27 de dezembro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 19

Apenas 48 horas depois do Boxing Day, mais futebol em Inglaterra. A última jornada da primeira volta da Premier League divide-se entre os dias 28, 29 e 30.
    Muita atenção a alguns pontos desta Jornada 19. Com tantos jogos em tão poucos dias, é provável que haja rotação em várias equipas, surpresas que não estamos à espera. Por isso mesmo, é uma jornada em que não se aconselha a utilização do Bench Boost - uma vez que se poderia revelar um desperdício -, embora seja importante terem o 1.º suplente ou mesmo dois jogadores do banco com perspectivas de pontos, porque pode dar-se o caso de entrarem.
    O Manchester City, por exemplo, geriu Agüero na jornada anterior. Uma opção que tramou alguns utilizares, embora inteligente na medida em que o Sunderland era um adversário acessível, guardando assim Kun para o embate com o Leicester. Ignorando a sobrecarga física e algumas lesões musculares que impeçam um ou outro jogador, a única equipa que à priori parece capaz de gerir é o Arsenal. Os gunners recebem o Bournemouth e têm plantel para proporcionar uma ou duas alterações no onze - depois de muitas trocas e lesões, o 11 que o Arsenal apresentou em casa do Southampton foi o mesmo pelo 4.º jogo consecutivo. No entanto, a derrota por 4-0 na última jornada retirou qualquer margem ao Arsenal, que quererá dar uma boa resposta. Özil, que poderia estar em vias de ser poupado, talvez já não o seja.
    Nesta jornada oito jogos disputam-se amanhã (o grande destaque em termos mediáticos é o Manchester United-Chelsea, embora ambos atravessem um mau momento, e há outros jogos apelativos como o Everton-Stoke, Watford-Tottenham e West Ham-Southampton). No dia 30 o Liverpool visita o Sunderland no último jogo da BPL em 2015 mas, antes disso, a 29 joga-se o espectacular Leicester City-Manchester City. Grandes expectativas para um jogo que ditará quem irá entrar no novo ano como líder.
    Analisando rapidamente a jornada anterior, Kevin De Bruyne foi o rei dos pontos (16), fruto de 1 golo e 2 assistências. Mais uma grande actuação do belga num jogo em casa. Na goleada dos saints ao Arsenal, os defesas José Fonte e Cuco Martina (que golo!) e o irlandês Shane Long foram os destaques, numa jornada em que Kane e Diego Costa bisaram. O Leicester ficou em branco pela primeira vez esta época (nem Mahrez nem Vardy na ficha de jogo, por conseguinte) e Butland reforçou o estatuto de melhor GR desta edição, numa vitória do Stoke diante do Manchester United com golos de Bojan e Arnautovic.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 19.ª jornada, atenção a:

Olivier Giroud - Arsenal - 9.1
    O triste destino do Arsenal de Wenger repete-se. Quando os gunners têm oportunidade de se isolar em 1.º lugar, em vésperas de terem dois jogos acessíveis em casa, desperdiçam-na. Contra o Southampton, o Arsenal não esteve em campo e, por isso mesmo, os jogadores quererão redimir-se diante do Bournemouth.
    Sendo certo que Wenger pode fazer alguma rotação (colocar Chamberlain titular, trocar um dos centrais por Gabriel, por exemplo), o deslize obriga os gunners a irem com tudo contra uma equipa que joga sempre bom futebol e que tem alma para dar e vender. O Bournemouth tem melhorado defensivamente (nos últimos 4 jogos sofreu apenas dois golos, conquistando 10 pontos em 12 possíveis; e não perde desde a jornada 12). No entanto, se o Arsenal conseguir apresentar em campo a sua fluidez e qualidade na troca de bola e interligação entre sectores, é forte candidato a quebrar esta série. Özil, Ramsey e Walcott (caso joguem todos) são excelentes opções, e o francês Giroud pode beneficiar com aquilo que pode ser apenas um pormenor - o Bournemouth deu-se pessimamente com Kane, com Bony, com Pellè e com Lukaku. As características de Giroud não se afastam muito das destes jogadores de um modo geral.    
     

