que mais crescerá no novo ano.

18. John Stones (Everton) - No Verão os grandes ingleses estavam loucos com ele. Entretanto, Stones tem estado impressionante, dando razão a quem estava disposto a perder a cabeça por ele (por números, ainda assim, exagerados). Deve ser um dos 4 centrais ingleses no Euro, e não deve continuar no Everton em 2016/ 17.

19. Rúben Neves (Porto) - Lopetegui já cometeu muitos erros no Dragão. Mas a aposta em Rúben Neves e a coragem de lhe entregar a braçadeira de capitão em vários momentos certamente não estão em causa. O médio do Porto pode ser o benjamim (e Renato Sanches?) dos 23 portugueses à conquista de França, e o Porto acabará por a médio-prazo realizar um super-encaixe com ele. 

20. Anthony Martial (Manchester United) - Em 2015 tornou-se o teenager mais caro da História do Futebol. No novo ano, e considerando a apetência de Martial para aparecer nos grandes momentos e atrair para si as atenções nos palcos decisivos, pode muito bem ser o 12.º jogador da França no europeu caseiro. Aquele que entra, e decide. É bom ver nele um bocadinho de Henry.

21. Sebastian Giovinco (Toronto) - Acima de qualquer outro jogador no momento na MLS, Giovinco (28 anos) pode ainda fazer um último contrato com um grande europeu.

22. Jamie Vardy (Leicester City) - Que destino para o recordista de jogos consecutivos a marcar na História da Premier League? O electrizante avançado inglês, à beira de completar 29 anos, pode transferir-se para um grande inglês, ou ficar até final da época e tentar completar um grande conto de fadas.

23. Gareth Bale (Real Madrid) - Imaginando que CR7 abandona Madrid, tornar-se-á Bale o rosto mediático dos merengues? Independentemente disso, a grande questão de 2016 é ver como Gareth Bale consegue carregar o seu País de Gales na fase de grupos.

24. Philippe Coutinho (Liverpool) - Quanto maior for o tempo a trabalhar com Klopp, mais encantado será o futebol do criativo dos reds. No Verão, pode ser uma das figuras do Brasil.

25. Paulo Dybala (Juventus) - O péssimo arranque da Juventus na Serie A coincidiu com o período de adaptação do craque argentino. Rapidamente assumiu as despesas do ataque da Juve e, sendo já decisivo na manobra ofensiva, poderá merecer o voto de confiança e um bilhete para a Copa América. O problema é "apenas" a (muita) concorrência.

26. Blaise Matuidi (PSG) - Se há coisa que o Euro-2016 poderá fazer, é levar o mundo a render-se perante Matuidi. Especialmente num cenário em que Benzema não faça parte das escolhas, vários jogadores terão que sair da sombra. Matuidi será um deles.

27. Gerson (Fluminense) - A transferência para o Barcelona ficou em águas de bacalhau no Verão passado. Se os blaugrana não avançarem, alguém o fará. O Flu fica a perder, mas a Europa merece contar com o fantasista Gerson.

28. Romelu Lukaku (Everton) - É um dos candidatos a Melhor Marcador da Premier League. E com Origi e Benteke muito longe da melhor forma parece garantido que será ele o avançado da Bélgica, selecção para a qual as expectativas são altas.

29. Isco (Real Madrid) - Em Itália e Inglaterra há quem queira um jogador que poderia ser a figura de muitas equipas, mas que acaba muitas vezes relegado para o banco em Madrid. 

30. Jérôme Boateng (Bayern Munique) - De central errático e pouco confiante a um dos melhores do mundo na sua posição actualmente. O novo ano deve ficar marcado pela afirmação da sua qualidade, tanto pelo clube como pela selecção.

31. Bernardo Silva (Mónaco) - Acreditamos que este ano signifique o salto do Mónaco para um clube de nomeada. Apostamos nele para ser uma das figuras da campanha de Portugal no Euro-2016, garantindo aí a sua transferência. Não dêem a camisola 10 ao Danny, dêem-lhe a ele.

32. Nico Gaitán (Benfica) - A continuidade daquele que tem sido o Melhor Jogador da Liga NOS 15/ 16 até à data é fulcral para as ambições internas e europeias do Benfica. Quando o mercado de Janeiro fechar, os adeptos poderão dormir novamente sossegados e parece-nos ser ele o principal candidato a MVP do nosso campeonato.