Nathan Redmond - Norwich City - 5.3
    Não morremos de amores pelo Norwich de Alex Neil, mas o que é certo é que a equipa verde e amarela de Carrow Road está acima da zona de despromoção, e poderá passar o ano com alguma tranquilidade caso vença o lanterna vermelha Aston Villa. Mantemos o nosso prognóstico inicial de que os principais candidatos à descida são Aston Villa, Sunderland e Norwich - torcemos basicamente para que o Bournemouth não desça, e acreditamos que o Newcastle tem o suficiente para se aguentar.
    Posto isto, se há equipa realmente fraca nesta Premier League 15/ 16, essa equipa é o Aston Villa (8 míseros pontos em 18 jogos). A equipa anteriormente orientada por Sherwood e comandada agora por Remi Garde tem diversos problemas e, depois da vitória na primeira jornada, nunca mais conseguiu ganhar. Esperamos que essa tendência continue e que o Norwich consiga conquistar 3 pontos. Elementos como Cameron Jerome, Hoolahan e Brady poderão ser fundamentais amanhã, mas apostamos forte no extremo inglês Nathan Redmond. Pode ser o dia dele.    


Kevin De Bruyne - Manchester City - 10.8
    O belga, um dos eventuais candidatos a MVP da Premier League no final da época (embora a meio da época não esteja no nosso Top-6) chegou na última jornada aos 90 pontos, mesmo tendo 4 jornadas a menos do que a maioria dos colegas de campeonato.
    De Bruyne, jogador com mais pontos na jornada passada, tem sido substancialmente mais determinante no Etihad do que fora. Longe dos seus adeptos tem apenas 1 golo (na derrota por 4-1 em White Hart Lane), enquanto que em casa já repetiu por 3 vezes a fórmula "1 golo e 2 assistências" contra Newcastle, Southampton e Sunderland.
    O Leicester City-Manchester City é um teste de fogo para os citizens. Caso ganhem igualam o Leicester em pontos, ultrapassando-o graças à diferença de golos. É hora de ver se o City tem o que é preciso para ser campeão e se o conjunto de grandes nomes (Agüero, Silva, De Bruyne, Sterling, Yaya) consegue ser uma equipa. E é hora de Kevin De Bruyne fazer pontos como visitante. Atenção a Pellegrini, se há jogo em que deveria apresentar a sua melhor equipa era este, mas veremos o que faz.    


Odion Ighalo - Watford - 6.1
    Nos avançados, Jamie Vardy tem centrado em si as maiores atenções, mas pé ante pé o nigeriano Ighalo já está a apenas 2 pontos do inglês (122 versus 124 pts).
    Depois do líder Leicester, o Watford de Quique Flores está a ser a equipa-sensação seguinte. Acabado de vir do Championship, nunca duvidámos da capacidade ofensiva conferida por Deeney e Ighalo, mas surpreende-nos a resiliência e maturidade competitiva apresentada no momento defensivo. Num impressionante 7.º lugar, os hornets defendem bem (em 4-4-2!) e têm revelado uma eficácia notável. E falar em golos é falar principalmente em Ighalo. Deeney contabiliza 6 golos e 6 assistências, beneficia de marcar as grandes penalidades e é o 5.º avançado com mais pontos, mas Ighalo é um perigo à solta. Oportunista, forte fisicamente e com instinto matador, pode marcar em qualquer campo, e está sempre à espreita do mínimo erro ou deslize dos adversários.
    Esta jornada há Watford-Tottenham, um confronto difícil uma vez que o Tottenham é a equipa com menos golos sofridos (14) em prova. Ainda assim, o desgaste de alguns elementos pode ajudar a "quebrar" o jogo e é importante ter em conta que Ighalo vem de 6 golos nos últimos cinco jogos. Ighalo, Kane e Deeney no mesmo terreno de jogo. Esperam-se golos...  


Scott Dann - Crystal Palace - 5.6
    Na jornada 18 houve um invulgar número de 8 equipas a conseguirem não sofrer golos. Stoke, Bournemouth, Crystal Palace, Liverpool, Tottenham, Swansea, Everton e Southampton acrescentaram uma clean sheet aos seus registos.
    Desta vez é uma incógnita quem conseguirá manter a sua baliza a zeros, mas o Crystal Palace de Alan Pardew é uma boa hipótese. Num honroso 5.º lugar, representativo da consistência apresentada nesta primeira volta, os jogadores do Palace quererão garantir que passam o ano num lugar europeu. O adversário desta jornada é o Swansea, uma das desilusões da época e uma equipa que ficou em branco por 5 ocasiões nos últimos oito jogos.
    O Crystal Palace defende bem, e nesse sentido o guardião Hennessey, os centrais Scott Dann e Delaney, e o lateral-direito Joel Ward são boas opções para esta ronda. Nota mais para Dann, número 2 nos defesas do Fantasy e um dos quatro melhores centrais desta BPL, que pode sempre ter impacto no ar num canto.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: O super-Butland desloca-se a Goodison Park onde conseguir uma clean sheet seria um acto hercúleo. Courtois e De Gea medem forças em Old Trafford, e boas opções habituais como Lloris e Gomes têm avançados em forma pela frente.
    Por tudo isto, o checo Petr Cech (5.7) é a nossa opção prioritária da jornada, mesmo depois de "encaixar" 4 golos no Boxing Day. Não ter um elemento defensivo do Arsenal parece um erro. O galês Wayne Hennessey (4.1) surge a seguir, numa jornada em que também Rudd e Mignolet poderão ter uma pontuação simpática.

- Defesas: Nos destaques acima já incluímos Scott Dann, e o mais correcto é acrescentar defesas que apresentem um bom equilíbrio entre probabilidade de clean sheet e eventualidade de marcar/ assistir. Como sempre. Russell Martin (4.4) já marcou 3 golos nesta Premier League e defronta o último classificado num jogo importante para ambas as equipas, Alberto Moreno (5.0) é sempre um forte candidato a Bónus, e o Liverpool deve levar consigo a confiança de ter batido o Leicester (ou mantém-se o síndrome "papa-grandes", considerando já o Leicester um grande?) e acreditamos que, do Arsenal, Laurent Koscielny (6.0) e Héctor Bellerín (5.9) são jogadores a ter em conta. Wenger pode rodar na defesa, mas caso entre Gabriel é mais provável que saia Mertesacker, e caso haja alterações nos laterais, víamos mais facilmente Gibbs a entrar no onze do que Debuchy.
    Coleman, Joel Ward, Craig Dawson e van Dijk não devem ser ignorados, mas não parecem reunir tantos argumentos a seu favor.

- Médios: De Bruyne e Redmond seguem directos para o nosso 11 para esta jornada, acompanhados por opções que dispensam apresentações - Riyad Mahrez (7.1) e Mesut Özil (9.9). De resto, Wilfried Zaha (5.3) pode fazer de Bolasie na ausência do jogador congolês, Gerard Deulofeu (6.4) apresentar-se-á mais fresco depois de ter sido suplente utilizado no último jogo, num Everton-Stoke que antecipamos com muita curiosidade. Em relação ao M. United-Chelsea temos poucas expectativas, e deve ser inclusive o embate dos últimos anos entre red devils e blues do qual se espera menos futebol de qualidade, mas acreditamos que também Philippe Coutinho (8.5) e Sadio Mané (7.7), este último a beneficiar de um ataque mais móvel sem Pellè, possam despedir-se em grande de 2015.
    Para quem quiser fugir a ter Özil ou De Bruyne, tem os diferenciais Ramsey de um lado - porque entre Walcott e Chamberlain só deve jogar 1 - e Silva no City, mais até do que Yaya ou Sterling. Se Pellegrini quiser nivelar um pouco as coisas e "ajudar" o Leicester com uma péssima leitura dos acontecimentos, Navas será titular.

- Avançados: Giroud e Ighalo merecem ter ao seu nível Romelu Lukaku (9.3). Mesmo tendo interrompido a sua série imparável de jogos a marcar, o poderoso avançado belga marcou em 5 dos últimos seis jogos em casa, e o facto de ter pela frente o Stoke não é impeditivo de acreditar nele. Harry Kane, Deeney, Bojan, Christian Benteke (8.2) e Shane Long (5.7) completam a lista de avançados potencialmente interessantes nesta jornada, sem esquecer Jamie Vardy - torcemos para que esteja a 100%.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Cech; Dann, R. Martin, Moreno; De Bruyne, Redmond, Özil, Mahrez; Lukaku, Giroud, Ighalo

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Crystal Palace v Swansea - Scott Dann; Wilfried Zaha
Everton v Stoke City - Romelu Lukaku; Bojan Krkic
Norwich v Aston Villa - Nathan Redmond; Jordan Ayew
Watford v Tottenham - Odion Ighalo; Christian Eriksen
West Brom v Newcastle - Georginio Wijnaldum; Craig Dawson
Arsenal v Bournemouth - Mesut Özil; Olivier Giroud
Manchester United v Chelsea - Willian; Branislav Ivanovic
West Ham v Southampton - Sadio Mané; Shane Long
Leicester City v Manchester City - Kevin De Bruyne; David Silva
Sunderland v Liverpool - Philippe Coutinho; Christian Benteke

0 comentários:

Enviar um comentário