33. Lorenzo Insigne (Nápoles) - O magnífico campeonato do Nápoles deve-se ao trabalho de Sarri, aos golos de Higuaín mas também ao génio de Insigne. Leva 7 golos e 5 assistências e parece ter acordado de vez para a alta competição. É para continuar.

34. André Carrillo (Sporting) - Vem aí a decisão do peruano. Para onde vai la culebra?

35. Julian Weigl (Borussia Dortmund) - Um dos jogadores da era Tuchel engana pela maturidade. Tem 20 anos, mas parece ter 28.

36. Sergi Roberto (Barcelona) - Um dos most improved players de 2015 promete continuar a provar que afinal é mesmo jogador à Barça. Conquistou o seu espaço, e não o vai perder.

37. David De Gea (Manchester United) - O ano de De Gea reduz-se a duas dúvidas. Primeiro, quer seja van Gaal quer seja um novo técnico (Mourinho?) o United não quererá perdê-lo, ignorando a troca De Gea-Navas que esteve em vias de acontecer. De qualquer forma, resta ainda saber se em França é ele o escolhido de Del Bosque, ou se Casillas continua de pedra e cal.

38. Héctor Bellerín (Arsenal) - Não parece, por jogar já num nível altíssimo, mas tem apenas 20 anos. Parece-nos que já se justifica uma ida à Selecção espanhola.

39. Ross Barkley (Everton) - O potente médio ofensivo dos toffees segue embalado para a melhor época da carreira, e procurará coroá-la com um lugar no 11 inglês.

40. Kingsley Coman (Bayern Munique) - Nem a saída de Guardiola deve estancar a evolução galopante do prodígio francês. O rapaz que aos 19 anos já jogou no PSG, Juventus e Bayern prosseguirá a seu crescimento na Baviera, e pode ser o 23.º jogador de Deschamps.

41. N'Golo Kanté (Leicester City) - Mahrez e Vardy ficam com os louros, merecidos, da boa campanha do Leicester; mas o silencioso e omnipresente Kanté é peça-chave. Vê-se nele Makelele, vê-se nele Matuidi. Vê-se nele um pequeno grande jogador que o mundo irá progressivamente respeitar e admirar mais com o passar dos meses.

42. Marcos Alonso (Fiorentina) - Um dos obreiros do excelente campeonato da Fiorentina de Paulo Sousa, termina contrato em Junho. Fica em Florença ou motiva uma guerra ao longo de toda a Europa por si?

43. Birkir Bjarnason (Basel) - Numa Islândia - adversária de Portugal no Grupo F - homogénea e que sabe o sentido da palavra "equipa", Bjarnason é um dos nomes a ter em conta. Não é espampanante, mas enche o campo. Jogo após jogo. 

44. Chris Smalling (Manchester United) - Há poucos anos era um patinho feio que não dava garantias. Mantendo-se como tem estado, no final desta época será considerado um dos melhores centrais em Inglaterra, e titular indiscutível do esquema de Roy Hodgson.

45. Marko Grujic (Estrela Vermelha) - Aparentemente em vias de reforçar o Liverpool de Klopp, Grujic encaixaria que nem uma luva no clube de Anfield e nas ideias do técnico alemão. Oxalá a transferência se concretize.

46. Serge Aurier (PSG) - O passeio do PSG na Ligue 1 tem Ibrahimovic, Di María e Cavani como personagens principais. No entanto, a segunda metade da época ajudou Aurier a cimentar a sua importância na equipa, e por certo continuará a remar nesse sentido.

47. Andrija Zivkovic (Partizan) - Parece difícil, mas não impossível, a chegada a Portugal de um dos Sub-20 mais fascinantes da actualidade. É garantido que não fica muito mais tempo em Belgrado. 

48. Nemanja Gudelj (Ajax) - Os últimos tempos têm colocado nas bocas do mundo os holandeses Bazoer ou Riedewald, mas o histórico de Amesterdão tem tido, nesta Eredivisie, no sérvio Gudelj uma das suas figuras. Corresponde ao potencial de quem já o acompanhava no AZ.

49. Emanuel Mammana (River Plate) - Qualquer um dos 3 grandes portugueses ganhava em adquirir Mammana para o centro da sua defesa. É apanhá-lo antes do preço disparar.

50. Jonas Hector (Köln) - Caso Löw jogue com um lateral-esquerdo puro e não com um central adaptado, Hector é forte candidato a ser titular no Euro-2016 numa das duas selecções favoritas à conquista do torneio.

0 comentários:

Enviar um comentário